PRINCESA ENXOVAIS
Por: vianacristina • 12/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................
2 DESENVOLVIMENTO............................................................................... à 10
3 CONCLUSÃO....................................................................................................11
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................12
introdução
A empresa escolhida é de grande porte, portanto nos abriu um leque para o desenvolvimento dos estudos, baseando nas disciplinas estudadas durante o semestre.
O trabalho tem como objetivo introduzir estudos ministrados durante o semestre, visando empregá-los na empresa estudada. Através da realização deste trabalho pudemos desenvolvê-lo em equipe visando o aprendizado e o entendimento de cada participante.
Percebemos que a Princesa Enxovais nos ensinou e obteve um grande aprendizado. Fundada em 2010 na cidade de Belo horizonte pelo sócio e dono da empresa Walter Goulart, é sinônimo de venda porta em porta e é reconhecida com uma das mais bem sucedidas num curto espaço de tempo.
No começo de todo este processo, nós vamos ver a seguir no desenvolvimento do trabalho onde a estrutura organizacional e modos de gestão serão desenvolvidos e saberemos o porque a Princesa enxovais será uma empresa de grande porte.
Parte do Samuel
Estrutura organizacional
Antes de falarmos da estrutura organizacional, temos que entender como tudo começou. No ano de 2010 a Princesa enxovais contava com um único funcionário, Walter Goulart, acordava bem cedo e enchia o carro toalhas de banho, toalhas de rosto , lençóis, travesseiros, cobertores e edredons. Ele usava o sistema (boca a boca de porta em porta). O cliente não ia até ele, ele ia até o cliente.
Digo que no início percebemos que ali não tinha nenhuma estrutura organizacional porque o Walter fazia o papel de dono, gerente, motorista, cobrador e contador da empresa dele. O mais interessante é o fato dele não vender na cidade de Belo Horizonte e sim nas cidades do interior, pois aqui no estado das Minas Gerais onde ele ia até a casa dos clientes e não vendia a vista, ele dava um prazo de 30, 60, 90 dias para o pagamento de qualquer mercadoria segundo o próprio Walter nos conta. O tempo foi passando e a empresa começou a crescer e ele percebeu que sozinho não ia dar conta , e foi aí que a estrutura organizacional da empresa dele começou a ser criada.
Atualmente existe uma estrutura onde a instituição é composta por 3 gerentes, 14 coordenadores, 350 vendedores, 5 no setor administrativo e 7 no operacional. Cada setor da instituição tem sua devida importância e cada uma depende da outra sendo que a área gerencial que conta com o Walter, Guilherme e Bruno são os responsáveis pelas visitas aos fornecedores, as feiras de exposição para sempre estar a frente da concorrência, visitando várias cidades detectando se os produtos nos quais eles vendem vão ter boa aceitação e delegam aos coordenadores o que tem de ser feitos para que as metas sejam alcançadas.
Os coordenadores São responsáveis pelos vendedores, cada coordenador tem uma equipe de vinte e cinco vendedores sendo que estes ficam nas cidades do interior do estado. No operacional são sete colaboradores, sendo que três tem as funções de recebimento, separação e carregamentos dos produtos, dois ficam no setor de devolução e dois são os conferentes das mercadorias a serem carregadas. Já no administrativo são cinco colaboradores onde um faz a parte financeira, um trabalha com emissão de notas fiscais, um como secretária no atendimento ao público externo e interno e um no setor de cobrança. O Processo não é tão simples para que os produtos cheguem até o cliente, os gerentes compram as mercadorias , as mesmas chegam até o galpão onde a equipe de recebimento recebe estas mercadorias e armazenam. Os coordenadores entregam o espelho de compra gerado pelos vendedores, a equipe de separação que são os mesmos que recebem as mercadorias onde baseado neste pedido de compra as mesmas são conferidas pelos conferêntes e carregados nos veículos dos coordenadores. Estes pedidos de compra são entregues no setor administrativo para emissão das notas fiscais onde só assim os coordenadores são liberados para irem até as cidades do interior entregar aos vendedores as mercadorias para que eles possam repassar aos clientes . [pic 14]
[pic 15]
Quanto a estrutura de RH ainda não foi feita porque conforme o Walter nos disse que esta parte fica por conta da esposa dele (CLAUDETE) que assumiu toda esta área na qual ela faz as entrevistas, demissões, pagamentos dos funcionários. Toda parte de impostos como INSS, gefip, cofins, gps, fgts e etc, fica por conta da CONTABILIDADE FONSECA .
Parte do Ricardo
Modos de gestão
Quanto a comunicação, como a maioria dos colaboradores passam a semana inteira viajando, todo o processo e feito sempre às (segundas – feiras) do mês corrente. Então as reuniões são feitas a fim de direcionar os colaboradores cada qual na sua função, ou seja a comunicação é feita pessoalmente, e um dos meios de comunicação mais usados é o celular dos colaboradores porque como foi dito a maioria viaja muito e a única forma de contato é feito através deste aparelho. Como a instituição está em crescimento o Walter nos relatou que os seus colaboradores não são cobrados pela alimentação, o vale transporte também não é descontado e o INSS ele paga a parte para cada funcionário, sendo assim o colaborador recebe o seu salário sem nenhum tipo de desconto. A instituição também oferece cesta básica pra cada colaborador. Ele nos disse que ao menos por enquanto é o que ele pode fazer para manter um certo equilíbrio de satisfação entre os seus colaboradores. Já os coordenadores tem premiação garantida de 15% a mais no salário quando é alcançada as metas mensais, estes 15% é calculado em cima da meta estabelecida, sendo assim o vendedor e o coordenador tem em seu salário 15% a mais sobre o valor da meta alcançada.
...