PRODUÇAO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Por: CarolinaAlves • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 192 Visualizações
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Sistema de Ensino Presencial Conectado
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CAROLINA CARVALHO ALVES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
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Alegrete
2014
CAROLINA CARVALHO ALVES
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho Interdisciplinar, apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, 3º semestre, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para as disciplinas de Treinamento, Desenvolvimento e jogos vivenciais; Saúde e segurança do trabalho; Gerencia, motivação e liderança e Seminário IV.
Professores: Bruno S. Moreno; Fábio H. Ribeiro; Henry T. Nonaka e Marilucia Riciei.
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Alegrete
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .............................................................................................................. 03
1 TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS ............................ 04
2 SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ................................................................ 07
3 GERÊNCIA, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA ............................................................... 10
CONSIDERAÇÔES FINAIS .......................................................................................... 12
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA .................................................................................. 13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas Treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; Saúde e segurança do trabalho; Gerencia, motivação e liderança e Seminário IV do 3º semestre do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Unopar, por meio de uma revisão bibliográfica sobre os principais temas abordados. A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa bibliográfica nos livros disponibilizados pelo curso.
1 TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS
Atualmente as empresas estão conscientes da importância do treinamento como instrumento para melhorar a produtividade e rentabilidade empresarial. O Treinamento é um processo educacional de curto prazo, com o intuito de preparar pessoas para executar as tarefas relativas ao trabalho, ou seja, uma forma de ensinar o funcionário a “fazer” suas atividades. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido. O desenvolvimento por sua vez, é visto como uma formação mais ampla do indivíduo, preparando-o para novos desafios na empresa e está relacionado com o crescimento individual, ou seja, o desenvolvimento tem foco no desenvolvimento futuro das pessoas na organização.
O planejamento de T&D consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiras serão necessários para mobilizar. Uma vez identificadas as necessidades, faz-se necessário elaborar um programa de treinamento, ou seja, planejar o treinamento, seguindo o seguinte roteiro:
- Quantificar o treinamento necessário: determinar a relação entre o número de funcionários que precisam ser treinados e a necessidade de treinamento para cada um deles;
- Definir a época ideal para o treinamento;
- Classificar as necessidades quanto ao conteúdo: conhecimentos, habilidades e atitudes;
- Eleger a metodologia para cada necessidade de T&D: estudo dos produtos, novas abordagens de mercado, prática de campo, integração e consolidação;
- Documentar os eventos de treinamento: planos de aula;
- Programar os eventos de treinamento;
- Identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;
- Orçar os investimentos;
- Apresentar o plano de treinamento e obter a aprovação;
- Execução de T&D.
As principais técnicas de treinamento são:
- Reunião de debates: discussão e decisão sobre problemas de formação ligados ao trabalho dos participantes, discussão essa liderada por um participante indicado pelo próprio grupo;
- Demonstração: esta técnica constitui uma comprovação prática de um enunciado teórico, ou a concretização de uma teoria de ensino, do funcionamento ou uso de aparelhos, equipamentos etc.;
- Dramatização: também chamado de role-playing, é uma técnica que propõe que os treinandos assumam personagens, interagindo uns com os outros;
- Brainstorming: também chamada de Técnica Criativa, produz novas idéias para encaminhar sugestões visando solucionar questões e problemas ligados ao processo de formação profissional;
- Estudo de caso: trata-se de uma técnica na qual são oferecidos textos aos treinandos que descrevem uma situação real e, com isso, deve - se identificar alternativas de solução para discussão;
- Painel: é um método no qual reúnem-se vários especialistas (entre três e quatro) analisando determinado assunto e confrontando seus diversos pontos de vista, diante de um grupo de assistentes. Os membros do painel debatem a matéria da forma mais descontraída possível, sob a coordenação do mediador. O foco do desta técnica é a polêmica das opiniões;
- Simpósio: na mesma linha do painel, o simpósio, reúne vários especialistas analisando determinado assunto. No entanto, diferencia-se do anterior, pois este se caracteriza por uma abordagem mais formal;
- Jogo de Empresas: é uma técnica na qual os treinandos, divididos em grupos, tomam suas próprias decisões com relação às variáveis que afetam o mundo dos negócios, interagindo e competindo entre os grupos. São regidas por critérios de perda ou ganho. Por meio deles, os treinandos lidam com habilidades e atitudes necessárias a seu desenvolvimento profissional e pessoal, desenvolvendo as, tais como: sociabilidade, autodisciplina, afetividade, raciocínio lógico, tomada de decisão, etc.
- Dinâmica de grupos: A dinâmica serve para observar características comportamentais dos candidatos e avaliar qual o profissional mais adequado para o cargo de acordo com o perfil da vaga, além de reduzir o tempo dos processos seletivos. A dinâmica de grupo é bastante comum em processos seletivos de grandes corporações e uma etapa eliminatória. Ela explora o lado lúdico do candidato, facilitando a observação de características como: liderança, autoridade, persuasão, controle emocional, preocupação com o outro, trabalho em equipe, resistência à frustração e pressão, valores pessoais, criatividade, tolerância, negociação, argumentação, flexibilidade, iniciativa e, principalmente, a participação.
Os jogos e as dinâmicas de grupo fazem com que as pessoas atuem dentro do seu comportamento natural, porém em um ambiente lúdico e “não-ameaçador”, fazendo com que o indivíduo seja mais ele mesmo. Isso abre a percepção tanto das pessoas quanto do avaliador sobre as competências desenvolvidas ou que precisam ser trabalhadas. As vantagens da aplicação dos jogos e das dinâmicas de grupo são: a objetividade, pois usando jogo pode-se medir “matematicamente” as competências; o processo pode ser aplicado com várias pessoas ao mesmo tempo, analisando a dinâmica do grupo e percebendo sempre como o jogador relaciona-se e trabalha em equipe; a percepção do comportamento acontece tanto para o avaliador quanto para o participante, tornando todo o processo mais centrado no desenvolvimento humano.
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