Participação e a Situação Atual da Mulher no Mercado de Trabalho
Por: JulianoCascalho • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 332 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Juliano Pereira Cascalho RA 1224190
POLO
APARECIDA DE GOIÂNIA – GOIÁS
2016
TG (Trabalho em grupo) Administração
2º Bimestre
Desenvolvimento:
Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.
Discussão:
Apesar dos avanços femininos, referentes ao mercado de trabalho, ainda está longe de alcançarmos a igualdade entre os gêneros. Mundialmente, as mulheres representam 49,7% da população. Elas são maioria no Brasil: representam 51,4% da população. Acrescenta-se também, que 37,3% das famílias brasileiras, têm as mulheres como responsáveis pelo sustento; contabiliza-se também que são maioria nas universidades. Conforme pesquisa do IBGE, entre os gêneros, na faixa etária de 15 anos, o índice de homens analfabetos é de 9,8%, e de mulheres analfabetas é de 9,1%. Demostrando que a mulher está cada vez mais buscando se capacitar.
A mulher contemporânea está buscando cada vez mais presença no mercado de trabalho, apesar de ainda faltar muito, principalmente relacionado a cultura masculina impregnada no mercado de trabalho, por conta dos séculos passados onde a mulher tinham a obrigação de cuidar apenas dos afazeres domésticos. Atitudes do indiano Satya Nadella, presidente mundial da fabricante de softwares Microsoft, reforça esta cultura.
A discriminação do sexo feminino está presente em diversas esferas sociais, embora acreditamos que a presença feminina tenha se destacado em diversas áreas. Por exemplo, em discussões tecnológicas ambientais, há a maioria de mulheres participando, pois para estas questões em específico a mulher tem mais sensibilidade.
É importante que os homens se unam à classe feminina para que, em conjunto, formulem políticas nacionais que melhorem tanto o nível de educação, como o desenvolvimento de capacitações específicas, buscando essa igualdade.
Referências:
Fonte: Portal Brasil, com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
...