O monge e o executivo
Por: bhramon • 20/9/2015 • Resenha • 3.212 Palavras (13 Páginas) • 244 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
RAMON MARQUES AMANCIO
RESENHA DO LIVRO: O MONGE E O EXECUTIVO
BELO HORIZONTE
2012
O MONGE E O EXECUTIVO
Referência: HUNTER James C. O Monge e o Executivo uma história sobre a essência da Liderança.
RESUMO DA OBRA
O livro conta a história de um homem bem sucedido que era muito bem casado, mas que começou a ter vários problemas em diversas áreas de sua vida. Sua mulher Rachel insistentemente o convenceu a procurar a igreja chegando lá o pastor recomendou John a participar de um retiro em um mosteiro ele já ouvirá a falar que um ex-executivo famoso de uma das maiores empresas do EUA Leonard Hoffman havia se tornado frade daquele mosteiro o qual era chamando de irmão Simeão. Mesmo sabendo dessas informações John resistiu muito para ir acabou indo por insistência da mulher por conta dessa decisão ele aprendeu muitas coisas e modificou toda a maneira de enxergar as coisas se tornando um homem melhor.
CAPITULO UM AS DEFINIÇÕES
Neste primeiro capitulo o autor aborda definições de poder, autoridades e limites fazendo com que o personagem da historia possa rever conceitos de outros personagens e analisar sobre os temas. Ouvir, estar atento ao que passa um dos principais aspectos de um líder, além de ética e moral. Mostra também a diferença entre poder e autoridade enquanto o poder é a faculdade de coagir e forçar alguém fazer aquilo que não deseja por causa de sua posição ou força a autoridade muito pelo contrário e a habilidade de persuadir as pessoas a fazerem o que você quer por causa da sua influência. Fala também da importância de se ter bons relacionamentos e que a confiança e a chave desses relacionamentos. A forma que esse poder e autoridade também são mostrados ora o poder quando determinadas situações exige-o, ou para colocar limites, ora autoridade para influenciar e conseguir o objetivo. Este capitulo também mostra a historia de vida de Leonard Hoffman que formou em Administração em 1941 após se formar os japonês atacaram Pearl Habor a partir daí entrou para a Marinha onde galgou até se transformar em Comandante de uma lancha que patrulhava as Filipinas foi onde prendeu oficiais Japoneses e recebeu ordens para humilhar esses homens e não o fez a partir de uma seguinte premissa “ É importante tratar outros seres humanos como exatamente você gostaria que eles o tratassem” é como essa atitude que inicialmente o colocou em maus lençóis ele foi condecorado antes da baixa na guerra. Mostra quando Simeão e John se conheceram uma situação inimaginável para John quando avistou um frade lavando o banheiro, mostrando um homem bem sucedido lavando o banheiro uma situação bem diferente para John sua arrogância foi embora naquele momento em viu um homem de negócios bem sucedido naquela situação. Começa o seminário e Simeão disse para os presentes que não tem todas as respostas para os problemas, mas que com o apoio de todos poderiam descobrir muitas coisas.
CAPITULO DOIS O VELHO PARADIGMA
O capitulo dois fala do comportamento das pessoas como uma abordagem psicológica e de como é importante sermos bons ouvintes de que interromper as pessoas durante o discurso é a mesma coisa que enviar mensagens negativas demonstrando que estamos preocupados somente com a resposta sem dar a devida atenção no que o outro diz. Nos chama a atenção que não valorizamos a opinião alheia. Ressalta a importância do respeito para que se lidere um grupo e nos relembra que são os melhores prazeres são totalmente grátis e não o dinheiro ou as coisas materiais como muitos imaginam. O capitulo explica o que é paradigma e demonstra a necessidade de desafiarmos nossos velhos paradigmas se nos agarramos a paradigmas ultrapassados podemos ficar parados enquanto o mundo passa por nós mostrando que disso depende o progresso na vida e esse progresso é fundamental que seja continuo.Foi destacada a importância de que liderar é retirar obstáculos, é facilitar a vida de quem está do seu lado, liderar é servir com limites e responsabilidade e estímulos para que os liderados se tornem cada vez melhores tomando cuidado em saber a diferença entre necessidade e vontade com bastante flexibilidade a vontade seria um simples anseio que não considera as consequências já a necessidade e algo legitimo que visa o bem estar do ser humano. Podemos falar também da hierarquia das necessidades humanas de Abraham Maslow que apresenta cinco níveis de necessidades. Simeão afirma que auto-realizar-se e tornar-se o melhor que você pode ser ou é capaz de ser, é alcançar a própria excelência. Fazendo uma analise também a respeito de estruturas organizacionais das empresas comparando essas estruturas como quadros abaixo:
Velho paradigma:
[pic 1]
Fonte: Pagina 31 do livro
Novo paradigma:
[pic 2]
Fonte: Pagina 33 do livro
Esse novo paradigma mostra o caso de uma organização servindo seus clientes garantindo que suas verdadeiras necessidades fossem satisfeitas, que o supervisor começasse a satisfazer necessidades dos empregados e assim por diante isso iria requerer que todos adotassem um novo paradigma.
CAPITULO TRÊS O MODELO
Este capitulo aborda a percepção que temos dos fatos e das coisas, mostrando que as coisas não são como parecem e do cuidado necessário para não fazermos julgamentos rápidos e a importância do equilíbrio para não fazermos juízo errado dos fatos em muitos momentos devemos ativar nossas capacidades de obediência para quebrar o orgulho e o falso ego.
Diante disso destacamos o maior líder de todos Jesus Cristo que é o modelo e ser seguido, ele serviu, colocou sua liderança a serviço e, com isso influenciou as pessoas. Podemos destacar seu modelo de liderança conforme quadro abaixo:
[pic 3]
Fonte: Pagina 49 do livro
O capitulo fala também que sem as devidas ações nossos objetivos não são alcançados, portanto a liderança se exerce ao longo de tempo e deve ser constituída pela autoridade. Destacamos também outros grandes lideres com Gandhi e Martin Luther King com a máxima “você colhe o que planta” enfatiza que serviço e o sacrifício são forma ações para realizar intenções. Essas intenções juntamente com ação se resumem em “Identificar e Satisfazer Necessidades”. Desse modo a liderança começa com a vontade, e nossa única capacidade focar nossas intenções em nossas ações e escolher o nosso comportamento. Para atender essas necessidades, precisamos estar dispostos a servir e até mesmo nos sacrificar.
...