Plano de Negócios Agrícola
Por: Matheus Nobre • 7/9/2021 • Relatório de pesquisa • 1.237 Palavras (5 Páginas) • 72 Visualizações
Plano de Negócios
Introdução
O presente plano abordará o cultivo, o local de plantio, os custos da produção, monitoramento, as previsões de produtividade e o faturamento tanto quanto a lucratividade na comercialização do produto.
Será esboçado um panorama da simulação de uma produção agricola desempenhada pelo acadêmico durante o periodo de 95 dias, no qual planeja-se evidênciar desde a escolha do produto até o balanço do faturamento.
Produto
Será cultivado Abóbora da variedade Italiana (Abobrinha-italiana) que é um delicioso vegetal pertencente à família das cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a abóbora, sendo uma fruta que teve origem no continente americano, mais especificamente no Peru e sul dos Estados Unidos.
Os benefícios da abobrinha têm sido mencionados há muitos anos. Na medicina islâmica e tradicional iraniana, a abobrinha é citada como um alimento que previne e trata diversas doenças.
Todas as partes do fruto da abobrinha são comestíveis e suas sementes, que infelizmente costumam ser descartadas, proporcionam muitos benefícios à saúde. Sua flor é um prato preparado com diversos tipos de recheio, principalmente na cultura italiana.
Mercado
Potencial de mercado/ Competição
A comercialização será realizada nas dependências do Instituto Federal de Pirapora nos dias 3, 4 e 5 de Julho de 2019 e nos sábados e domingos na feira do bairro Santos Dumont como no mercado municipal da mesma cidade.
Serão embaladas em sacolas plásticas e com preços aproximados ao praticado na feira como em supermercado. Será estipulado um valor unitário já que a comercialização não vai contar com balança para pesar a mercadoria.
A exposição do produto será feita sobre contentores, para acomodação e exposição dos produtos. As mesas onde os produtos ficarão expostos serão forradas com tecido. Sendo expostos alguns exemplares e o restante será armazenado em caixas de papelão para não serem danificados durante o momento em que o consumidor comprar.
Operacionalização
Local:
Será feito o plantio e todo o cultivo na Fazenda Santa Maria, km 4, zona Rural de Pirapora-MG em um espaço de 200m² 10,00m X 20,00m , simulando o tamanho de um lote urbano
Como será feito?
A aquisição de sementes será realizado em primeira instância, onde de forma minuciosa serão adquiridas semente selecionadas e tratadas pois é um dos pontos chaves para a obtenção de plantas sadias e vigorosas.
A coleta de adubos acontecerá na própria fazenda, onde há também a criação de bovinos, sendo assim o esterco será o elemento principal na adubação das curcubitáceas.
As ferramentas serão aproveitadas do local, onde se destaca o uso de enxadas/ castelos e pás.
O sistema de irrigação será do modelo tipo gotejador, onde alimentado por uma instalação hídrica da própria fazenda, proporcionará que de forma coletiva, todas as plantas sejam irrigadas.
As covas para o plantio serão feitas com espaçamento de 2m x 2m e com dimensões de 20cm de largura x 30 cm de comprimento X 20cm de profundidade, totalizando 50 covas.
Para cada cova, serão utilizados 5L de esterco moído e curtido, o qual será misturado com o solo no ato de plantio.
Serão plantadas três sementes por cova, no qual após 15 dias de germinação permanecerá apenas uma planta por cova. A planta selecionada será a que apresenta maior desenvolvimento perante as demais.
A irrigação será feita com 5 linhas de mangueira ¾ de polegada com 20m cada e com gotejadores sobre cada cova. A irrigação acontecerá apenas 1 vez por dia no período noturno.
Monitoramento:
O monitoramento será realizado diário sempre no momento da irrigação das plantas de forma a acompanhar e registrar o desenvolvimento das plantas como o surgimento de eventuais pragas.
Organização
Todo o procedimento será planejado, executado e monitorado pelo estudante Ilhano Batista Garbaccio do 8° período do curso Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora.
Ameaças, oportunidades, pontos fortes e pontos fracos
Ameaças
- Produção insuficiente.
- Pragas na produção.
Oportunidade
- Produto diferenciado.
- Evento do IFNMG.
Forças
- Preço reduzido.
- Mercadoria direto do produtor. Fraqueza
- Pouca produção.
- Dificuldades na produção.
- Mão-de-obra inexperiente e pouco qualificada.
Estratégia de negócio, diferenciais competitivos
A Abobrinha-Italiana tem o diferencial por ser o único tipo de ábobora a ser comercializada no evento que acontecerá no campos do IFNMG, e por ser um produto originado de produção orgânica. É um produto com baixo custo despendido para produção e com o valor acessivel. Sendo assim, o diferencial está em apresentar algo diferenciado e com o preço baixo o que de uma forma geral atende a expectativa dos consumidores.
...