O verdadeiro poder
Por: Marcelly Nery • 28/5/2015 • Resenha • 1.407 Palavras (6 Páginas) • 331 Visualizações
O Verdadeiro Poder é uma das grandes, de um dos maiores administradores e consultores do país Vicente Falconi.
O livro é baseado em fatos reais, vivenciados por Falconi. Enfatiza a sua competência e sabedoria de saber li dar, tanto com um operário, quanto com um presidente de uma empresa. Ele demonstra que tem como alcançar o sucesso, o relato de resultados é exemplo de excelente profissional.
Consta no inicio 2 prefácios; o primeiro é do Antônio Maciel, presidente da Suzano papel e Celulose, ele foi um dos revisores que ajudou a empreender o livro, Antônio relata um pouco da trajetória e liderança de Falconi. O segundo prefácio é de Falconi, que fala o porquê de ter escrito o livro, relata alguma de suas experiências. Para o autor Informação não é poder, o verdadeiro poder está no conhecimento que é extraído das informações.
Toda a renda deste livro foi designada par um Instituto Social para Motivar. Para que não gosta de ler é ensinado um método cumbuca, que envolve um grupo de pessoas que não gostam de ler a se interessarem pela leitura.
A 1ª parte do livro é explicado que nos falhamos, porque não sabemos traçar metas, não fazemos um plano de ação e não conseguimos executar o que foi planejado. O foco que devemos ter em cima de tudo o que vamos fazer deve ter; Foco no Cliente, Foco no Funcionário, Foco na Sociedade e Foco Financeiro, através destes Focos são gerados vários outros isto ocasiona o Gerenciamento pelas Diretrizes. É apresentado alguns indicadores financeiros que está relacionado a gestão que são: EBITDA, MARGEM DE EBTIDA, LUCRO LÍQUIDO, MARGEM LÍQUIDA, VALOR ECONÔMICO ADICIONADO e FLUXO DE CAIXA LIVRE, isto é acompanhado apenas pela alta administração. Para temos os pontos vitais, são necessários o entendimento dos fatores importantes para que ajam bons resultados.
Para chegarmos a ter algum resultado é necessário ter Liderança, Conhecimento Técnico e Método. Sem Liderança nada vai para frente, não adianta ter nenhum dos outros itens citados se não tiver Liderança não temos conquistas. Liderar é conquistar bater metas cada dia mais, o segredo de um bom líder é conseguir resultados através de pessoas. Deve se construir uma Agenda de um Líder, com base a definição de liderança. Ela deve ser cultivada todos os dias. O profissional de cada área deve ter um acumulo de conhecimento técnico no seu setor e deve está se atualizando cada vez mais.Temos ter uma estratégica para conseguir atingir as metas requeridas e o resultados desejados. Para se contratar Gerentes e Diretores, devemos levar o critério de competência, a devoção e principalmente o espírito de Liderança.
Gerenciar é conseguir solucionar qualquer tipo de problemas sejam eles bons ou ruins. Deve se criar métodos de soluções para os problemas, o autor cita o método “PDCA”. Uma das lições que o livro nos passa é de que não devemos abrir uma competição entres colegas de trabalho e sim a união para conseguir gerar conquistas para a empresa, isto é um Pensamento Sistêmico. Para que aconteça o Sistema de gestão é necessário, que as partes ligadas produzam retorno através dos métodos.
Através dos métodos; Estratégicos, Táticos e Operacionais, os desempenhos das empresas estão melhorando, pois estão ligados ao foco. As metas que estão ligadas ao Foco do Gerenciamento são: Nível de Organização, Nível do Processo e Nível da Operação. Devemos ter estratégica para a solução dos problemas. Temos a obrigação de estabelecer metas para conseguir melhores resultados.
A organização tem como obrigação servir as pessoas, à área que cuida disto é o Gerenciamento Funcional ou Gerenciamento Departamental.
O conhecimento é tudo, temos que estabelecer um bom Plano de Ação (que é um resumo das tomadas de decisões. O “alvo” é a raiz do problema, tem que ter definição do alvo para que o problema seja incorporado. É preciso fazer uma análise que é um processo, às vezes pode chegar a difícil de entender as informações disponíveis, análise sempre está ligada ao “alvo”. Pode ser utilizado na tomada de decisão, alguma informação desagradável e o conhecimento extraído. Deve se estabelecer um “alvo”, através de um resumo que é a Síntese. Sempre analisamos muitas coisas, e acabamos abandonando informações desnecessárias.
O conhecimento é tudo, temos que estabelecer um bom Plano de Ação (que é um resumo das tomadas de decisões. O “alvo” é um conjunto de fins e meios envolvidos no problema que se desejam resolver, tem que ter determinação ao “alvo”, para que os problemas sejam englobados. Analise é um processo, às vezes podem ser complexo, de entender o significado das informações disponíveis e sempre está relacionada a um “alvo”. A informação é desagradável e o conhecimento é algo dali extraído e pode ser utilizado em uma tomada de decisão. Síntese é a “reunião de elementos concretos e abstratos de elementos concretos e abstratos em um todo; fusão, composição”, ela estabelece um modelo final conhecido do “alvo”. Sempre analisamos muitas coisas, e acabamos abandonando informações desnecessárias. Modelos permitem uma tentativa de visualização do conhecimento. No mundo organizacional os modelos são uma representação da realidade que pode ser explicada matematicamente
...