PROJETO DE ABERTURA DO MERCADO NORTE- AMERICANO PARA A GOMA DE TAPIOCA DA EMPRESA “TAPIOCA DA TERRINHA”: ANÁLISE DO MACROAMBIENTE E MATRIZ SWOT
Por: DC123 • 5/11/2019 • Trabalho acadêmico • 6.471 Palavras (26 Páginas) • 330 Visualizações
RESUMO
Em hipótese nenhuma o planejamento estratégico pode ser avaliado e muito menos aplicado sem a análise de fatores ou isoladamente, fundamentalmente o macroambiente tem que ser analisado para que se consiga ocorrer um bom planejamento estratégico. Diante deste entendimento o procedimento de preparação ou reavaliação das táticas é imprescindível, no qual se busca um caminho ou um objetivo de definir qual é a missão da empresa. Deste modo o planejamento estratégico é como um método constante e metódico com o maior conhecimento possível do contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir os resultados dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas. Para analisar e preparar o plano estratégico utiliza se da ferramenta matriz SWOT com o objetivo de colher informações essenciais. Diante do exposto este artigo vem para contribuir com o melhor entendimento dos conceitos de análise de macroambiente e matriz de SWOT, ressaltando sua importância e eficácia para a empresa dentro do planejamento estratégico.
Palavras Chaves: Analise, Macroambiente, Planejamento Estratégico, Swot.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1. INTERNATIONAL BUSINESS PLAN: TAPIOCA DA TERRINHA 2
1.1. A empresa 2
1.2. Analise Microambiente 2
1.3. Análise de macroambiente 3
1.4. Objetivos e metas do plano de negócios 7
1.5. Posicionamento estratégico 8
1.6. Ações estratégicas no país-alvo 9
2. ANÁLISE MACROAMBIENTE 11
2.1. Conceito 11
2.2. Diagnostico de macroambiente 15
2.3. Marketing no Macroambiente 18
3. MATRIZ SWOT 20
3.1. Conceito 20
3.2. Como fazer: Análise SWOT 24
4. CONCLUSÕES 28
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 29
INTRODUÇÃO
A história ensina que analisar o oponente é avaliar a si mesmo, tornando se um grande instrumento no planejamento com foi nas táticas militares, significando assim de extrema importância para se vencer batalhas e alcançar a vitória. Seguindo este ponto de vista e reflexões das táticas de guerra e transportando-as para dentro das organizações a fim de se a antecipação e planejar de forma mais adequada, direcionando os desenvolvimentos e as exigências existentes no momento das análises e se utilizando das ferramentas adequadas para se antecipar a qualquer inconveniência seja dentro ou fora das organizações.
Deste modo, a própria estória das táticas de guerras indica que o planejamento e a análise das situações auxiliam nas estratégias que nada mais é que o ato ou o direcionamento mais apropriado a serem exercido para conseguir estabelecer os desafios e as metas preferivelmente, na mais adequada posição da empresa perante seus oponentes e ambiente organizacional. É imprescindível buscar desenvolver estratégias optativas para promover as transformações dos caminhos e das ações de acordo com as necessidades.
Sendo assim, a função da estratégia, nessa investigação, é primeiramente o de evidenciar a aplicação em áreas acentuadas e, posteriormente, o de abandonar as probabilidades não percebidas e que constituam conflitantes com a estratégia a ser posta em prática.
Hoje em dia a expressão “estratégia” vem sendo discutida e empregada nas organizações, possibilitando assim entender que não há uma consonância em sua síntese, pois essa termologia pode ser usada em várias condutas e circunstâncias, os administradores que tem como obrigação defini-la de modo a introduzi-la em suas organizações. É o acontecimento que determina uma boa estratégia de uma estratégia ruim, esse é o seu meio basilar para uma perfeita analise. Para tanto se faz necessário compreender os conceitos e as ferramentas utilizadas para esta finalidade, e isso, é o que se propõe no decorrer deste estudo, o qual se utilizou de pesquisas sobre o conceito de macroambiente e da matriz de SWOT.
A metodologia utilizada foi a bibliográfica em sites e livros os quais continham argumentos necessários para o desenvolvimentos e conceituação do tema proposto.
1. INTERNATIONAL BUSINESS PLAN: TAPIOCA DA TERRINHA
1.1. A empresa
O plano de negócio internacional desenvolvido foi realizado com base na empresa Tapioca da Terrinha que tem como principal produto a goma hidratada para tapioca. O diferencial de seu produto é que sua goma de tapioca não utiliza nenhum aditivo para aumentar o tempo de prateleira, pois foi desenvolvido um novo método de embalamento que torna seu tempo de validade maior sem alterar a principal característica de seu produto – que é o de oferecer uma alimentação saudável.
Muito forte e conhecida no mercado nacional com apenas 7 anos de mercado, é considerada um dos melhores produtos pela sua excelente qualidade além de ser um produto extremamente saudável. Atuando de forma tímida em mercados internacionais como Portugal e Espanha, com o intuito de iniciar um processo forte e internacionalização de seus negócios, a empresa decidiu partir para novos horizontes, almejando o tão sonhado mercado norte-americano.
1.2. Analise Microambiente
O mercado escolhido para introduzir o produto foi Miami (Flórida) pelo grande número de brasileiros residentes no local, por ser uma cidade litorânea e pelo estilo de vida saudável que a população da cidade preserva e valoriza, e por estes motivos, acredita-se que tem um potencial para o produto ser bem aceito.
No Brasil a empresa está entre as maiores fornecedoras de goma de tapioca concorrendo
...