Processos Organizacionais
Por: Isabella Oliveira • 26/9/2015 • Relatório de pesquisa • 250 Palavras (1 Páginas) • 313 Visualizações
Princípios da organização
A organização nada mais é do que um conjunto de funcionalidades e hierarquia a fim de chegar ao objetivo de produção de bens ou serviços. Os princípios comuns e básicos fundamentais da organização são: divisão do trabalho, especialização, hierarquia, amplitude administrativa.
O primeiro ponto, a divisão do trabalho é o princípio imediato para que se atinja o objetivo de produção de bens e serviços. Para se tornar eficaz a realização desses mesmos objetivos é necessária que a produção divida as tarefas, que nada mais é do que e a divisão do trabalho em pequenas partes que o compõem. Com a divisão a organização ganhou maior produtividade e rendimento dos envolvidos e redução dos custos produtivos.
Com essa mesma divisão a organização passou a ter três níveis administrativos que representam a direção da execução das tarefas e operações, nível institucional, composto por diretores da organização, nível intermediário composto pelos gerentes e nível operacional composto por supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.
Na especialização cada órgão ou cargo passa a ter funções ou tarefas especificas e especializadas. Na teoria Neoclássica os fundamentadores passaram a se preocupar com a especialização dos órgãos que fazem parte da estrutura organizacional.
No que diz respeito a hierarquia, cabe o desdobramento da função de comando, cuja missão é dirigir cada atividade para que se cumpra de forma harmônica as missões. Além da especialização do trabalho a organização necessita de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados.
...