O processo de gestão de recursos humanos
Por: Gabriel Garcia • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.721 Palavras (7 Páginas) • 500 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
ALLYSON NAZARENO BAHIA DE SA JUNIOR
ANDERSON YUDI TOYAMA MOROISHI
ANNA PAULA DA SILVA MOREIRA
GABRIEL ALMEIDA GARCIA
MARCELO MASASHI CORREA KOBAYASHI
RAQUEL ASSIRIA SOARES DE SOUZA
O PROCESSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Belém
2015
ALLYSON NAZARENO BAHIA DE SA JUNIOR
ANDERSON YUDI TOYAMA MOROISHI
ANNA PAULA DA SILVA MOREIRA
GABRIEL ALMEIDA GARCIA
MARCELO MASASHI CORREA KOBAYASHI
RAQUEL ASSIRIA SOARES DE SOUZA
O PRECESSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Belém
2015
- INTRODUÇÃO
A gestão de recursos humanos (GRH) tem como referência a gestão das pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham papéis. Em uma organização as pessoas são o seu capital humano, elas ingressam, permanecem e participam da organização, são responsáveis pelo trabalho. Consigo trazem seus conhecimentos e habilidades e as organizações dependem dela para atingir seus objetivos. A GRH objetiva criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação, para realizar os objetivos da organização. Alem de criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena das pessoas, para que alcancem seus objetivos individuais. Com isso, as organizações buscam alcançar maior eficiência e eficácia através das pessoas.
Este processo surgiu a partir do crescimento da complexibilidade das tarefas organizacionais. A GRH originou-se no início do século XX, após o forte impacto da revolução industrial. Era denominado de Relações Industriais que tinham a função de mediar os conflitos entre os funcionários e a empresa. Nos anos 50, passou a ter o nome de administração de pessoal, que além de diminuir os conflitos, começou a administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente e solucionar os problemas que surgissem espontaneamente. Mas foi a partir dos anos 60 que a administração de pessoal ficou semelhante com o GRH atual, pois este processo começou a considerar as pessoas como recursos fundamentais para o sucesso organizacional.
O termo RH possui três significados diferentes, são eles: RH como função ou departamento, como práticas de recursos humanos e como profissão. Neste trabalho Iremos abordar o primeiro significado, que se apresenta na forma de órgão de “staff”, isto é, como elemento prestador de serviços nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios etc. Com base nessas informações, serão abordados neste trabalho, como funciona o processo de gestão de recursos humanos, quais são os seus objetivos e o que ele faz para alcança-los.
- O PROCESSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Com o mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo, as organizações com o objetivo de tornarem-se bem sucedidas- perceberam que além de investir nas suas operações, no aumento de capital ou no incremento de tecnologia; é importantíssimo também investir nas pessoas, pois elas passaram a constituir a competência básica da organização e o elemento básico do sucesso empresarial. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, as organizações estão investindo nas pessoas que os entendem e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investirem nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem, os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. Com base nisso, cria-se o processo de gestão de Recursos Humanos.
O processo de gestão de RH em uma organização é composto por um conjunto de subsistemas que são divididos em: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração. Esses subsistemas formam um processo global e dinâmico através dos quais pessoas são atraídas e captadas, aplicadas as suas tarefas, mantidas na organização, desenvolvidas e monitoradas pela organização. Esses subsistemas são inter-relacionados e interdependentes, ou seja, qualquer alteração ocorrida em um deles provoca influencias sobre os demais. Alem disso, eles possuem caráter contingencial ou situacional, pois variam conforme a organização.
- SUBSISTEMAS DE RH
Provisão de recursos humanos: representam a porta de entrada das pessoas no sistema organizacional. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisa de mercado, recrutamento e seleção, bem como sua integração as tarefas organizacionais.
O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair com seletividade, candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e pode ser interno ou externo. O interno ocorre quando a organização procura candidatos dentro da própria organização para o preenchimento de uma vaga. O recrutamento externo é a busca de candidatos fora da organização, no mercado de trabalho.
A seleção visa escolher entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores possibilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenha-lo bem. O processo de seleção fundamenta-se em dados e informações da análise e especificações do cargo a ser preenchido.
Aplicação de recursos humanos: envolve os primeiros passos de integração dos novos membros na organização, o desenho de cargo a ser desempenhado e a avaliação do desempenho no cargo.
O desenho de cargo é estabelecido em quatro condições fundamentais. 1) O conjunto de tarefas que o ocupante deverá desempenhar. 2) Como esse conjunto de tarefas deverá ser desempenhado. 3) A quem o ocupante do cargo deverá se reportar. 4) Quem o ocupante deverá supervisionar ou dirigir, isto é relação com seus subordinados. O desenho de cargos representa o modo pelo qual os gestores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e organizações.
...