Plano de Carreira
Por: Erica Rafaella • 4/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CAMPUS – MARQUÊS
RELATÓRIO DO PLANO DE CARREIRA
NOME DO ALUNO: ERICA RAFAELLA TAVARES SANTOS
RA: C9082G3
TURMA: AD8Q13
SÃO PAULO
2019
1º PASSO: CONHECENDO A SI MESMO
- O PERFIL
Atualmente tenho 21 anos, moro com meus pais e irmã.
Meu pai é porteiro completou o ensino médio com 40 anos e tem o desejo de se graduar, minha irmã é formada em Logística pela Unip e trabalha na sua área e minha mãe é dona de casa, estudou até a 4ºsérie e não tem muito interesse de voltar a estudar.
Eu e minha irmã temos 11 meses de diferença de idade, então assim que minha mãe Maria teve a minha irmã engravidou de mim e teve que parar de trabalhar. Então desde então minha mãe cuidou de mim e da minha irmã, meus pais nunca deixaram nos faltar nada apesar da dificuldade financeira.
Venho de família humilde e sempre estudei em escola pública.
Meus pais sempre me incentivaram o estudo e principalmente a ingressar na faculdade e foi o que eu fiz, assim que eu me formei do ensino médio me inscrevi no curso de Administração na Unip e foi o que minha irmã mais velha fez também.
Bom, ainda no ensino médio, com 14 anos consegui meu primeiro emprego como estagiaria no Banco do Brasil, nessa época estudava ensino médio e curso Técnico de Comércio na Etec aos sábados.
Terminei o ensino médio e o curso de Comércio, consequentemente meu contrato no Banco do Brasil foi finalizado.
Neste meio tempo estava em dúvida em qual curso me inscrever na faculdade. Prestei Enem com o objetivo de conseguir entrar em uma faculdade federal, mas não consegui atingir a pontuação.
Enfim, em meio de dúvidas optei pelo curso de Administração pois estava alinhado com os meus objetivos futuros que é gerenciar o meu próprio negócio.
Assim que entrei na faculdade consegui um estágio na área Comercial em uma empresa de pequeno porte no ramo de brindes promocionais, fiquei 4 meses pois não me identifiquei na área e buscava algo melhor.
Sempre fui uma pessoa ambiciosa, ou seja, sempre busco o melhor pra mim e a empresa era de pequeno porte, não era o que eu queria.
Bom, após essa experiência trabalhei como Auxiliar Comercial na VestCasa, fiquei por 10 meses. Entrei nesta empresa e neste setor porque eu precisava trabalhar, mesmo sabendo que não iria me dar bem no setor em si.
Atualmente sou estagiária de Recursos Humanos na empresa ArcelorMittal, ramo de aços, estou há 1 ano e 6 meses.
Neste meio período de tempo, confesso que fiquei um pouco perdida pois não conseguia me estabilizar em nenhuma empresa. Mas neste meio tempo eu me descobri, e a área Comercial/Vendas é a área que menos me identifiquei.
Após essas experiências e uma matéria que tive na faculdade Gestão de Pessoas tive a curiosidade de trabalhar no RH para ver na prática como funcionava.
Fiz um curso rápido de RH e consegui no ano passado, um estágio em RH e estou amando e hoje é o pretendo seguir futuramente e especializar.
Minhas realizações e desafios até hoje, foi sem dúvidas a experiência que eu tive e venho tendo em todas empresas que trabalhei e trabalho.
Acredito que hoje eu sou uma profissional capacitada para os desafios de um trabalho, já passei por momentos em que tive que ir além da minha capacidade pessoal e profissional, momentos que pensei que não ia conseguir resolver um problema ou situação.
Hoje toda experiência foi válida para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Desde os meus 16 anos sempre procurei fazer algo, tenho uma loja de roupas online. Mesmo trabalhando tento mante-la atualizada e quando fico desempregada é uma fonte de renda que tenho.
- EU SOU
Qualidades: Sou uma pessoa que no trabalho planejo tudo para entregar as demandas dentro do prazo, consigo trabalhar bem em equipe, gosto de dar ideias, sou madura e responsável com minhas obrigações, me preocupo com o trabalho as vezes além do que o necessário.
Defeitos: Através da minha experiência atual como estagiária, descobri que tenho uma resistência em aceitar feedback e opiniões.
Preciso desenvolver minha comunicação, ser mais breve de forma mais clara o que pretendo comunicar ou informar.
2º PASSO: AVALIAÇÃO DE PONTOS FORTES E FRACOS NA CARREIRA PROFISSIONAL
2.3. PONTOS FORTES E FRACOS
Meu ponto forte de grande potencialidade é o meu planejamento de vida, pois sou determinada em tudo que coloco como desafio pra mim. Em contrapartida, é sempre uma experiência a se contar.
Ponto fraco que precisa ser desenvolvido é o contato com clientes.
Outro ponto de atenção é a minha comunicação, quando estou nervosa acabo não sendo clara nas informações que pretendo passar.
3º PASSO: CONHECENDO O AMBIENTE
...