TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS DE NEGÓCIOS

Por:   •  15/6/2018  •  Monografia  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

PLANOS DE NEGÓCIOS

[pic 2]

ADRIANNE MARINA DOS S. SILVA

HENRIQUE SIGNORI PERONE

MATHEUS BARROS

MÁRIO HONÓRIO DE OLIVEIRA NETO

RODRIGO MARTIR VIANA SANTOS

UBERLÂNDIA - MG

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução                                                                                        3
  2. Descrição do negócio                                                                        3
  3. Referencial teórico                                                                        3
  4. Demanda de mercado                                                                        5
  5. Estrutura e tamanho do mercado                                                                6
  6. Análise de Margem                                                                        7
  7. Análise de Mercado                                                                        7
  8. Análise de Fornecedor                                                                        9
  9. Análise de Concorrentes                                                                        10
  10. Matriz SWOT                                                                                11
  11. Sumário executivo                                                                        12
  1. Empreendedores
  2. Missão        
  3. Setores de atividade
  4. Forma Jurídica
  5. Enquadramento tributário
  6. Capital social
  7. Fontes de recursos
  1. Conclusão                                                                                        16
  2. Referências                                                                                17

  1. INTRODUÇÃO

Um dos setores mais impactados pela recente crise econômica no Brasil, foi o da            Construção Civil. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que mede a dinâmica de preços do setor, foi um dos índices que apresentou a maior queda em percentual nos últimos três anos. Mas agora, com um cenário muito mais construtivo para o Brasil, com uma taxa de juros e inflação baixas, o setor de construção começa a dar sinais de reaquecimento e com isso surgem diversas oportunidades a serem exploradas. Nesse contexto, surge uma ideia de criar uma consultoria para construtoras.

  1.  DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

A Eleve Consultoria será uma empresa distinta na região de Uberlândia, em que, prestará auxílio às construtoras de residências de alto e médio padrão, oferecendo um serviço de consultoria especializada em gestão de projetos para obras da indústria de construção civil, incluindo nisso, proporcionará o serviço de compatibilização de projetos, orçamentos e controles para que todos os projetos sejam realizados com a maior qualidade e personalização.

Para atingir os objetivos propostos a corporação contará com um time composto de especialistas em gerenciamento de projetos com experiência em construção civil de prédios residenciais e moradas complexas. O principal foco da consultoria fica sendo a agilidade e controle da execução dos projetos, de forma a oferecer aos clientes tranquilidade e conforto com suas obras, diminuindo custos tanto para a construtora quando para o cliente final e contendo conflitos vividos diariamente entre construtora e cliente e outros.

O controle dos projetos se dará através de processos detalhadamente desenvolvidos para cada projeto e expressos através de ferramentas digitais e visuais como, por exemplo, gráficos de Gantt, relatórios de vistorias, cronogramas e acompanhamento de obras.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Para adentrar em um mercado competitivo em tempos difíceis, como o mercado da construção civil, além de ideias inovadoras se faz necessário elaborar um plano de negócios, pois, segundo Sebrae (2018) o plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Além disso, propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. Esse processo é importante em toda empresa, visto que, ajuda no alcance de objetivos.

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. (SEBRAE, 2018).

Um fator importante para abertura de um negócio é a captação de recursos financeiros, e segundo Sebrae (2018) o plano de negócio pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, isto é, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. Ademais, o plano de negócio fala por você. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados (SEBRAE, 2018, p.17).

A operação fundamental da Organização será Consultoria, mas, antes precisamos entender o conceito desta. Segundo o Institute of Management Consultants de Londres, consultoria é “o serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independentes e qualificadas para a identificação e investigação de problemas que digam respeito à política, organização, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações”. Outros autores como Costa e António (2015) tratam a definição de forma distinta de acordo com a sua abordagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com