PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS NAS MICROEMPRESAS DE BALSAS
Por: simoneroder • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.499 Palavras (18 Páginas) • 450 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS - CESBA
CURSO SEQÜENCIAL DE ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS
PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS NAS MICROEMPRESAS DE BALSAS
Balsas
2006
MARIA FRANCISCA SILVA COSTA
PROPOSTA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DOS FUNCIONÁRIOS NAS MICROEMPRESAS DE BALSAS
Projeto de Pesquisa a ser apresentado ao Curso Seqüencial de Administração de Negócios como requisito para a conclusão do referido curso.
Professora-orientadora: DANIELLI.
Balsas
2006
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 OBJETIVOS 05
3 JUSTIFICATIVA 06
4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 08
5 HIPÓTESES 09
6 REFERENCIAL TÉORICO 10
7 METODOLOGIA 18
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 19
9 RECURSOS NECESSÁRIOS 20
REFERÊNCIAS 23
ANEXOS 24
1 INTRODUÇÃO
A Qualidade Total está na pauta das discussões mundiais. Em diferentes lugares do mundo discute-se cada vez mais o papel essencial que ela desempenha no desenvolvimento das empresas.
A necessidade de que a empresa trabalhe com eficiência e eficácia está cada vez mais evidente. A empresa deve assumir-se como uma organização, mas que ao mesmo tempo deve tornar-se um local propício, onde empregadores e empregados desenvolvam plenamente suas funções. Para o desenvolvimento pleno das funções e/ou setores, para que haja melhoria na qualidade de serviços prestados pelos mesmos, é necessário que a organização tome decisões na forma de Administração, Planejamento, Treinamento e Recrutamento de funcionários.
Assim, é papel da empresa facilitar o acesso e permanência do empregado, investir na estrutura física, para que a partir de programas implantados e implementados, ela possa instrumentalizar e preparar melhor seus funcionários que sentir-se-ão mais motivados, competentes e capazes de realizar funções específicas, trazendo um retorno de qualidade e produtividade mais rápido à estas empresas.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Analisar a empresa buscando saber suas deficiência na área de treinamentos, programas e sistemas, visando levar ao conhecimento das mesmas uma proposta sobre aprimoramento dos funcionários, para que haja maior produtividade em decorrência das melhorias e qualificações destes empregados.
2.2 Objetivos Específicos
• Identificar a necessidade de treinamento em cada setor;
• Melhorar a estrutura física da empresa visando o bem estar do funcionário no local de trabalho;
• Implantar e implementar um Sistema ou Programa de Capacitação dos Funcionários que atenda a um determinado setor;
• Observar a qualificação de cada funcionário para saber a sua necessidade e sua função, adequando conforme aptidão;
• Mudar a atividade das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhe a motivação e torná-las mais receptivas às novas técnicas de gestão.
3 JUSTIFICATIVA
Chama-se de Treinamento um meio para adequar cada pessoa a seu cargo e desenvolver a força do trabalho de uma determinada empresa a partir dos cargos ocupados, ou seja, um meio de alavancar o desempenho no cargo.
Dentre os fatores que favorecem o treinamento e desenvolvimento da capacidade profissional dos funcionários, deve-se colocar em foco a administração e o planejamento dos recursos humanos da empresa.
Entende-se por planejamento de recursos humanos o processo de decisão a respeito das pessoas necessárias para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação futura da empresa.
Enquanto que a administração compreende as mais diversas funções que estão classificadas em: Previsão, planejamento, organização, coordenação e controle. Portanto, embora as funções administrativas estejam inter-relacionadas, a organização é a base para o desenvolvimento produtivo da empresa.
Nas organizações, as pessoas destacam-se por ser o único elemento vivo e inteligente, por ter caráter eminentemente dinâmico e com incrível potencial de desenvolvimento.
É necessário que a empresa passe a capacitar profissionais que conheçam linguagem e plataformas além das adotadas por ela, para que eles saibam criar soluções completas e alternativas. Por isso é fundamental captar e usar a energia criativa desses funcionários.
Partindo destes pressupostos, pretende-se através de uma Proposta de Treinamento e Desenvolvimento da Capacidade Profissional dos Funcionários das microempresas em Balsas, sensibilizar os empresários e/ou empreendedores, da necessidade de criar um Programa, que permita que seus colaboradores recebam
...