OS DESAFIOS NA GESTÃO DAS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE
Por: alexsandrinha • 15/8/2017 • Relatório de pesquisa • 521 Palavras (3 Páginas) • 352 Visualizações
OS DESAFIOS NA GESTÃO DAS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE
LIMOEIRO DO NORTE - CE, MAIO DE 2017.
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta os resultados finais da pesquisa sobre os desafios na gestão das unidades públicas de saúde.
Quanto a abrangência da pesquisa observa-se que o campo de gestão de saúde é um cargo ainda árduo devido à falta de estruturação e financiamento pela as gestões governamentais.
Frente a essas características que configuram um esforço de superação da inadequada composição e distribuição da força de trabalho de gestores de saúde, é imprescindível que a implantação de uma política pública que tivesse um acompanhamento concreto dos serviços prestados e uma avaliação de como esses serviços estão sendo prestados, teríamos talvez uma possível qualidade no atendimento.
As gestoras da UPA de RUSSAS, UBS e Hospital de Limoeiro do Norte são profissionais experientes na área de saúde e estão trabalhando neste campo a bastante tempo, fazendo com que a administração das instituições visitadas não seja tão prejudicada na questão de gestão. Nesse sentido, o relatório apresenta inicialmente uma discussão sobre as questões administrativas das instituições acima citadas, onde mostra a realidade atual das instituições em questão.
Perfis das Gestoras
- UNIDADE DE SAÚDE: Enfermeira, casada, concursada desde 1997. Demais funcionários da unidade prestadores de serviços e/ou concursados.
- UPA: Enfermeira especialista em Nefrologia, solteira, indicada pelo município, administra a UPA desde março de 2014. Demais funcionários teste seletivo.
- HOSPITAL: formada em comunicação tem especialização em saúde púbica, anteriormente diretora da Santa Casa de outro município em 2011. Demais profissionais de saúde: enfermeiros, médicos clínicos, cirurgiões, técnicos de enfermagem, técnicos administrativos, a maioria prestadores de serviços.
Problemática:
Foi constatado em todas as instituições que a demanda de atendimento é altíssima, que falta material básico para atendimento, material de expediente e até material de limpeza em alguns casos faltam. No hospital a gestora relatou que o gasto com o RH é bastante elevado devido ser um hospital que recebe paciente de outras cidades. Um caso que chamou a atenção foi que as três gestoras relataram a burocracia de recebimento de repasses do SUS.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Inicialmente, apresenta-se uma síntese sobre cada um dos gestores e as problemáticas das instituições visitadas.
Contudo, há outro aspecto que deve ser considerado nas visitas a conversa com alguns pacientes que estavam para serem atendidos, onde relataram a demora no atendimento e as dificuldades de se marcarem exames e encaminhamento as especialidades especificas.
Conclui-se que os gestores que estão à frente as instituições visitadas têm boa vontade de fazer o trabalho, mas com a limitação financeira ou a falta de gerenciamento financeiro, deixa de executar algumas coisas básicas nas unidades.
...