OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Por: Jessicagama123 • 23/3/2020 • Trabalho acadêmico • 2.196 Palavras (9 Páginas) • 119 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
SÃO PAULO – SP
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
Alunos:
nes RA: N1045F1
Trabalho apresentado como requisito básico para a UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP obtenção do título de Bacharel em Administração (como requisito básico para a aprovação na disciplina APS )
SÃO PAULO – SP
2017
Sumário
1. Introdução1
2. Apresentação2
3. Fundamentação Teórica 3
3. Processos3
3.1Macroprocesso3
3.2 Subprocesso3
3.3 Atividades3
3.4 Tarefas3
4. Fluxograma4
5. Estudo de Caso5
5.1 Perfil da Organização5
5.1.1 Apresentação da Empresa5
5.2 Nielsen5
5.3Digital5
5.4 Denominação e Forma de constituição5
5.5Dados e fatos relevantes da origem e Natureza 6
- Introdução
O trabalho aborda a configuração de processos de uma organização, de maneira simples e concisa. Foram levantados inicialmente dados sobre o ramo de atividade e descrição da empresa, a fim de obter informações antes da visita do grupo à organização.
Para Harrington (1993), processos é qualquer atividade que recebe uma entrada (input), agrega-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente interno ou externo. Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.
- Apresentação
A APS tem como objetivo geral propiciar uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina de Processos Organizacionais de uma determinada empresa.
Foi realizado uma análise e diagnóstico organizacional do departamento Digital da empresa Nielsen, que no Brasil atua há mais de 40 anos. A área Digital lida com mensuração de campanhas, todos os colaboradores com o objetivo de garantir o melhor atendimento e resultado para o cliente.
Os objetivos desse APS é contribuir para desenvolver as competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização em situação real.
A principal metodologia utilizada foi entrevista realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento das informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo da APS.
3. Fundamentação Teórica
Processos
Conforme estudado na disciplina de Processos Organizacionais, neste trabalho serão descritos os processos fundamentais de uma organização e fluxograma.
Segundo a ISSO 9000 (conjunto de normas que padroniza e melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas) Processo Organizacional é o resultado da inter-relação das atividades de uma empresa. Ele une pessoas, equipamentos e informações e segundo Gonçalves (2000) transforma as entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços) que visam atender as necessidades dos clientes.
Os processos podem ser divididos em 3 categorias: Processos Gerenciais, Finalísticos e de Apoio. Os gerenciais ou de decisão visam a estratégia da empresa, ou seja, são voltados para a formulação de políticas e definem as metas e objetivos. Processos finalísticos referem-se ao funcionamento da organização, caracterizam a atuação, recebem apoios de outros processos e geram produtos e serviços ao cliente. Por fim podemos citar os processos de apoio que são essenciais e garantem suporte aos processos finalísticos. Eles são voltados diretamente aos recursos indispensáveis para o desenvolvimento dos demais processos.
Além das categorias que dividem os processos, é importante citar também a hierarquia existente. Essa visa estabelecer a importância e prioridade dos processos.
Macroprocesso: Envolve mais que uma função na estrutura e gera impacto no funcionamento da organização. Ele traz consigo o objetivo da empresa.
Processo: Os processos são atividades que agregam valor, recebem entradas e as transformam em resultados.
Subprocesso: Conjunto de atividades e tarefas de alta e média complexidade dando apoio a um processo para atingir um objetivo.
Atividades: São operações de média complexidade inseridas em um processo ou subprocesso destinada a um determinado resultado.
Tarefas: É o menor nível, mas possui grande importância nos projetos visando as atividades sequenciais, interdependentes e os fluxos necessários para que cada processo seja devidamente executado.
Fluxograma
As ferramentas de qualidade são úteis para que possamos definir e padronizar os processos dentro da empresa, uma das mais importantes ferramentas é o fluxograma, que é utilizado por gerentes de produção, para que possam definir os padrões de seus processos, observarem em que ponto pode haver melhoria dentro dele, aplicar essas melhorias e manter a qualidade no nível mais elevado para o cliente. Fluxograma segundo Barnes (1977) ” é a técnica para se registrar um processo de forma compacta. É utilizado com a finalidade de tornar possível sua compreensão e posterior melhoria. ”
De acordo com Lins (1993), ” o fluxograma destina-se à descrição de processos. Um processo é uma determinada combinação de equipamentos, pessoas, métodos, ferramentas e matéria-prima, que geram um produto ou serviço com determinadas características”.
Para Oliveira (2009), ” fluxograma é uma técnica de representação gráfica que se utiliza de símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo ou sequência de um processo, bem como sua análise e redesenho. ”
O fluxograma parte de uma representação gráfica e seus aspectos principais, segundo Oliveira (2002) são os seguintes: Padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos; Maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; Facilitar a leitura e o entendimento; Facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; Maior flexibilidade; Melhor grau de análise.
...