Projeto de pesquisa
Por: guilherme3633 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.219 Palavras (5 Páginas) • 148 Visualizações
Toda empresa é gerenciada por meio de três funções principais: finanças, marketing e gestão de operações. O vice-presidente de cada uma dessas funções subordina-se diretamente ao presidente ou CEO da empresa, como vemos na figura 1. Outras funções empresariais (contabilidade, compras, recursos humanos e engenharia) apóiam estas três funções principais.
A gestão de operações ou gerência de operações (GO) é a função empresarial que planeja, coordena e controla os recursos necessários para se produzirem os produtos e serviços de uma empresa. A gestão de operações é uma função de gerenciamento, de pessoas, equipamentos, tecnologia, informações, etc. Ela é a principal função de qualquer empresa, pois sem operações não haveria produtos nem serviços para serem comercializados.
O papel da gestão de operações é transformar as entradas da empresa em produtos acabados ou serviços. A gestão de operações é responsável pela orquestração de todos os recursos necessários à obtenção do produto final. Isso abrange o projeto do produto; decidir que recursos são necessários; organizar a programação, obter equipamentos e instalações; gerenciar estoques; controlar a qualidade; projetar as tarefas para a fabricação do produto; e definir os métodos do trabalho. Basicamente, a gestão de operações é responsável por todos os aspectos do processo de transformar entradas em saídas.
Diferenças entre Organizações de Manufatura e de Serviços.
As organizações podem ser divididas em duas grandes categorias: as organizações de manufatura e as organizações de serviços.
Organizações de manufatura
fornecem um produto físico, tangível, que pode ser armazenado até se tornar necessário.
A maioria dos clientes não tem contato direto com a operação.
Organizações de Serviços
Apresentam um produto intangível, que não pode ser produzido antecipadamente.
Os clientes normalmente estão presentes durante a prestação do serviço.
Desenvolvimento histórico
Muitos eventos ajudaram a moldar a gestão de operações. Alguns podem ser considerados marcos históricos como veremos a seguir:
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Teve um significativo impacto na maneira como os bens e serviços são produzidos hoje. Antes dela os bens eram feitos manualmente por artesãos capacitados em suas lojas ou casas. Cada produto era único, feito com esmero por uma só pessoa. Após o desenvolvimento de muitas invenções que substituíam a força humana pela força da máquina, surgiu a idéia da divisão do trabalho, um conceito importante que iria tornar-se um dos blocos de construção da linha de montagem. Alguns anos depois foi lançado o conceito de peças intercambiáveis ou padronizadas.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Foi uma abordagem do gerenciamento criada por Taylor na virada do século XX. Veremos um pouco mais adiante.
O MOVIMENTO DE RELAÇÕES HUMANAS
Tinha o propósito de estudar modificações do ambiente sobre a produtividade de trabalhadores da linha de montagem.. Os resultados foram surpreendentes; a produtividade continuava a crescer independente das mudanças ambientais feitas. A análise dos resultados levou a conclusão que os trabalhadores eram motivados de fato pela atenção que recebiam. A influência dessa nova filosofia pode ser vista na implementação de muitas idéias que motivam os trabalhadores tornando suas tarefas mais interssantes e mais significativas.
A CIÊNCIA DO GERENCIAMENTO
Focalizava o desenvolvimento de técnicas quantitativas para resolver problemas de operações. Foram desenvolvidos modelos matemáticos para a gerência de estoques e também procedimentos para a teoria de amostragem estatística e de controle da qualidade.
A ciência do gerenciamento é um campo orientado matematicamente que fornece a gestão de operações ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar na tomada de decisões.
A ERA DO COMPUTADOR
Facilitou o processamento de dados, a utilização de modelos matemáticos desenvolvidos pela ciência do gerenciamento, tendo efeitos importantes em áreas como previsões, fixação de prazos e gerência de estoques.
JUST-IN-TIME
É uma importante filosofia de gestão de operações desenvolvida no Japão nos anos e destinada a obter grandes volumes de produção com a utilização de quantidades mínimas em estoque. Isso foi conseguido por meio da coordenação do fluxo de materiais de modo que as peças certas chegassem ao local certo na quantidade certa. Trata-se de uma filosofia organizacional abrangente que emprega equipes de trabalhadores para obter melhoria contínua dos processos e eficiência organizacional pela eliminação de todo o desperdício organizacional.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
É uma filosofia que procura agressivamente melhorar a qualidade dos produtos eliminando a causa dos defeitos dos produtos e tornando a qualidade uma filosofia organizacional abrangente. Esta é uma área do gerenciamento de operações que nenhuma empresa competitiva pôde ignorar. A importância desse movimento é comprovada pelo número de empresas que se juntaram àquelas que obtiveram o certificado ISSO 9000.
...