Os Instrumentos de Política Macroeconômica.
Por: nataliasoaresn • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.424 Palavras (6 Páginas) • 741 Visualizações
Instrumentos de Política Macroeconômica.
A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos taxa de câmbio. A teoria macroeconômica propriamente dita preocupa-se mais com aspectos de curto prazo. Especificamente, trata de questões como o desemprego, que aparece sempre que a economia está trabalhando abaixo do seu máximo de produção, e a estabilização do nível geral de preços. Em outras palavras, a análise de curto prazo avalia fundamentalmente questões conjunturais, como desemprego e inflação.
Em resumo, a teoria macroeconômica tradicional trata fundamentalmente das questões do desemprego e da inflação, consideradas como problemas de curto prazo ou conjunturais, enquanto as teorias e desenvolvimento e crescimento incorporam questões estruturais, que envolvem políticas cujos efeitos demandam um período maior de tempo para apresentarem resultados, pois exigem mudanças profundas na estrutura econômica e institucional do país.
Objetivos de política macroeconômica
- Alto nível de emprego: Deve-se salientar que, antes da crise mundial dos anos 1930, o desemprego não preocupava a maioria dos economista, pelo menos nos países capitalistas. Isso porque predominava o pensamento liberal, que acreditava que os mercados, sem interferência do Estado, conduziram e a economia ao pleno emprego de seus recursos, ou a seu produto potencial
Com a contribuição Keynes, contudo, ficaram-se as bases da moderna teoria macroeconômica e da intervenção do Estado na economia de mercado. A corrente dos economistas liberais prega que, na economia o governo deve cuidar basicamente da política monetária, do fornecimento de bens públicos e da regulamentação do mercado, e deixar a produção de bens e serviços para o setor privado, enquanto outras correntes apregoam Mao grau de atuação do Estado na atividade econômica.
- Estabilidade de preços: As tentativas dos países em via de desenvolvimento de alcançar estágios mais avançados de crescimento econômico dificilmente se realizam sem que também ocorram, concomitantemente, elevações no nível geral de preços . Daí a necessidade de políticas econômicas que tenham por objetivo a estabilidade de comportamento o nível geral dos preços, para um crescimento contínuo e sustentável, com justa distribuição de renda .
- Distribuição de renda socialmente justa: A renda média por habitante (renda per capita) de toda s classes aumentou, mas a renda das classes mais ricas aumentou proporcionalmente mais que a renda das classes mais pobres. A renda dos pobres aumentou, melhorou seu padrão de vida no período, mas a participação deles na renda do país diminuiu.
- Crescimento econômico: Quando se fala em crescimento econômico, estamos nos referindo ao crescimento da renda nacional per capita, ou seja, em colocar á disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional .
Instrumentos de política macroeconômica
- Política fiscal: Refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas. A política tributária , além de influir sobre o nível de tributação, é utilizada, por meio de manipulação da estrutura e alíquotas de impostos , para estimular os gastos de consumo do setor privado.
- Política Monetária: Refere-se a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos púbicos existentes na economia
- Emissões
- Reservas compulsórias
- Open market
- Redescontos
- Regulamentação sobre crédito e a taxa de juros
- Política cambial e comercial:
Política Cambial refere-se a atuação do governo sobre a taxa de câmbio.
Política Comercial diz respeito aos instrumentos de incentivos ás exportações e importações.
- Política de rendas: Refere-se a intervenção direta do governo na formação de renda, como o controle e congelamento de preços.
Estruturas de análise macroeconômica.
- Mercado de bens e serviços
- Nível de renda e produto nacional;
- Nível de preços;
- Consumo agregados;
- Poupança agregada;
- Investimentos agregados;
- Exportações totais;
- Importações totais.
Oferta agregada de bens e serviços= Demanda agregada de bens e serviços.
- Mercado de trabalho
- Nível de emprego;
- Taxa de salários monetários
Oferta de mão de obra = Demanda de mão de obra
- Mercado monetário
- Taxas de juros;
- Estoque de moeda ( meios de pagamento)
Oferta de moeda = Demanda de moeda.
- Mercado de títulos
Oferta de títuos = Demanda de títulos.
- Mercado de divisas
Oferta de divisas = Demanda de divisas.
(Vasconcellos, 2011) Pag: 124/135
...