Projeto de Pesquisa – Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto
Por: Concursando Aprovado • 28/3/2019 • Ensaio • 556 Palavras (3 Páginas) • 819 Visualizações
Resumo capítulo 1: CRESWELL, J. Projeto de Pesquisa – Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Creswell, aborda informações inerentes a Seleção de um Projeto de Pesquisa. Segundo este, a pesquisa qualitativa é um meio para entender o significado que os indivíduos ou os grupos atribuem a um problema social ou humano. O processo de pesquisa se dá através da análise indutiva dos dados. Já a pesquisa quantitativa é um meio para testar teorias objetivas, examinando a relação entre as variáveis com dados analisados por técnicas estatísticas, seu processo de pesquisa é concedido através da testagem dedutiva das teorias. Com relação à pesquisa de métodos mistos, esta abordagem de investigação combina ou associa as formas qualitativa e quantitativa.
Um dos componentes envolvidos em um projeto é a intersecção de filosofia, apresentado através de quatro concepções. A concepção pós-positivista, habitualmente utilizada na pesquisa quantitativa guiada por uma filosofia determinística, na qual às causas provavelmente determinam os efeitos ou os resultados. A concepção construtivista social, frequentemente associada ao interpretivismo, e tipicamente vista como uma abordagem da pesquisa qualitativa. A concepção reivindicatória e participativa, esta defende que a investigação da pesquisa precisa estar interligada à política e à uma agenda política, tratando de pontos específicas, relacionadas a importantes questões sociais atuais. E a concepção pragmática, onde os pesquisadores não se concentram em métodos, mas sim no problema da pesquisa, utilizando todas as abordagens disponíveis para entender o problema
O autor apresenta estratégias da investigação, que segundo ele são tipos de projetos ou modelos de métodos qualitativos, quantitativos e mistos que proporcionam uma direção específica aos procedimentos em um projeto de pesquisa. Citando como exemplo a pesquisa de levantamento e a pesquisa experimental. A primeira proporciona uma descrição quantitativa ou numérica de tendências, de atitudes ou de opiniões de uma população, estudando uma amostra dessa população. Enquanto que a segunda busca determinar se um tratamento específico influência um resultado. Como exemplo de estratégias investigativas associadas à pesquisa qualitativa é exposto a etnografia, a teoria fundamentada, o estudo de caso, a pesquisa fenomenológica e a pesquisa narrativa.
Em se tratando dos métodos mistos, três estratégias gerais são citadas por Creswell: Procedimentos de métodos mistos sequenciais, utilizados quando o pesquisador procura elaborar ou expandir os achados de um método com os de outro método. Procedimentos de métodos mistos concomitantes, são aqueles que o pesquisador converge ou mistura dados quantitativos e qualitativos para realizar uma análise abrangente do problema de pesquisa. E os Procedimentos de métodos mistos transformativos aqueles em que o pesquisador utiliza um enfoque teórico como uma perspectiva ampla em um projeto que contém tanto dados quantitativos quanto qualitativos.
...