Plano de Negócios
Por: jacksonbrum • 25/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.595 Palavras (15 Páginas) • 92 Visualizações
PLANO DE NEGÓCIOS: SABOR FIT
Bruna Dias – Jackson de Brum – Karoline Anselmo – Maiara Cardoso
Josi da Rosa de Oliveira -Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (ADG0888) – Seminário Interdisciplinar VI – PLANO DE NEGÓCIO
09/12/19
RESUMO
A presente pesquisa apresenta em seu contexto geral um plano de negócios de uma empresa chamada Sabor Fit, que se destina a comercializar produtos e receitas saudáveis na cidade de Capão da Canoa – RS, o contexto se desenvolve inicialmente com uma introdução abordando o contexto geral do mercado em que a empresa irá atuar, o desenvolvimento segue com referências teóricas abordando conceitos e perfis do empreendedor e intraempreendedor na atualidade, fundamenta e conceitua todas as etapas que comtempla o plano de negócios, a seguir é explanado na parte prática as etapas e processos do plano de negócios, que nesse contexto traz os subsídios necessários para a viabilidade do negócio, a partir dessa explanação o plano de negócios estará estruturado. Na sequência é apresentada a metodologia da pesquisa e os materiais utilizados para realiza-la, bem como os resultados e as possíveis discussões à cerca do assunto. Por fim a conclusão explanando os pontos apresentados durante o contexto do plano, bem como, as contribuições para o aprendizado nessa área e o encerramento do assunto com a evidenciação dos fatores pertinentes à viabilidade da implantação do negócio em questão.
Palavras-chave: Plano; Negócio; Sabor; Empreendedorismo; Intraempreendedor.
1. INTRODUÇÃO
Na atualidade a busca por uma vida saudável faz com que as pessoas se mostrem cada vez mais exigentes por opções de alimentação que estabeleçam um contexto saudável. Nesse sentido o mercado de alimentação fitness está em constante crescimento, haja vista que, com as tecnologias atuais é possível prever muitos problemas de saúde, problemas esses que em sua maioria, não advêm de contextos crônicos ou hereditários, mas sim, pela constância de uma alimentação incorreta, isso com que o empreendedorismo nessa área seja despertado de maneira a contentar os gostos pessoais e a necessidade salutar das pessoas que, nos dias de hoje, buscam uma vida mais longeva e uma qualidade de vida melhor.
O contexto do mercado de alimentos fitness, traz uma perspectiva de vida mais saudável, para quem busca opções de melhorar seus aspectos de saúde, bem como, aspectos estéticos, toda via, obviamente que a disciplina se faz essencial, bem como uma rotina de exercícios físicos, todavia, uma alimentação de qualidade é fundamental para o êxito nos resultados.
A pesquisa a seguir explanada traz um contexto geral referente à um plano de negócios de um comércio de comidas fitness no município de Capão da Canoa no estado do Rio Grande do sul, buscando a viabilidade do negócio em meio à um mercado que cada dia se torna mais competitivo, bem como, apresenta os processos inerentes à implementação do negócio e sua realização final em um contexto teórico e prático.
O desenvolvimento a seguir evidencia os processos do planejamento do negócio em questão trazendo os subsídios necessários para a viabilidade do negócio buscando os meios mais viáveis e coerentes de estruturar e apresentar o mesmo diante do mercado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Empreendedorismo
Na sociedade atual há diversos fatores que fazem com surjam novas ideias e situações inovadoras no sentido de empreendedorismo, o que retrata uma nova opção de escape em meio ao contexto político e econômico do Brasil.
Empreender traz um sentido amplo ao “buscar o novo”, De acordo com Dornelas (2003), empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, com foco em inovação e criação de valor. Em um sentido individual o empreendedorismo apresenta de forma dinâmica as competências e habilidades do indivíduo na busca por agregar valores criar valor trazendo a inovação como pilar principal de sua busca.
2.2 Empreendedorismo Corporativo
O empreendedorismo ainda caracteriza pela necessidade, onde a falta de recursos geradores de renda façam com que o indivíduo busque soluções alternativas e inovadoras para o suprimento de suas necessidades, bem como, o empreendedorismo de oportunidade onde as políticas do país, estado e município sejam inclinadas a incentivar atos empreendedores de acordo com Dornelas (2009), quanto mais o empreendedorismo de oportunidade estiver presente em um país maior será seu crescimento econômico, o que, por sua vez, permitirá a criação de mecanismos estimuladores do empreendedorismo sendo este um processo cíclico.
Na questão do empreendedorismo corporativo, faz-se necessário que o ambiente seja propenso à inovação e ao empreender das equipes internas da empresa, de acordo com Dornelas (2009), a empresa deve ter o empreendedorismo como filosofia buscando sempre a inovação e identificação de oportunidades, para isso se faz necessária a promoção de ações e processos que incentivem seus funcionários a pensarem e agirem de maneira empreendedora.
O empreendedorismo corporativo traz a perspectiva de indivíduos ou equipes que buscam de maneira inovadora alavancar os negócios da organização onde exercem suas funções, estes tem certa autonomia para atuarem e ministrarem decisões inerentes à seus setores visando sempre influenciar de maneira benéfica a empresa como um todo de acordo com Dornelas (2003) é o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
2.3 Intraempreendedorismo
O intraempreendedor apresenta um perfil proativo e visionista buscando sempre de maneira antecipada identificar oportunidades emergentes e complementares e criar de maneira dinâmica linhas de atuação que levem ao êxito da organização em seu ambiente.
Intraempreendedores e empreendedores parecem avançar no processo de formação de visões de maneira muito parecida. Enquanto os empreendedores tendem a focalizar em uma ideia central, os intraempreendedores desenvolvem visões emergentes e visões complementares que podem não seguir a mesma lógica que a visão central (se existir uma). (FILIONAR, 2007, p. 4).
Nesse contexto, o intraempreendedorismo trata de ações oportunistas rápidas de modo emergente com finalização rápida o que acelera o processo cíclico na busca por inovações no contexto organizacional, assim como o empreendedorismo corporativo o intraempreendedorismo necessita de ações de incentivo e reconhecimento para acontecer, de acordo com Filionar (2007), o intraempreendedor visionários envolvem outros intraempreendedores nas próprias ações o que cria uma cultura organizacional, fazendo com que estes se sintam comprometidos com a realização da visão.
...