PORTFÓLIO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
Por: JONATHAN DA SILVA RIOS • 4/4/2019 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ADMINISTRAÇÃO – MÓDULO LOGÍSTICA EMPRESARIAL
JONATHAN DA SILVA RIOS – RA 229672016
PORTFÓLIO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
panorama
...............................................................................................................................
Guarulhos
2019
JONATHAN DA SILVA RIOS
PORTFÓLIO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS
panorama
Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Cadeia de Suprimentos.
Prof. WALTER ANTONIO DA SILVA COSTA
Guarulhos
2019
[pic 2]
Deixar de “meramente” gerenciar a demanda e passa a controlá-la significa ter uma arma poderosa nas mãos para brigar com a concorrência.
O problema é que essa arma não é nada fácil de usar. Para começo de conversa, é necessário conhecer os clientes da empresa e entender como seus produtos podem satisfazer as necessidades desse público-alvo. Além disso, é preciso entender, de uma vez por todas, que não dá para agradar gregos e troianos: a empresa tem que escolher os clientes que pretender atender. Às vezes, a melhor saída é entregar alguns clientes de bandeja para a concorrência e concentrar a atenção naqueles que realmente dão lucro. Mudar o jeito de ver a demanda é o primeiro passo para quem quer tornar a cadeia de suprimentos mais competitiva. Se você conseguir ajustar sua demanda e se livrar de clientes não lucrativos, já vai ficar na frente da maioria dos gerentes.
Mas tudo isso ainda não é o bastante: também é necessário conhecer técnicas que podem ajudá-lo na hora de projetar e melhorar o projeto da cadeia de suprimentos. Tudo bem até aqui? Então, vamos colocar esses conhecimentos em prática!
PERGUNTAS
1. Que aspectos dos clientes devemos analisar durante o projeto da cadeia de suprimentos?
R.: Precisamos analisar se a empresa consegui suprir a demanda desejada, o objetivo geral é verificar como a gestão de cadeia de suprimentos pode trazer vantagem competitiva. Dentro disso, analisar os benefícios criados por essa ferramenta, tais como, redução de custos, redução do tempo de processo se ela consegue trabalhar dentro do prazo de entrega, devemos analisar seus fornecedores, clientes, produtos suas operações instalações e seus elos, se seu produto é facil de ser encontrado pelo seu público alvo.
Para continuar seu crescimento diante de seu montante e a jusante, esses aspectos são muito importantes na hora de desenvolver um projeto da cadeia de suprimentos para analisar se a empresa esta indo bem formalmente.
Todavia não são todas as empresas que que desempenham esse tipo de atividade e é um erro porque dessa forma podemos verificar onde estão nossos pontos fracos e nossos pontos fortes.
2. Como o acúmulo da demanda pode desorganizar sua cadeia de suprimentos?
R.: O efeito chicote é definido como sendo a distorção da percepção da procura ao longo da cadeia de abastecimento na qual os pedidos para o fornecedor têm variância diferente da variância das vendas para o comprador. A falta do produto em questão e as fabricas terem que trabalhar em dobro isso pode vim ao acumulo de demanda, ocasionar uma busca desenfreada de um certo produto em seu fornecedor isso causa aumento de preço, acabando assim com o estoque do fornecedor, desse forma pode ocorrer o efeito chicote, e isso pode desestruturar sua cadeia de suprimentos.
...