PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTODE PESSOAS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL COMPETITIVA
Por: Karen Ruffo • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.648 Palavras (15 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
KAREN RUFFO PAIVA
PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTODE
PESSOAS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
COMPETITIVA
[pic 3]
Rosário do Sul
2014
KAREN RUFFO PAIVA
PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTODE
PESSOAS COMO ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
COMPETITIVA
Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Produção Textual Interdisciplinar.
Prof. Janaina V. Testa, Elizete Alice Z. de Oliveira, Ana Céli Pavão, Sergio de Goes Barbosa e Fabiane T. Muzardo.
Rosário do Sul
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 5
- DESENVOLVIMENTO 6
2.1.: A importância do treinamento e desenvolvimento pessoal .................................6
2.2.: O processo de treinamento de pessoas .............................................................8
2.3.: O processo de desenvolvimento de pessoas ...................................................11
2.4.: O treinamento e o desenvolvimento de pessoas como aliado na competitividade organizacional .................................................................................12
- CONCLUSÃO 16
- REFERÊNCIAS 17
RESUMO:
A constante evolução tecnológica, a qualidade de produtos e serviços exigida pelos clientes e o aumento da concorrência no mercado são algumas das variáveis que obrigam as organizações a reavaliarem seus processos em busca de produtividade, competitividade e lucratividade. O treinamento tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da empresa, proporcionando oportunidades aos empregados de todos os níveis de obter o conhecimento, a prática e a conduta requeridos pela organização. Valorizar e reconhecer a importância da Gestão de Recursos Humanos pode fazer com que a organização gere uma potencial vantagem competitiva perante as demais .Este artigo teve como objetivo buscar conhecimentos teóricos, com vistas a ampliar e consolidar os conceitos na área de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas como uma estratégia competitiva. As informações reunidas ao longo da pesquisa demonstraram a amplitude e a complexidade existente no universo do treinamento e desenvolvimento pessoal, e sua importância para o sucesso das organizações. Cabe ao profissional administrador saber aplicar conceitos de forma estratégica para que a organização atinja resultados positivos não só às tarefas relacionadas à produção, mas à organização como um todo.
Palavras-chave: competitividade, capacitação profissional, produtividade, recursos humanos.
- INTRODUÇAO
A busca por novas estratégias de manutenção da competitividade frente ao mercado globalizado traz à tona questões como a necessidade de capacitação com vistas a melhorar a qualidade na produção de bens e prestação de serviços. O processo de treinamento, segundo Esculápio (2003), funciona como o principal catalisador da mudança da gestão de pessoas nas organizações, confrontando o desempenho passado e atual com novos patamares que se pretende alcançar no futuro.
Em muitas empresas, ações de treinamento e desenvolvimento são classificadas como custos, no entanto, este tipo de capacitação está cada vez mais sendo interpretado como um investimento onde se objetiva extrair o máximo de desempenho tanto a nível individual como organizacional, sendo inclusive considerada uma das variáveis capazes de contribuir para o diferencial competitivo entre as organizações.
De acordo com Araújo (2006), a administração de recursos humanos é um sistema de trocas, em que a organização tem objetivos e metas a alcançar por meio das pessoas que nelas estão inseridas, e por outro lado o trabalhador busca a satisfação de suas necessidades usando a organização para conquistar parte delas. Deste modo, entende-se que ao passo que o funcionário cresce e se desenvolve, o crescimento e desenvolvimento da empresa são consequências naturais.
No entanto, para que o treinamento possa levar ao desenvolvimento organizacional, é necessário que o planejamento do mesmo seja bem elaborado para garantir o alcance de forma eficaz dos objetivos a que se destina. Para Chiavenato(2002) este planejamento deve ser realizado em decorrência do diagnóstico das necessidades de forma a assegurar o retorno adequado do investimento realizado.
Neste contexto, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de buscar conhecimentos teóricos, com vistas a ampliar e consolidar os conceitos na área de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas como uma estratégia competitiva. Para tanto, utilizou-se da literatura relativa ao assunto através da pesquisa em livros e artigos científicos.
- DESENVOLVIMENTO
2.1.: A importância do treinamento e desenvolvimento pessoal:
Treinamento é o ato de preparar as pessoas para o ambiente de trabalho tanto dentro como fora dele, em que o indivíduo é profundamente influenciado no meio em que vive, trabalha e desenvolve suas habilidades e conhecimentos em várias tarefas realizadas (CHIAVENATO, 2002). Segundo este autor, "desenvolver pessoas é, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, ideias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem”.
...