PERGUNTAS SOBRE PROCESSOS DECISÓRIOS
Por: Victor França • 21/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 326 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
1R: Decisão envolve a razão e a emoção e trata-se de escolher a melhor opção dentre várias alternativas, solução de um problema ou oportunidade. A tomada de decisão é considerada a essência da administração pois para qualquer situação, seja ela um problema ou uma oportunidade, é obrigatório haver uma tomada de decisão, sem ela, não há ações, sem ações, não há solução.
2R: Lógica: A tomada de decisão logica ocorre quando o individuo reflete sobre as suas escolhas de forma racional.
Intuitiva: A decisão intuitiva, por sua vez, é um processo que utiliza a dedução por meio de uma conjunção de lógica e emoção.
A forma de decisão tem como influencia no ambiente de trabalho a agilidade ou demora no processo da tomada da decisão. Caso seja uma organização que presa muito pela hierarquia, a decisão teoricamente será mais demora, caso contrário, a decisão pode ser feita por cargos menores devido ao fator de confiança. Reflexo desse fator pode ser motivacional ao colaborador, pois o mesmo sente-se integrado a este processo, que tem importância no ambiente de trabalho, que as suas atitudes não vão ser questionadas o tempo todo. Logicamente que para decisões que resultaram numa maior proporção, quem irá decidir são os altos níveis hierárquicos dentro da organização, mas para decisões menores, é essencial que o colaborador tenha essa liberdade, pois o mesmo está mais integrado com sua função, assim terá ciência de qual alternativa será de melhor decisão.
3R: 1ª etapa – Identificação do problema.
2ª etapa – Coleta de dados.
3ª etapa – Identificação das alternativas.
4ª etapa – Escolha da melhor alternativa.
5ª etapa – Decisão e acompanhamento.
4R:
5R: A heurística pode ajudar no sentido da experiencia, vivencia em uma situação que reapareceu para tomada de decisão. O fator da heurística que pode atrapalhar baseia-se no receio de que tal situação passada não fora das melhores, ou seja, existe o risco da decisão não ser tomada por segurança.
6R: Excesso de confiança.
Prudência, onde as decisões são teoricamente mais seguras e conservadoras.
...