QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO
Por: Narareism • 1/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 3.050 Palavras (13 Páginas) • 190 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
CURSO: QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO
Andressa Valeria Silva Nogueira
Marcos Cal Amorim Junior
Marcos Mateus Goes
Nara Reis da Silva Monteiro
Pedro Santana Cotrim
Pedro Tenório Brandão Vaz da Silva
Samuel de Oliveira Pedreira
Professor: Tiago Freitas
Salvador
Abril de 2019
Andressa Valeria Silva Nogueira
Marcos Cal Amorim Junior
Marcos Mateus Goes
Nara Reis da Silva Monteiro
Pedro Santana Cotrim
Pedro Tenório Brandão Vaz da Silva
Samuel de Oliveira Pedreira
ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina Qualidade e Certificações, sob a orientação do professor Tiago Freitas, do curso de administração da Universidade Salvador.
Salvador
Abril de 2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇÕES, CONCEITOS E HISTÓRICO 4
3. ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES 5
4. CERTIFICAÇÕES E ELEGIBILIDADE 6
4.1 Acreditado 6
4.2 Acreditado Pleno 6
4.3 Acreditado com Excelência 6
4.4 Selo de Qualificação ONA 6
5. ELEGIBILIDADE 7
6. INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS E MEMBROS ASSOCIADOS 7
7. CONSELHOS E COMITÊS 8
8. CONSÓRCIO BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO 9
9. ABNT, NBR, ISO/IEC 17011 2005 10
10. EXEMPLO PRÁTICO 12
11. CONCLUSÃO 13
12. REFERÊNCIAS 14
13. APENDICES 15
- INTRODUÇÃO
Em todos os setores precisamos avaliar e garantir uma melhor qualidade dos serviços evidenciando quem cumpre todas as normas e garantindo as mesmas através de certificados e acreditações. Não sendo diferente no ramo da saúde, onde é de fundamental importância para os pacientes um melhor tratamento, cuidado e atendimento.
Devido a isso, a ONA (Organização Nacional de Acreditações) possui um grande respeito em âmbito de acreditações e certificações tanto nacional, quanto internacional associada a Joint Commission. Visando a melhora contínua dos processos, produtos e serviços com a gestão de qualidade e utilizando a acreditação como método de avaliação externa da qualidade em serviços de saúde.
- DEFINIÇÕES, CONCEITOS E HISTÓRICO
Devido a mudanças na constituição de 1988, a ONA (Organização Nacional de Acreditação) foi criada em 1999 por entidades publicas e privadas do setor de saúde. Essas movimentações na década de 1990 trouxeram a atenção de entidades e organizações do setor público e privado para/com os serviços ofertados para a população na época.
Nessa época, já existiam movimentações regionais na área de acreditação, o Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade de Saúde (PGAQS) e o Manual de Acreditação de Hospitais para América Latina e Caribe, esse manual foi publicado em conjunto pela Federação Brasileira de Hospitais, a Federação Latino-americana de Hospitais e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
A ONA surgiu como uma organização não governamental, com uma abrangência nacional e sem fins lucrativos que oferece certificações de qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente e na melhoria do atendimento, tudo feito através de acreditações e buscando promover/permitir o desenvolvimento contínuo na área.
A metodologia de avaliação hoje usada pela ONA foi elaborada através de uma revisão de modelos de acreditação regionais e de diferentes manuais de países como Estados Unidos, Espanha, Canada e Inglaterra. Essa metodologia adotada pela ONA é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), a instituição parceira da Organização Mundial em Saúde.
Hoje a ONA tem um grupo de seis (6) instituições credenciadas que fazem as avaliações pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação. Dentre elas: DNV GL, o Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS) e uma das instituições que mais se destacam na área, o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), devido ao apoio técnico desde o Diagnóstico Organizacional, equipe altamente especializada, cursos de capacitação em saúde altamente elogiados.
“As IACs utilizam como diretrizes as Normas Orientadoras (NOs) e as Normas de Acreditação (NAs) da ONA, incluindo o Manual de Acreditação Versão 2018, o que significa que elas são competentes para testar e certificar terceiros, prezando pelo comportamento ético e pela garantia de qualidade dos seus próprios serviços. O processo de acreditação assegura que as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis. É um processo destinado a:
- Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde (Hospitais, Ambulatórios e Clínicas, Pronto Atendimento, Laboratórios, Clínicas de Imunização, Bancos de Sangue, Bancos de Cordão Umbilical, entre outros);
- Serviços Odontológicos
- Serviços de Saúde (Lavanderias, Serviços de Manipulação de Nutrição Parenteral e Quimioterápicos, Serviços de Esterilização de Materiais)
- Programas da Saúde e Prevenção de Riscos."
- ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES
A Organização Nacional de Acreditação – ONA - é uma entidade que busca certificar a qualidade de serviços de saúde no Brasil, em diferentes categorias de organizações.
...