Os Controles Internos
Por: IANJOSHUA10 • 1/5/2024 • Trabalho acadêmico • 4.102 Palavras (17 Páginas) • 59 Visualizações
ANÁLISE DE CRÉDITO, UMA FERRAMENTA EFICAZ NA PREVENÇÃO DE RISCOS DE INADIMPLÊNCIA
Autora: Keila Regina Amaral Negrão
Especialista em Gestão Financeira de Negócios. UNICENTRO. 2013.
E-mail: keilaregina83@hotmail.com
Co-autor: Ari Schwans.
Professor Orientador.
Departamento de Administração da UNICENTRO/G.
RESUMO
Pode-se afirmar que a inadimplência é um grande problema que reflete diretamente na gestão do contas à receber. Quando atinge níveis elevados, os gestores buscam ferramentas para levantar, identificar e prever riscos antecipadamente. O objetivo geral do presente trabalho é identificar as informações necessárias para uma análise de crédito minuciosa. Pretende-se identificar os índices financeiros mais utilizados, quais informações comerciais contribuem para a decisão em uma análise e qual outro banco de dados pode vir a acrescentar, potencializando o poder de decisão na concessão de crédito. O estudo caracteriza-se pela pesquisa descritiva e quantitativa, adotando-se como método de investigação o levantamento de dados.
Palavras-Chave: Inadimplência, prevenção, análise de crédito
ABSTRACT
It’s known that default is a big problem that directly reflects in management of the accounts receivable. When it reaches a higher level, the managers search for tools to raise, identify and anticipate risks in advance. The general goal of this work is identify the information required for a thorough credit analysis. It is intended to identify the most used financial index, which commercial information contribute with a decision in an analysis and what other database can come to add, leveraging the power of decision in granting credit. The study is characterized by descriptive and quantitative research, using as method of research data collection.
Key words: Default, prevention, credit analysis
- INTRODUÇÃO
A inadimplência é um grande problema que reflete diretamente na gestão do contas à receber. Quando atinge níveis elevados, os gestores buscam ferramentas para levantar, identificar e prever riscos antecipadamente. Uma destas ferramentas é uma análise de crédito bem sucedida, que tem como objetivo principal identificar possibilidades de riscos futuros de inadimplência com muita precisão.
O crescimento da economia brasileira nos últimos anos, tem favorecido a realização de novos negócios, aproveitando esse bom momento em que o país se encontra, muitas empresas estão em busca de novos clientes e aumentando as vendas para seus clientes atuais.
Segundo dados da BRACELPA, o Brasil é um grande produtor de papel, destaca-se mundialmente por produzir e abastecer os mercados com expressivos volumes de papel de embalagem, papéis de imprimir e escrever e papel cartão. Nos últimos dez anos, o país aumentou sua produção em 27%, com crescimento médio de 2,7% ao ano, acompanhando as mudanças da economia brasileira. O desenvolvimento socioeconômico e o aumento de renda da população, com a inserção de novos consumidores no mercado, resultaram em mais demandas por livros, cadernos, jornais e revistas, embalagens para alimentos, remédios e itens de higiene pessoal. Em 2010, o setor posicionou-se como 10º produtor mundial de papel e, em 2012, produziu 10,3 milhões de toneladas do produto.
Uma oportunidade para a ampliação dos negócios para as empresas do ramo papeleiro, esta nas vendas a prazo, este tipo de operação requer uma análise de crédito bem estruturada, para que a inadimplência não seja uma surpresa na hora dos recebimentos.
O indicador Serasa Experian de Inadimplência, registrou alta de 1,1% abril de 2014, na comparação março deste mesmo ano, na variação anual – abril de 2014 contra o mesmo mês de 2013 - o indicador cresceu 2,7%. No primeiro quadrimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice também subiu de 6,2%, bem superior à alta de 2,0% ocorrida na inadimplência das empresas durante o primeiro quadrimestre do ano passado. O impacto da inadimplência no contas à receber de uma empresa, pode ser amenizado, se a análise da concessão de crédito for rigorosa e criteriosa.
“Espera-se se qualquer análise baseada num conjunto de índices que estes sejam capazes de distinguir as empresas saudáveis daquelas com as quais os negócios devem ser evitados” (MATARAZZO, 1992).
As informações obtidas em uma análise permitem concluir se a empresa merece ter ou não crédito, se esta sendo bem ou mal administrada, se tem ou não tem condições de honrar suas dívidas, se é ou não é lucrativa, se pode falir ou continuar atuando.
Em seu artigo publicado no livro MBA em Finanças, Elizandra, busca identificar mecanismos que possam prevenir e reduzir o risco de inadimplência, sugerindo a implantação de sistemas que contribuam para baixar os riscos na concessão e análise de crédito. O método utilizado por ela foi o estudo de caso e através de pesquisas ela apresentou recomendações adequadas para que a empresa analisada pudesse prevenir, reduzir os índices de inadimplências e readequar sua política de análise e concessão de crédito.
Em outro artigo pesquisado, as autoras Juliana Aparecida e Rosely Ferreira (2009), tem o propósito de conhecer os componentes do crédito empresarial, as ferramentas administrativas que auxiliam na tomada de decisão e as modalidades de cobrança. Para elas, a imposição e observação de critérios para a concessão de crédito, evitam perdas com possíveis inadimplentes.
O objetivo deste trabalho é identificar as informações necessárias para uma análise de crédito minuciosa que possibilite uma tomada de decisão mais rápida, com menor risco de inadimplência e maior rentabilidade.
Justifica-se pelo fato da inadimplência ser um custo oneroso importante do planejamento financeiro, e uma análise de crédito bem sucedida uma ferramenta eficaz na prevenção deste risco. A utilização de métodos preventivos tem conseqüência positiva, tornando os índices de inadimplência menos agressivos, custos mais baixos e possibilidade de uma receita mais atrativa.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 5 C`S DO CRÉDITO
Tradicionalmente, uma forma de decidir pela concessão ou não do crédito é através do chamado cinco C`s do crédito. Para Assaf Neto e Silva (2012, p.140) “Esta abordagem investiga o cliente em potencial em termos de cinco fatores: o caráter, a capacidade, o capital, as condições e as garantias (collateral em inglês).”
...