TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OEE Engenharia de produção

Por:   •  22/11/2017  •  Seminário  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

7 OEE – EFICIÊNCIA GERAL DE UM EQUIPAMENTO

OEE, do inglês “Overall Equipament Effectivences”, a Eficiência Geral de Equipamento é um indicador desenvolvido pelo Japan Institute of Plant Maintenance, e é o principal indicador utilizado para medir a eficiência global. São várias as formas de medida que podem ser utilizadas na indústria para avaliar se o processo é eficiente ou não. O OEE tem como objetivo atender três perguntas: Com que frequência os equipamentos ficam disponíveis para operar ou ociosos/parados? O quão rápido produzo? Qual o número de refugo por produtos produzidos, seja elas perdas, avarias ou futuras reclamações?

A resposta nos fornecem uma visão geral da operação e, como causa, o OEE é considerado tão importante na indústria. Neste capitulo apresentamos a forma de cálculo da eficiência global dos equipamentos através do índice OEE, e como a integração dos sistemas pode contribuir para o aumento da eficiência da indústria.

7.1 Principais Perdas dos Equipamentos Produtivos

A partir destas três origens, Seiichi Nakajima estabeleceu as seis principais grandes perdas dos equipamentos produtivos:

• Falha/avaria do equipamento.

• Mudanças (changeover), Ajustes, Afinações, Setup e outras paradas.

• Esperas, pequenas paradas devidas a outras etapas do processo.

• Redução de velocidade/cadência relativo ao originalmente planejado.

• Defeitos de qualidade do produto e retrabalho.

• Perdas no arranque e mudança de produto (Produto não conforme e desperdícios de materiais).

7.2 World Class OEE

World Class OEE é o índice utilizado como benckmark mundial pelas indústrias. Segundo Cristiano Bertulucci Silveira(2016), foi estimado que as plantas com melhor eficiência apresentam o índice de 85% de OEE e que em média, o restante das indústrias apresentam um índice de apenas 60%. Isso leva a crer que para uma planta operando com OEE em torno de 60%, é possível aumentar a eficiência global em até 40% utilizando os mesmos equipamentos e os mesmos recursos. Neste ponto, surge uma importante questão: Como está a eficiência da minha planta? Veremos como calcular isto em seguida, mas veja no gráfico 1 como se posicionam as empresas em relação ao OEE.

7.3 Como calcular a eficiência global dos equipamentos da minha empresa?

A maneira mais fácil de medir a eficiência da empresa é fazer o cálculo do índice do OEE. Este índice é uma medida percentual que representa como estão as boas práticas da empresa e leva em consideração três importantes variáveis de produtividade: a disponibilidade dos equipamentos para produção, a qualidade do que é produzido e a performance.

Em um mundo perfeito as empresas deveriam ter 100% dos recursos disponíveis, com 100% de qualidade mais 100% de aproveitamento do tempo, infelizmente este fato é praticamente impossivel. Então, é preciso acompanhar constantemente o índice de eficiência da empresa e definir onde e como estes indicadores podem ser melhorados.

O OEE é um indicador percentual e é calculado da seguinte maneira:

OEE = Disponibilidade X Performance X Qualidade

Demonstraremos como calcular cada um deles:

7.3.1 Disponibilidade

A disponibilidade nos indica os acontecimentos que param a linha de produção e influenciam diretamente na disponibilidade dos equipamentos. Normalmente estes acontecimentos estão relacionados à quebra, tempo de setup das máquinas e falta de materiais. Estes acontecimentos inesperados são chamadas de downtime

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com