TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Negócios Serralheria

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.238 Palavras (25 Páginas)  •  1.790 Visualizações

Página 1 de 25

1. INTRODUÇÃO

A forte expansão dos distintos comportamentos do consumidor no século XXI gerou a necessidade das empresas oferecerem seus produtos de maneira objetiva e eficaz, visando obter vantagens de posicionamento e diferenciação em relação aos concorrentes. O atual ambiente competitivo impõe às empresas a busca incessante de métodos consistentes capazes de gerar resultados que as tornem diferenciadas e notórias na mente dos consumidores. Buscando essa diferenciação e esse posicionamento, as empresas procuram cada vez mais disponibilizar para os consumidores novos produtos, novas versões de produtos existentes, assim como novas marcas. Uma simples observação no mercado ajuda a perceber esta realidade, com a quantidade de lançamentos ocorridos nos últimos anos. Essa busca pelo novo levam as empresas a criar produtos inovadores ou com características inovadoras, que seja condizente com o perfil de seus clientes. Assim como, também, desenvolvem uma gestão estratégica de Marketing para estes produtos, visando posicionar tais produtos.

O presente trabalho tem por objeto de estudo, o potencial de mercado das Carretinhas de Aço a serem fabricadas pela Serralheria Xavier, buscando destacar as inovações agregadas aos produtos e os diferenciais competitivos que poderão resultar no sucesso destes produtos.

2. CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO

A Serralheria Xavier fundou-se no início do ano de 2010 e desde então vem alcançando sucesso em seu ramo de atuação devido a seus diferenciais competitivos. A serralheria desenvolve produtos voltados à construção civil como portões, grades, corrimãos, escadas, coberturas e estruturas metálicas em geral, e neste ramo vêm oferecendo produtos de qualidade e flexibilidade superiores aos encontrados no mercado. Enfocada em oferecer produtos com tais conceitos a empresa criou a linha de Carretinhas de Aço, observando este nicho de mercado pouco atendido, e a má qualidade dos produtos oferecidos pelos concorrentes.

As fortes pretensões da Serralheria Xavier levaram ao desenvolvimento de um produto inovador que atenda as necessidades de qualidade e flexibilidade dos clientes, utilizando matérias-primas de alta qualidade e mão de obra qualificada. Apesar dos produtos apresentarem preços levemente superiores aos principais concorrentes, eles mantiveram uma excelente relação custo/benefício.

Para se adaptar ao mercado cada vez mais competitivo, a Serralheria Xavier buscará parcerias e convênios que maximizem o retorno dos investimentos, agregue valor ao seu produto e satisfaça as necessidades dos clientes, gerando assim vantagem competitividade em relação ao mercado.

A Serralheria Xavier verificou oportunidades de desenvolver novos produtos para novos mercados por isso deverá adotar estratégias de diversificação. Estas estratégias podem assumir alguns aspectos, dentre os quais se podem destacar a diversificação conglomerativa – diversificação de negócios em que a empresa não aproveitará a mesma tecnologia ou força de vendas – pelo fato da empresa buscar a inserção de uma nova linha de produtos para um novo mercado.

3. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

A segmentação de um mercado pode ser entendida como a ação de escolher um grupo de consumidores, com características e necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável (MAGALHÃES & SAMPAIO, 2007).

Uma segmentação de mercado bem definida norteará a Serralheria Xavier a desenvolver sempre produtos característicos de seu público-alvo. Além de ser essencial para o desenvolvimento do Marketing Estratégico e do Planejamento Estratégico que guiará a empresa frente este novo negócio. Assim o público-alvo da empresa para este produto foi definido conforme pode ser observado a seguir:

Geograficamente, o público-alvo a ser atendido por este produto será o de Belo Horizonte e região metropolitana. Apesar do site da empresa oferecer opções de compra a quaisquer regiões. O foco maior da empresa será nessa região pela facilidade de divulgação, escoamento da produção e a relativa decadência dos concorrentes instalados na região. No que tange a demografia, a empresa buscará atender ao público do sexo masculino, com faixa etária entre 25 a 49 anos e com ciclo de vida jovem/adulto. Ao que se refere à situação econômica, o produto atingirá as classes economicamente ativas com renda de dois salários mínimos ou mais. Quanto a benefícios procurados a empresa atenderá ao público que busca qualidade, durabilidade e flexibilidade. Por fim, a respeito do estilo de vida a empresa buscará atender o público aventureiro, praticantes de esportes radicais como Motocross, rally, enduro entre outros.

Os produtos também visarão atender a empresas que buscam soluções de transporte, como concessionárias de motos, locadoras de maquinas, etc.

De acordo com pesquisas a dados externos o público-alvo deste produto foi definido em 513.000 possíveis clientes, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE (2009), em pesquisas que estratificam a frota de veículos da região metropolitana, bem como a população economicamente ativa da mesma. Com base em dados fornecidos pelo DETRAN em seu setor de estatísticas é possível traçar um perfil de crescimento da frota de veículos em torno de 5% ao ano, analisando a evolução histórica de 1999 a 2005.

Pode observar que este é um mercado em franco crescimento, pois as tendências de crescimento da frota de veículos ao lado da tendência das pessoas praticarem esportes radicais e viajarem em seus veículos ajudam a viabilizar o negócio.

Sabendo que a sobrevivência da empresa está atrelada a geração de lucro, faz-se necessário o estudo dos clientes potenciais deste produto. Estratificando e identificando os potencias consumidores deste produto, bem como seu perfil de compra.

Logo, identificar quem pode vir a ser o seu foco poupa tempo, dinheiro e esforço. Uma vez identificado o público-alvo, chegou à hora da Serralheria Xavier fazer presente via ligações, participação em feiras, eventos, site, redes sociais, panfletos, carros de som (em algumas regiões ainda é permitido), newsletter, brindes, agendas, calendários, mídias alternativas em geral.

É interessante destacar que muitas vezes o cliente não sabe que ele é um potencial comprador, até que o produto possa ajudá-lo no que ele necessita no momento. Neste caso, é interessante ressaltar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com