PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS E CAPITAL HUMANO
Por: Jessicas91 • 25/4/2019 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Jéssica Laís Silva
PRODUÇÃO INDIVIDUAL
PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL
GESTÃO DE PESSOAS E CAPITAL HUMANO
São Paulo
2019
O papel do líder é fundamental no processo de administração de pessoal, pois a forma com que o mesmo lidera a sua equipe pode gerar alta produtividade ou pode ser motivo para a existência de um alto índice de rotatividade.
É extremamente importante gerenciar o índice de turnover de uma empresa juntamente com as causas do mesmo, dentre os fatores inerentes ao índice de rotatividade, Chiavenato (2006) cita os estilos de liderança ou supervisão imediata como fatores influentes. As características de um líder podem influenciar positivamente ou negativamente um trabalhador a permanecer na organização.
Liderança Situacional consiste na liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, dêem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.
Um líder pode adotar vários estilos de liderança ao longo de sua trajetória profissional de acordo com o que as situações exigem. A sabedoria da liderança está em saber quando usar tal e qual método.
A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas sim o efeito, a conseqüência de fenômenos localizados internamente ou externamente à organização, portanto, deve-se primeiramente buscar conhecimento das causas que estão levando ao alto numero de rotatividade em sua equipe para que possa buscar a solução e a forma de liderança adequada.
Uma alternativa seria aderir com a equipe a pesquisas de clima de forma anônima para tomar conhecimento de como anda o clima organizacional e quais pontos a sua equipe considera que precisam ser desenvolvidos, tanto na área como no próprio gestor. As informações relevantes a melhoria da área também podem ser obtidas através de reuniões de feedback e alinhamento.
As informações a respeito da rotatividade, também podem ser obtidas através de entrevistas de desligamentos, feitas com as pessoas que estão se retirando da empresa. Trata-se de uma ferramenta de suma importância para diagnosticar as causas, pois o trabalhador e o entrevistador, no momento da entrevista se encontrarão em um ambiente que encoraja o mesmo a ser sincero. Esta entrevista deve abranger alguns pontos como o motivo básico para o desligamento, opinião do trabalhador sobre a empresa, seu líder e seus colegas de trabalho.
Tendo essas informações em mãos, torna-se mais fácil para o líder e a empresa tomarem a decisão de qual estilo de liderança se enquadra melhor para tratar a causa da rotatividade na empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Fonseca deve adotar um estilo de liderança mais flexível e passar a ouvir o que sua equipe tem a dizer sobre seu atual estilo de liderança e também sobre a sua área em si, se aproximando assim da sua equipe e criando um clima mais agradável que contribua para que as pessoas estejam satisfeitas em seu ambiente de trabalho e assim diminua o índice de rotatividade da empresa.
...