Perspectivas E Possibilidades De Articulação Entre A Ead E A Ept: Análise Empirica Do Modelo Educacional Brasileiro
Por: maria elisabeth rodrigues • 11/9/2023 • Artigo • 1.653 Palavras (7 Páginas) • 75 Visualizações
PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO ENTRE A EAD E A EPT: ANÁLISE EMPIRICA DO MODELO EDUCACIONAL BRASILEIRO.
Chaiana Cadim Santos¹
Flávio Barberino Ribeiro¹
Leonardo Cleres Brito De Azevedo¹
Maria Elisabeth Dos Santos Rodrigues¹
Matheus Lau Damasceno¹
RESUMO
Palavras-chave: educação a distância (Ead), educação profissional e tecnológica, qualificação profissional.
INTRODUÇÃO
O sistema educacional brasileiro historicamente passou por diversas transformações na perspectiva de atender as necessidades socioeconômicas e minimizar as desigualdades sociais. Diante do exposto, foram implantadas diferentes modalidades de ensino, sendo destaque nesse ensaio a Educação à Distância (EaD) e a Educação Profissional e Tecnológicas (EPT), denominadas como modalidades educacionais inovadoras, pensadas para solucionar os principais problemas que limitam o acesso à educação, ao mercado de trabalho e a qualidade do ensino em todos os níveis educacionais. (FONSECA, 2015, p.13).
As modalidades educativas, passam por significativos desafios que precisam serem superados para garantir a qualidade e efetividade do processo de ensino-aprendizagem. O processo ensino-aprendizagem demanda cada vez mais transformações no sistema educacional que possibilite não apenas a utilização dos recursos tecnológicos, mais que exista possibilidades de articulações entre as modalidades educativas.
Diante do exposto, cabe indagar: quais as possibilidades de articulação entre a Educação a Distância (EaD) e a Educação Profissional Tecnológica (EPT) na perspectiva de transferência de conhecimento, reduzindo as desigualdades sociais, construindo uma sociedade profissionalmente qualificada e apta para atender as necessidades do mercado de trabalho, e assim, contribuir com o desenvolvimento econômico do país? Moraes (2020), discorre que um dos principais entraves a EPT tem sido o desconhecimento da sociedade sobre a estrutura nacional da modalidade EPT. Por outro lado, a busca pela qualidade e aprimoramento do desenvolvimento educacional voltado para o mercado de trabalho necessita de políticas públicas educacionais e inovações educacionais para minimizar os desafios encontrados na EaD e na EPT.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A educação a distância tem sido uma alternativa importante para formação de jovens e adultos. No Brasil, a modalidade de educação a distância apresenta-se em constante processo de expansão e evolução. Dessa forma, a educação a distância será contextualizada de acordo com o propósito do trabalho, visto que, a EaD possui diversos conceitos, não havendo uma única definição universal.
Para Hack (2011), a educação a distância é uma modalidade de ensino e aprendizagem dinâmica, na qual são utilizadas metodologias didáticas pedagógicas capazes de desenvolver as habilidades dos alunos através da autoaprendizagem, tornando-os protagonistas, criativos, organizados, responsáveis, autônomos ao desenvolverem o aprendizado de forma construtiva, crítica nas aulas síncronas e assíncronas com mais flexibilidade. O processo educacional é planejado, conectando e auxiliando na interação entre aluno, instrutor e professor ao utilizar processos e recursos tecnológicos, ampliando as possibilidades de obtenção de conhecimento, criando novas perspectivas de aprendizagem.
Mill (2018), discorre que não se pode confundir a educação a distância com o e-learning, já que a EaD é uma modalidade educacional interativa entre alunos e professores, em que a comunicação entre esses agentes possibilita a construção do conhecimento de forma compartilhada, assim, o processo de ensino-aprendizagem apresenta maior visibilidade. O e-learning, é definido como processo planejado de oferecer conhecimento por meios de dispositivos eletrônicos, em que o aluno pode acessar conteúdos a qualquer momento e em qualquer lugar, alcançando resultados significativos de aprendizagem.
A educação a distância no Brasil é uma modalidade educacional formal e legal. O Decreto Nº 9.057, de 25 de maio de 2017 da Presidência da República, que regulamenta o artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), destaca o conceito de educação a distância em seu primeiro artigo:
Art. 1º Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos. (BRASIL, 2017)
Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a EaD é uma modalidade de ensino que utiliza tecnologias educacionais para realizar a instrução e o aprendizado dos alunos, independentemente da distância física entre o professor e o aluno.
A partir dos conceitos apresentados, entende-se a EaD como modelo educacional estratégico, direcionado para contribuir com a solução dos problemas educacionais brasileiros, possibilitando a intercomunicação dos agentes envolvidos no processo educacional, desenvolvimento da aprendizagem e formação profissional em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
A educação profissional e tecnológica é uma ferramenta essencial para a formação de profissionais qualificados e aptos a atender as demandas do mercado de trabalho. De acordo com Gonçalves (2019), o objetivo da educação profissional é desenvolver competências e habilidades específicas, capazes de tornar o estudante apto a solucionar problemas e aprimorar processos produtivos, visando sempre a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.
A Resolução CNE/CP nº1, de 5 de janeiro de 2021, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Em seu segundo artigo, a Resolução apresenta a definição de EPT, como:
Art. 2º A Educação Profissional e Tecnológica é modalidade educacional que perpassa todos os níveis da educação nacional, integrada às demais modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, organizada por eixos tecnológicos, em consonância com a estrutura sócio-ocupacional do trabalho e as exigências da formação profissional nos diferentes níveis de desenvolvimento, observadas as leis e normas vigentes. (BRASIL, 2021).
...