O que eu preciso saber para conduzir uma avaliação psicológica?
Por: Luís Felipe Acosta Coelho • 6/10/2022 • Bibliografia • 261 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
- Diferença entre avaliação e testagem:
Avaliação- mais qualitativo, processo muito mais global que envolve um conjunto de procedimentos para se chegar a uma aferição dos processos psicológicos e comportamento de uma pessoa. Aqui se encontram, como um dos procedimentos, o teste psicológico. Relacionado ao vínculo com o sujeito. Qualitativo e quantitativo
Testagem- é a aplicação de um teste específico para investigar um dado específico sobre determinado aspecto de uma pessoa. Mede um dado, é quantitativo. O teste é um dos procedimentos de uma avaliação psicológica.
2. O que eu preciso saber para conduzir uma avaliação psicológica?
Para conduzir uma avaliação, é necessário sabermos se o motivo de sofrimento da pessoa é apenas uma fase (que surgiu em determinada idade, e, com terapia, deve ter melhora), se foi um desenvolvimento (que surgiu a partir de um evento traumático e nunca houve melhora) ou se foi um processo (ocorre quando a pessoa nasce com alguma questão/patologia crônica, que pode ser genética). Para descobrir essas informações, precisamos saber:
Onde começou?
Quando começou?
O que aconteceu antes?
3. Quais são as perguntas que fazemos para realizar uma avaliação?
O que quero saber?- assim sabemos porque ela foi ao psicólogo, qual é o seu problema e o propósitos dessa avaliação psicológica.
Para que eu quero saber?- para saber quais construtos psico. devem ser investigados.
Como quero saber?- para saber que instrumentos serão utilizados na avaliação.
Como vou devolver as informações coletados para o avaliado?- para não assustá-lo e mantê-lo confortável dentro das condições possíveis no momento de saber da própria condição, de forma ética e que atenda às suas necessidades.
...