Unidade I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Por: RAQUELEVARISTO • 15/5/2020 • Resenha • 498 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
Unidade: I - O Aluno “Docente”: Possibilidades e Desafios do Estágio
Nome: Raquel Alves Evaristo
RGM: 21895333
Título:
Texto resposta:
A prática de estágio supervisionado tem o intuito de desenvolver nos estudante dos cursos de licenciaturas não apenas a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, mas também sua “versão prática”, viabilizando a formação do docente com a observação de novas didáticas e metodologias em busca da transformação da sociedade e aporte para a construção da cidadania pelos seus estudantes.
O estágio supervisionado proporciona ao licenciando o conhecimento de instrumentos teóricos e práticos indispensáveis à execução de suas funções e visa beneficiar a experiência e promover o desenvolvimento, no campo profissional, dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, além de favorecer, a ampliação do universo cultural dos futuros professores. Tudo isso é um grande desafio, uma vez que, o estagiário necessita acostumar-se com diferenças entre os alunos e todas as suas amplitudes e defasagens educacionais.
O estagiário tem que compreender que a sala de aula não pode ser espaço de estresse, que ele tem que ter entusiasmo e paciência no relacionamento com os alunos e que por meio de um processo interativo, professor e aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer, de crescimento de ambas as partes e de realizações, buscando sempre a incorporação da metodologia de ensino do saber-fazer docente.
O profissional licenciado em Ciências passa por inúmeras dificuldades em sala de aula desde a falta de inovação tecnológica em suas aulas, até a falta de laboratórios e equipamento para aulas práticas, além do pouca ou quase nenhuma formação contínua para os professores, por isso a importância de se repensar como organizamos as formações inicial e continuada de professores, devendo ir muito além dos conhecimentos explícitos oferecidos, sejam de conteúdos ou de metodologias, práticos ou teóricos, proporcionando aos sujeitos oportunidades para que, mobilizando seus conhecimentos implícitos e explícitos, reelaborarem práticas e percepções pedagógicas.
No mais, no estágio supervisionado o estudante vislumbra o que irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias e a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional, passando a desenvolver mais o raciocínio, espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade. Esta prática expande, ainda, o entendimento sobre o meio em que está inserido, além de conseguir observar toda responsabilidade exigida pelo seu trabalho.
Bibliografia
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
CAMPOS, L. M. Lunardi. O saber da experiência docente na formação inicial de professores: o estágio na Sala 14. 1998. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 1998.
BENETTI, Bernadete e RAMOS, Eugenio Maria de França. Professoras e Ensino de Ciências: desafios e inovação para os anos iniciais do Ensino Fundamental. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015.
...