Plano de Negócios
Por: Vitoria Gai • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
LOGÍSTICA EMPRESARIAL - (CAPÍTULO 3) - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
NATUREZA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Ao iniciar-se o desenvolvimento conceitual da logística empresarial, o lugar do fluxo de suprimentos no escopo da disciplina não era claro. A ênfase situava-se na distribuição física. Só recentemente a administração de materiais foi efetivamente integrada a logística. Esta negligência com relação ao suprimento ocorreu provavelmente por duas razões: Em primeiro lugar os custos de movimentação de suprimento das firmas tendem a ser menores do que os custos de distribuição, sendo em média de 3 a 7% das vendas. A Distribuição física tem custos duas a três vezes maiores que o limite superior da média do suprimento. Segunda razão é que determinar o local do suprimento dentro das atividades logísticas não é uma tarefa fácil. As determinadas atividades executadas pelos agentes compradores e gerentes podem afetar enormemente os fluxos de produtos e de informações e o desempenho logístico.
O CANAL DE SUPRIMENTO
As atividades identificadas no canal de suprimentos podem ser consideradas fundamentais para a administração de materiais, pois elas afetam principalmente a economia e a eficácia do movimento dos materiais. As tarefas mais importantes são: a) inicialização e transmissão das ordens (pedidos) de compras, b) transporte de carregamentos até o local da fábrica e c) manutenção de estoques na planta. Além do transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos, existe uma série de outras atividades que apoiam o ciclo primário da administração de materiais. Elas são: Obtenção, embalagem de proteção, armazenagem, manuseio de materiais e manutenção de informações.
OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências da operação. Isto significa aplicar o conceito de custo total as atividades de suprimento de modo a tirar vantagem da oposição das curvas de custo. O objetivo da administração de custos deve ser prover o material certo no local de operação certo, no instante correto e em condição estável no mínimo.
RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
A Logística moderna agrega o suprimento e a distribuição dentro do possível numa única organização. O futuro da administração de materiais parece estar em compartilhar responsabilidades com a administração da distribuição física dentro da organização.
O PAPEL DA OBTENÇÃO
O termo obtenção é utilizado para referir-se aos aspectos de compras que tem algum impacto nas atividades de movimentação e armazenagem. Assume-se aqui que o termo compras usado em muitas empresas, envolve tanto compras como funções de movimentação de materiais. Deseja-se assim separar esses dois e evitar discussões de inclusão ou não das atividades de compra de materiais dentro da logística.
ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DA OPERAÇÃO
A administração de materiais atende apenas poucos clientes ou mesmo um único, enquanto a distribuição física atende muitos. O cliente de administração de materiais é o sistema de operações. Para realizar suprimentos eficiente exige-se conhecimento básico sobre a geração de requisitos da operação.
CRIAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO OPERACIONAL
É um plano para produzir certa quantidade de produto em certa data para atender a compromissos de venda e distribuição. É o principal documento pelo qual a produção é planejada.
DESDOBRAMENTO DO PROGRAMA DE MONTAGEM
Uma vez que o programa de montagem tenha sido estabelecido, o programador de produção pode desdobra-lo conforme peças críticas e não-criticas. Essas peças são determinadas a partir de uma lista de materiais, que identifica todos os componentes primários e os materiais necessários para produzir uma unidade do produto.
SUPRIMENTO PARA ESTOQUE
Estoques agem como amortecedores
...