Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Por: lilianehc • 3/12/2019 • Trabalho acadêmico • 352 Palavras (2 Páginas) • 534 Visualizações
Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Vejo o estágio como um enorme desafio, que começa até mesmo em encontrar uma oportunidade, uma escola que te abra os braços, este foi meu primeiro desafio, após conseguir o local para estágio o próximo desafio é comportamental, “como ser o professor?” Como falar com adolescentes e pré adolescentes? Como elaborar e montar uma aula? Quais recursos utilizar?
Para Ilma Passos Veiga “Ao refletir e contestar a realidade social e escolar, professores e alunos terão condições de extrair os fundamentos teóricos necessários à criação de formas didáticas mais adequadas, a partir do exame concreto das situações de sala de aula”. (1995:86)
Hoje compreendo o texto acima, pois só após conhecer a realidade social e escolar, um professor consegue refletir em como será sua proposta de trabalho. Hoje ainda há poucos recursos para pratica de ensino em algumas escolas da rede pública.
Paulo Freire: (1992:37), “um professor pedagogicamente inquieto, em aprendizagem constante, que enxergue além do óbvio, pois só é capaz de ensinar aquele que é capaz de aprender”.
Aprender ensinando é gratificante! Existe uma troca de ideias muito grande, alguns métodos de ensino proposto pelo BNCC, como a sala invertida, onde o aluno se torna professor, trazendo tema e pesquisa para dentro da sala de aula é um momento indescritível, onde nós estagiários que estamos iniciando uma vida docente, nos vemos em cada um daqueles que levantam e vão apresentar seus trabalhos.
À docência em ciências é muito difícil, muito cheia de desafios, de surpresas, mas no estágio temos a oportunidade de trazer a realidade do teórico que temos na faculdade para o dia a dia. Podemos observar a realidade, e refletir como criar nossa maneira de agir, como ser um educador dentro e fora da sala de aula, pois para muitos alunos somos referência não apenas dentro da sala mas também na sua vida.
REFERÊNCIAS
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 4 ed. Campinas/São Paulo: Autores Associados, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n251/2176-6681-rbeped-99-251-205.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2196-8.pdf
Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES 121 Vitória, ES. a. 12, v. 19, n. 41, p. 119-143, jan./jun. 2015
...