QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO
Por: pbarbarasouza • 24/9/2019 • Resenha • 858 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
ATIVIDADE 1
QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO
Na sua opinião, na atualidade, quais são os motivos que estão levando as pessoas a adoecerem? Qualidade de vida, uma responsabilidade pessoal ou da organização? Prevenção, pura ilusão?
O adoecimento dos colaboradores é um fator preocupante para todos os envolvidos na gestão de pessoas e medicina do trabalho. Afinal, a ausência de saúde provoca distúrbios das funções físicas e mentais dos funcionários, impactando diretamente os níveis de produtividade e desempenho de toda a equipe. É preciso trabalhar então, tanto para prevenir a ocorrência de doenças quanto para promover a saúde integral dos trabalhadores. Para cuidar do bem-estar corporativo é preciso avaliar quais são os fatores que levam ao padecimento e desequilíbrio físico, mental e emocional das pessoas.
Podemos elencar causas de incidência de doenças: Riscos ergonômicos e LER (Lesão de esforço repetitivo ((responsabilidade da empresa), pois ela precisa fornecer o material adequado;
Estresse (resulta da empresa e do empregado), pois a empresa, precisa se esforçar para tornar um bom ambiente organizacional, e do funcionário em se dedicar às tarefas para que estas sejam agregadas; O colaborador precisa saber que tem valor e isto a empresa precisa mostrar a ele;
“O estresse é resultado do quanto eu estou preparado para o trabalho e o quanto exigem de mim”.
Assédio moral (Responsabilidade da empresa) O assédio moral aos funcionários é outro fator que leva os colaboradores a adoecerem. O autoritarismo, gritos, palavrões, ambiente hostil, agressivo são as queixas mais frequentes dos seus pacientes. Isto leva ao desenvolvimento de morbidades.
A falta de condições adequadas para que o trabalhador desempenhe suas atividades leva ao adoecimento, comprometendo a saúde física, mental e emocional.
Por fim, os cuidados com alimentação e procurar realizar atividades físicas são de extrema importância para o colaborador.
Múltiplos fatores podem alterar a saúde do colaborador e levá-lo ao adoecimento, por isto é muito importante buscar sempre medidas que promovam a felicidade e prazer no trabalho, além de saúde e motivação. Promover a ergonomia e programas de prevenção e saúde podem ser boas alternativas para diminuir a incidência de patologias comuns entre os trabalhadores. Por isto, o olhar atento do gestor ou do médico do trabalho responsável pode fazer toda a diferença para o bem-estar dos colaboradores. E escolher ações assertivas e que efetivamente tragam resultado nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a empresa espera sempre que os projetos deem retornos reais.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
ATIVIDADE 1
Você acredita, que atualmente, seja viável conversar sobre planejamento de carreira de forma transparente com os gestores?
Qual deve ser o papel da área de gestão de pessoas nesse contexto?
Planejamento de carreira, até que ponto a responsabilidade é sua e até que ponto é das organizações ?
O plano de carreira contribui positivamente para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. Dentro da empresa, oferecer para os profissionais um planejamento que os dê segurança e que os possibilite superar os obstáculos empresariais com êxito cria um ambiente favorável ao trabalho.
O que, por consequência, contribuirá para um aumento da produtividade e para a manutenção dos bons talentos da sua corporação. É imprescindível que se trace o plano de carreira para todos os funcionários, incluindo discussão de objetivos profissionais, avaliações de desempenho, dicas úteis para melhorar a produtividade e alterações no fluxograma da empresa. Uma das vantagens do planejamento é a aproximação do colaborador ao gestor, o que, além de permitir um contato de parceria, cria dinâmica dentro da empresa, melhorando o trabalho e o desempenho.
...