Pim V logística UNIP
Por: Leia Suellen • 10/6/2017 • Trabalho acadêmico • 3.651 Palavras (15 Páginas) • 714 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
LÉIA SUELLEN FERREIRA GEROLDO
PIM V
Curso superior de tecnologia em logística
SÃO PAULO
2017
Resumo
Projeto elaborado a partir de dados levantados junto a Diretoria e pesquisas de campo da empresa ID Logístics do Brasil que atua na área de prestador de serviços logísticos.
Nele contém informações sobre seu centro de distribuição, estrutura de operações de recebimento, armazenagem e expedição, administração financeira e uso de tecnologias logísticas. Podendo assim analisar de forma clara e objetiva a organização.
PALAVRAS-CHAVE: Centro de distribuição e estratégias de localização, matemática financeira e movimentação e armazenagem.
ABSTRACT:
Project developed from data collected from field surveys and board of trade ID Logistics do Brazil Company that operates in the distribution of products.
In it are contained the information about its distribution center, the structure of operations of receiving, storing and shipping, financial management and use or logistics
Technology. Being able to look clearly and objectively the organization.
KEYWORDS: Center for distribution and localization of location, financial mathematics and movement and storage.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. A EMPRESA 5
3. IMPORTANCIA DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO 6
3.1. Estratégias de localização do CD 6
4. CANAL DE DISTRIBUIÇÃO 7
5. RECEBIMENTO 8
6. MOVIMENTAÇÃO 9
7. ARMAZENAGEM 10
8. SEPARAÇÃO 11
9. EXPEDIÇÃO 12
10. MATEMÁTICA FINANCEIRA 12
10.1. Contabilidade na Organização 12
10.2. Empréstimos para capital de giro 14
11. PLANO DE MARKETING 15
12. MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM 16
12.1. Movimentação de Materiais Sensíveis 16
12.2. Equipamentos de movimentação 17
13. EMBALAGENS 19
14. TECNOLOGIA 20
15. CONCLUSÃO 21
16. REFERÊNCIAS 22
- INTRODUÇÃO
Apresentamos a empresa ID Logitics do Brasil e sua estrutura como centro de distribuição, destacando os avanços tecnológicos e aprimoramentos com o intuito de tornar ágil o processo de expedição de produtos.
No Brasil os processos logísticos estão tornando-se cada vez mais importantes, as empresas vem buscando nos operadores logísticos uma redução dos seus custos, agregando valor ao seu produto final. Enquanto os centros de distribuição procuram um diferencial da concorrência frente aos fornecedores, oferecendo, entre outros, agilidade na entrega dos produtos.
Veremos então como a empresa ID Logistics do Brasil se comporta em relação a esses aspectos importantes e como a empresa se organiza para atender as expectativas dos seus fornecedores e clientes.
- A EMPRESA
O Grupo ID Logistics implementa soluções inovadoras com tecnologias avançadas, em mais de 3,6 milhões de m² de espaço de armazenagem em 200 locais em todo o mundo, e atende a uma variedade de setores. Hoje, opera internacionalmente, emprega 13.000 colaboradores e oferece soluções globais da cadeia de suprimentos, desde a pré-fabricação até a distribuição final.
Aqui no Brasil, a ID Logistics desembarcou há 13 anos e já se tornou referência no mercado logístico brasileiro. Com mais de 95 mil embarques anuais e cerca de 4.200 colaboradores, possui uma área total de +700 mil m². Essa determinação em oferecer um serviço de qualidade, sem deixar de lado seu capital humano, é o que nos faz evoluir cada vez mais, pois somente nos últimos 5 anos cresceu 30% em comparação aos anos anteriores e conquistou um total de 32 Centros de Distribuição e 29 contratos com grandes empresas do varejo.
- IMPORTANCIA DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
As instalações (ou localizações) são os locais de fabricação e armazenagem ou para onde estão sendo levados os produtos. Exercem um papel fundamental no desemprenho da logística. As empresas podem optar por um único local para a fabricação e armazenagem, no sentido de otimizar os recursos, porém, esta alternativa pode afetar a velocidade de entrega dos produtos. A opção por unidades diversas aumenta a rapidez de entrega dos produtos, por outro lado, implica em aumento dos custos relativos às operações e manutenção dessas instalações (CHOPRA; MEINDL, 2003, p.56)
Segundo os autores a decisão sobre manter ou não um centro de armazenagem tem grande importância estratégica. Mantendo um ou mais armazéns, a empresa não mantém o foco no principal, que são seus produtos.
Por este motivo a decisão de transferir a responsabilidade para um centro de distribuição trará grandes benefícios.
Calazans (2001) aponta as seguintes vantagens: redução do custo de transporte, liberação de espaço nas lojas, redução de mão-de-obra nas lojas para o recebimento e conferência de mercadorias e a diminuição de falta de produtos nas lojas.
Bowersox & Closs (2001) identificam também duas vantagens na adoção do CD no sistema logístico: a capacidade de agregar valor ao produto (postergação) e os diferentes tipos de operação que podem ser realizadas no CD - consolidação, break bulk, cross docking e formação de estoque.
Os CDs como meio de armazenagem intermediária, precisam estar sempre atentos às novas demandas empresariais como pedidos mais frequentes e em quantidades menores e aumento da quantidade de sku's (itens de produto) em estoque.
...