Plano De Gerancia de Operações
Por: ryck32 • 12/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 116 Visualizações
Plano de Indicação de Casos
Disciplina: Gestão de Operações, Produção e Serviços
Cursos relacionados: MBA Gestão Empresarial
Quadro de identificação de Casos
Nº | Título do Caso | Aulas de Referência |
1.0 |
| Aula 3 |
2.0 | Zara: TI para Moda Rápida 610-P01 | Aula 7 |
3.0 | Leitax (A) | Reserva |
Detalhamento Toyota Motor |Manufacturing USA, Inc.
- Título: Toyota Motor Manufacturing USA, Inc.
- Aula: Aula 3
- Resumo:
Desde o seu inicio, a Toyota sempre trabalhou por “carros melhores para mais pessoas”. Isto significava produzir carros atendendo diversas preferências dos consumidores com qualidade sem defeitos. O Sistema Toyota de Produção evoluiu como a resposta da Toyota a este desafio, e serviu como uma referência comum entre todos os seus empregados.
Em julho de 1988, A Toyota começou a produzir em volume numa fábrica em Georgetown, perto de Lexington A planta tinha capacidade anual para 200.000 sedans Toyota Camry que substituíram em grande parte as importações que eram feitas à Toyota no Japão.
- Assuntos tratados (“subjects covered”):
Sistema Toyota de Produção. O aumento da Produção em Georgetown. Operações. Montagem. Controle de Produção. Controle de Qualidade. Compras. O conjunto de bancos. Fabricação e instalação. O fornecedor. Sinais de problemas.
- Objetivos de aprendizagem ( “learning objectives”):
- O que significa o Sistema Toyota de Produção (TPS) ? Quais os seus princípios ?
- Quais as razões que levaram a Toyota abrir uma fábrica em Georgetown ? Como foi este processo ?
- Quais as principais funções do processo de planejamento de produção da empresa. Qual a sua abrangência ?
- Quais as principais dificuldades encontradas com relação ao conjunto de bancos em todos os seus processos ?
Competências trabalhadas:
- Saber aplicar os conhecimentos para realizar uma análise na trajetória de uma empresa num ambiente globalizado.
- Saber identificar os problemas potenciais na implantação de uma nova fábrica numa realidade muito diferente de sua origem.
- Saber identificar os problemas operacionais e de processos na expansão empresarial.
- Notas de Ensino (“Teaching Note”): Anexo.
- Palavras-chave:
- O case Toyota Motor Manufacturing USA (TMM), baseia-se na demonstração da importância de utilizar as ferramentas de gestão no controle da produção, trabalhando com planejamento das atividades que são exercidas através do modo de produção puxada, padronizando as atividades e processos para um aumento significativo de produtividade, e diminuindo os estoques e desperdícios com o principio de produção JIT.
- O Sistema de Produção Toyota (TPS), busca diminuir os custos operacionais e eliminar os desperdícios em todo o processo produtivo para deste modo produzir carros atendendo diversos gostos com preços acessíveis e dentro do prazo. As fábricas da Toyota também se aplicavam em descobrir as causas dos desvios de qualidade para solucionar os mesmos, trabalhando na procura da melhoria continua isto conseguido através da utilização do princípio jidoka, que é fazer qualquer problema ser detectado.
- Portanto, a TPS baseava-se em destacar os problemas para que os colaboradores pudessem velos facilmente, o cordão andon explica muito bem este conceito uma corda que ficava ao longo da linha de montagem e sempre que um colaborador detectava um desvio de qualidade puxava a mesma automaticamente isto era sinalizado em um telão e o líder do grupo vinha verificar qual a gravidade da ocorrência quando era de fácil reparo puxava novamente a corda e reparava o defeito quando não era uma coisa de fácil reparo deixava sinalizado até o carro chegar na área clinica, pois não se podia para a linha de montagem até que a área clinica estivesse com lotação máxima que era de 8 carros para não atrapalhar a produtividade. Quando a área clinica chegava a lotação máxima a linha de montagem parava e os gerentes de produção se reunião para discutir o problema e solucionar o mesmo.
- O controle dos estoques era bem justo para não empacar o capital de giro e as peças chegavam na área de montagem no tempo certo e quantidade certa isto conseguido através do compartilhamento com os fornecedores dos planos de produção e utilização do kanban que disparava a produção de peças, estes cartões transitavam pela fabrica e fornecedores, lideres de grupo ajustavam a quantidade de cartões que circulavam para cada peça dentro de uma margem definida pelo controle de produção CP. Continha nos cartões kanban número do código da peça, tamanho de lote, seu “endereço” de entrega e outras informações relacionadas.
- Concluiu-se então que a Toyota utiliza varias ferramentas de gestão em seu processo produtivo e com isto conseguiu melhorar consideravelmente sua produtividade, qualidade dos bens além de diminuir os custos de produção fazendo com que seus veículos cheguem ao consumidor final com preço acessível.
Título: ZARA – TI para Moda Rápida
- Aula: Aula 7
- Resumo:
A Zara foi fundada em 2003. Com o passar do tempo, começou a acreditar que o varejo e a fabricação na indústria do vestuário, onde a demanda dos consumidores era reconhecidamente difícil de ser prevista, precisavam de uma vinculação estreita. Além da afinidade com relação à Tecnologia da Informação, os proprietários estavam convencidos de que precisava responder rapidamente às demandas dos seus clientes.
A Zara queria ser capaz de produzir e vender tais estilos enquanto estivessem no auge, ao invés de confiar na persuasão do seu Marketing em empurrar roupas fabricadas há algum tempo atrás.
...