Produção Enxuta da Empresa Inside Tech
Por: piler • 13/7/2015 • Trabalho acadêmico • 7.916 Palavras (32 Páginas) • 130 Visualizações
EDUARDO DE OLIVEIRA CABRAL
ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA
DA DISCIPLINA JOGO DE NEGÓCIOS:
Produção Enxuta da Empresa Inside Tech
Adriana Maria André Coordenadora Local do Pós-Adm do Núcleo SP
Carlos Alexandre Montenegro Cima Professor Orientador do TCC
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Pós-Graduação em Administração de Empresas, lato sensu, Nível de Especialização, como pré-requisito para a obtenção do título de Especialista
São Paulo - SP 2010
O Trabalho de Conclusão de Curso
ANÁLISE DA PRODUÇÃO E DA
DA DISCIPLINA JOGO DE NEGÓCIOS:
Produção Enxuta da Empresa Inside Tech
elaborado por Eduardo de Oliveira Cabral e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para obtenção Curso de Pós- Graduação em Administração de Empresas lato sensu, Nível de Especialização
Data da aprovação: de de 2010
Adriana Maria André Coordenadora Local do Pós-Adm do Núcleo SP
Carlos Alexandre Montenegro Cima Professor Orientador do TCC
Dedico este trabalho a minha esposa e companheira Rejane e a meus pais, por sempre me apoiarem.
Neste trabalho, será analisado o ambiente competitivo empresarial de empresas fornecedoras de equipamentos de informática e será usado como base comparativa o Strategy® Business Simulation, software usado na disciplina jogos de negócios do curso de pós-graduação em administração de empresas. Esse software simula o ambiente empresarial quanto a pressões dos concorrentes e as mudanças na conjuntura econômica e dá aos participantes a chance de administrar uma empresa, onde as decisões são implantadas e seus resultados servem como base para uma estratégia de longo prazo.
Com base nos dados coletados durante os jogos de negócios, será analisado um plano de ações para redução de desperdícios e com isso redução nos custos, com base nas teorias da Produção Enxuta (Lean Manufacturing).
Palavras-chave: Strategy, Jogos de Negócios, Produção Enxuta
- INTRODUÇÃO 8
- STRATEGY ON-LINE – O JOGO 8
- O FUNCIONAMENTO DO JOGO 9
- Dados Disponíveis 9
- Diversas Áreas da Empresa 14
- Estrutura Organizacional 14
- Produção 14
- Recursos Humanos 15
- Marketing 15
- Gerência Financeira 16
- A FOLHA DE DECISÕES 17
- COMPRA DE INFORMAÇÕES 17
- A EMPRESA - INSIDE TECH 18
- VISÃO 18
- MISSÃO 18
- VALORES 18
- OBJETIVOS 19
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 19
- Ambiente de Negócios 19
- SWOT 20
- Forças 20
- Fraquezas 20
- Oportunidades 20
- Ameaças 20
- Matriz BCG 20
- A Estratégia Adotada 21
- RESULTADOS FINANCEIROS 22
- Desktop 24
- Notebook 25
3.5.3 Workstation 26
3.6.4 Resultado total 27
- EXAME CRÍTICO DA ATUAÇÃO 28
- PROJETO DE PRODUÇÃO ENXUTA PARA A INSIDE TECH 29
- PRODUÇÃO ENXUTA 29
- Mapa do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping) 30
- A Situação Futura 31
- A Dimensão de Análise de Custos 32
- Definição das Atividades 32
- Valor do Processo 33
- Tempo de Ciclo 33
- Custo de Cada Atividade 34
- Análise de Valor Agregado 34
- Analise das Atividades com o Mapa do Fluxo de Valor 34
- ANALISE DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO DA EMPRESA INSIDE TECH 35
- Quantidade a Ser Produzida 35
- Unidades Fabris 35
- Mão de Obra 36
- Insumos para Produção 37
- Estoque de Produtos Prontos 37
- Analise Geral da Produção 38
- PROPOSTAS FUTURAS 39
- Definir as Atividades 39
- Analisar o Valor do Processo 39
- Determinar os Tempos de Ciclo 40
- Estimar o Custo para cada Atividade 40
- Realizar a Análise de Valor Agregado 40
- Analise das Atividades com o Mapa do Fluxo de Valor 40
- CONCLUSÃO 40
- REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 42
- ANEXOS 43
Índice de Figuras:
FIGURA 1 - VOLUME DE VENDA DE DESKTOP DOS ÚLTIMOS 4 ANOS 10
FIGURA 2 - VOLUME DE VENDA DE NOTEBOOK DOS ÚLTIMOS 4 ANOS 10
FIGURA 3 - VOLUME DE VENDA DE WORKSTATION DOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS 11
...