Programa de treinamento e desenvolvimento
Por: wilsonmafilho • 6/11/2016 • Artigo • 5.330 Palavras (22 Páginas) • 394 Visualizações
PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA CAPACITAÇÃO: ESTUDO DE CASO EMPRESA FORMULA FARMA FARMÁCIA LTDA.- ME
Eduarda Bezerra dos Santos1
Wilson Magalhães de Azevedo Filho2
RESUMO: Este trabalho, de caráter descritivo, teve como objetivo evidenciar a importância da realização de um Programa de Treinamento na Farmácia de Manipulação Fórmula Farma como fator determinante para melhoria da qualificação de mão-de-obra. Para tanto, utiliza-se algumas ferramentas da qualidade que podem contribuir atingir melhores resultados. Foi realizado um diagnóstico, cujos métodos de coleta de dados foram: entrevista, observação direta e visita técnica. Em seguida, apresenta-se uma aplicação do ciclo PDCA para a implementação do programa de treinamento, com auxílio de outras ferramentas: Diagrama Ishikawa e 5W2H.
Palavras-Chave: Qualificação, Treinamento, Ciclo PDCA.
ABSTRACT: This work, descriptive, aimed to highlight the importance of conducting a training program on handling of Pharmacy Formula Farma as a determining factor for improving hand labor qualification . To this end, we use some quality tools that can help achieve better results . It was conducted a diagnosis, whose data collection methods were: interviews , direct observation and technical visit . Then, is presented an application of the PDCA cycle for the implementation of the training program with the help of other tools: Ishikawa Diagram and 5W2H .
Key-words: Qualification , Training, PDCA Cycle.
1. INTRODUÇÃO
A empresa Formula Farma Farmácia Ltda – ME é uma empresa privada de administração familiar de capital regional. Está no mercado há 16 anos, possui apenas uma sede com seis funcionários e atua no segmento de farmácia de manipulação. A partir do diagnóstico organizacional, obteve-se a oportunidade de coletar dados para gerar uma visualização das áreas críticas da empresa, podendo-se, assim, elaborar uma proposta de implementação de um Programa de Treinamento, propondo soluções aos problemas encontrados na organização.
Com o uso do gráfico radar, identificou-se a qualificação da mão de obra como área crítica. Diante desde fato, formulou-se a seguinte questão: como implementar um programa de treinamento e desenvolvimento para a capacitação da mão de obra?
Para que fosse solucionada essa problemática, com o objetivo de implementar um Programa de Treinamento e Desenvolvimento para a capacitação da mão de obra da empresa, estabeleceu-se seqüencialmente: identificar as causas dos problemas na qualificação da mão de obra, coletar e analisar os dados, elaborar o programa de treinamento e propor um plano de ação para a implementação do programa.
A abordagem metodológica de investigação que foi utilizada é o Estudo de Caso, pois, como um método específico de pesquisa de campo, contribui para a compreensão de contextos complexos, em que se podem observar e analisar diversos que incidem sobre o fenômeno investigado.
O conteúdo essencial deste trabalho é um plano de ação que resultou da proposta de elaboração de um PDCA com o intuito de implementar o programa de treinamento.
Inicialmente serão apresentados os c
2 TREINAMENTO
A escolha do programa de treinamento como solução para os problemas de qualificação da mão-de-obra da empresa citada, deu-se pela importância dado ao treinamento como um processo adequado para a construção de conhecimentos, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias a execução de tarefas exigidas para os cargos da empresa.
De acordo com Gil (2007, p. 122):
Treinamento refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual da organização. Trata-se, portanto, de um processo educacional de curto-prazo e que envolve todas as ações que visam deliberadamente ampliar a capacidade das pessoas para desempenhar melhor as atividades relacionadas ao cargo que ocupam na empresa.
O treinamento é uma forma de exercitar e transmitir novos conhecimentos, competências, habilidades e atitudes. Nele, o profissional adquire técnicas para melhorar o desempenho e realização de suas funções, atingindo com mais eficiência e qualidade, o papel a ele designado.
O treinamento é um método de ensino de curta duração, que compreende a troca de informações que contribuirão para a capacitação dos colaboradores, desenvolvendo aptidões para a realização de suas tarefas.
O objetivo do treinamento é solucionar os problemas que a ausência de qualificação dos colaboradores acarreta e influenciar, de forma positiva, na qualidade dos produtos, serviços e, consequentemente, no desempenho dos resultados obtidos pela empresa. Para Boog (2006, p.44):
O objetivo do treinamento é alcançar através do resultado de um processo de aquisição de conhecimento atitudes e habilidades, a fim de se obter comportamento esperados em determinado papel ou solução para situação do cotidiano.
Compreende-se que um dos objetivos do treinamento é a mudança de comportamento dos colaboradores, que precisa ser de tal modo que os mesmos desenvolvam a competência para decidir e resolver questões no ambiente de trabalho.
2.1.1 LEVANTAMENTOS DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO – LNT
Levantar as necessidades de treinamento é um processo que envolve as etapas de análise de informações relevantes para a compreensão do que será efetivado no programa de treinamento. De acordo com Marras (2011 p. 139):
O LNT engloba a pesquisa e a respectiva análise pela qual se detecta o conjunto de carência cognitiva e inexperiência relativa ao trabalhado existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do individuo e as exigências do perfil do cargo.
Com a realização do levantamento das necessidades, foi possível identificar as lacunas de conhecimentos, as habilidades que os colaboradores possuem e quais deveriam aprender ou desenvolver para desempenhar de forma mais eficiente a funções por eles efetivadas. A obtenção de tais informações possibilitou a reflexão para a elaboração do treinamento adequado para solucionar os problemas
...