Procedimentos Metodológicos de Pesquisa
Por: Josi2107 • 6/1/2020 • Projeto de pesquisa • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 305 Visualizações
Sumário
1. Objetivo 3
1.2. Objetivos Específicos 3
2. Introdução 3
3. Grupo de Foco 4
4. Procedimentos Metodológicos de Pesquisa. 5
4.1 Técnica de Coleta de Dados. 5
5. Vaidade 5
6. Roteiro da entrevista. 6
7. Relatório 7
8. Conclusão 10
9. Referências 11
1. Objetivo – Fatores que influenciam a demanda de serviços de estética em barbearia
1.2. Objetivos Específicos:
• Identificar a frequência de uso
• Quantificar os gastos mensais
• Analisar as marcas mais usadas
2. Introdução
Esse relatório tem como finalidade apresentar a técnica do grupo de foco, bem como, sua metodologia de aplicação e os resultados obtidos na experiência, realizada pela turma do 7° semestre do curso de Administração de Empresas da Faculdade São Luís de Jaboticabal/SP.
Ocorreu no dia 28 de maio de 2015 na Faculdade São Luís, com o objetivo de descobrir os fatores que influenciam a demanda de serviços de estética em barbearia. O grupo foi composto por 11 homens com idade entre 20 a 40 anos, casados e solteiros.
As perguntas foram feitas aos participantes por uma mediadora, que se baseou em um roteiro previamente efetuado por ela e pelos alunos acima citados.
O grupo de foco foi assistindo, em tempo real, pelos alunos em uma sala separada, com áudio e vídeo, onde se pode observar as respostas dos participantes, a relação entre um e outro, bem como as diversas reações durante a pesquisa.
Para que essa pesquisa seja bem-sucedida foi ouvido todos os convidados a fim de obter informações que possa ajudar identificar quais os fatores que influenciam a demanda de serviços de estética em barbearia.
3. Grupo de Foco
De acordo com Dias (2000) os grupos focais ou entrevistas de grupo focal, têm sido utilizados em pesquisas mercadológicas, desde os anos 50, e a partir dos anos 80, começaram a interessar pesquisadores de outras áreas do conhecimento, como as Ciências Sociais, a Ergonomia, as Ciências Médica, entre outras.
O principal objetivo do grupo focal é identificar percepções, sentimentos, atitudes e ideias dos participantes em relação ao assunto, produto ou atividade em questão.
Para DIAS (2000, p. 3)
Em pesquisas exploratórias, seu propósito é gerar novas ideias ou hipóteses e estimular o pensamento do pesquisador, enquanto que, em pesquisas fenomenológicas ou de orientação, é aprender como os participantes interpretam a realidade, seus conhecimentos e experiências.
Segundo May (2004, apud AGUIAR & MEDEIROS, 2009, p. 10712), o grupo de foco compõem-se de “8 a 12 pessoas que, guiadas por um entrevistador, discutem o(s) tópico(s) em pauta”.
De acordo com Marques & Rocha (2006) nos grupos de foco há o uso explícito da interação de grupo, que possibilita produzir material de análise e insights que o pesquisador teria menos acesso de outro modo.
Para AGUIAR & MEDEIROS (2009) a entrevista em grupo ou focal, como uma das formas de coleta de dados na pesquisa social, é uma técnica que permite alcançar bons resultados, apesar de suas limitações, que incluem a dificuldade de reunir os participantes e o tempo gasto para sua realização.
Contudo, estas limitações são compensadas pela grande quantidade de dados que podem ser obtidos (AGUIAR & MEDEIROS, 2009).
Segundo Lervolino e Pelicioni (2001), grupo de foco consiste na interação entre os participantes e o pesquisador, a fim de colher dados por meio de discussão focada em tópicos específicos e diversos.
Também relatam que uma das maiores vantagens é basear-se na tendência humana de formar opiniões e atitudes na interação com outros indivíduos.
Ainda descreve que o procedimento qualitativo é utilizado quando o objetivo do investigador é verificar como as pessoas avaliam uma experiência, ideia ou evento, como definem um problema e quais opiniões encontram-se associados a determinados fenômenos.
4. Procedimentos Metodológicos de Pesquisa.
O presente estudo apresentará os procedimentos metodológicos e também a forma de aplicação desses procedimentos para atingir os objetivos da pesquisa, a fim de adquirir os conhecimentos sobre o tema estudado.
A seguir serão discutidos o tipo de pesquisa e a metodologia que será adotada para a coleta dos dados.
4.1 Técnica de Coleta de Dados.
Foi realizado uma entrevista com um grupo de 11 convidados, a fim de, por meio de observações obter informações relevantes ao tema. Antes de iniciar a coleta de dados foi feito um trabalho de conscientização junto aos participantes da entrevista, para demonstrar a finalidade e importância da pesquisa sobre os Fatores que influenciam a demanda de serviços de estética em barbearia, mostrando a importância da participação de cada um deles, para que fosse possível levantar os resultados esperados para a pesquisa, buscando conhecer quais os fatores que influencia o público masculino a frequentarem uma barbearia.
Logo após da entrevista será realizada uma análise do conteúdo abordado e a conclusão final, buscando assim atingir os objetivos do estudo abordado.
5. Vaidade
Sant’Anna (2014) afirma que a beleza deixou de ser um atributo divino apenas para as mulheres a partir da década de 1950, passando a ser um gesto rotineiro e um direito de todas as mulheres e homens.
Também afirma que está relacionada à necessidade de socialização, uma vez que estão associadas às pessoas mais atraentes que é uma característica de personalidade mais desejável socialmente, influenciando nossa percepção e nosso comportamento em relação aos outros e em relação a nós mesmos.
O autor ainda relata que que a busca pela beleza é um prazer básico, e estudos clínicos comprovam que a
...