Qual a relação entre liderança e gestão de projetos?
Por: HeloisaRibeiroA • 4/4/2022 • Resenha • 605 Palavras (3 Páginas) • 78 Visualizações
[pic 1]
Curso: Gestão de Projetos
1. Qual a relação entre liderança e gestão de projetos?
Aquele que assume o papel da liderança em uma organização tem como responsabilidade garantir que os stakeholders estejam envolvidas no desenvolvimento do projeto.
2. O que é o Triângulo de Talentos? Quais são as suas dimensões?
O Triângulo de Talentos são as demandas de habilidades críticas que as organizações globais buscam nos gestores da área de projetos, ele compreende as dimensões de Técnicas em Gestão de Projetos, Liderança e Gestão Estratégica de Negócios.
3. O que cada uma das dimensões do Triângulo de Talentos representa?
-Técnicas em Gestão de Projetos: entendimento de controle de projetos e programação bem como o domínio das ferramentas e técnicas ágeis em gerenciamento de riscos, de escopo, ou seja, de projetos em geral.
-Liderança: compreender as necessidades das equipes, buscando o desenvolvimento da inteligência emocional da mesma, bem como motivar e influenciar.
-Gestão Estratégica de Negócios: habilidades de corporificar o planejamento estratégico do negócio, nas funções operacionais, financeiras entre outras.
4. Há alguma dimensão que é mais importante? Justifique.
Não. Todas as 3 dimensões são de extrema importância para o sucesso final do projeto, acreditamos que elas se complementam, afinal, todos os projetos para serem bem sucedidos é necessário que tenham técnicos que dominam o conhecimento de ferramentas , que tenham líderes que saibam liderar e influenciar toda a equipe de forma mais harmoniosa rumo a realização de uma meta e que dominem o conhecimento do negócio e do planejamento estratégico. Com as 3 dimensões sendo executadas pela equipe , certamente , o resultado final será mais eficaz e eficiente do que uma gestão de um projeto que se preocupa mais com uma dimensão específica.
5. Comente sobre 3 habilidades necessárias para o exercício da liderança. Dê exemplos.
Entre todas as habilidades necessárias para o exercício da liderança, deve-se destacar, primeiramente, a habilidade de ouvir pois a partir do momento em que você se coloca a disposição de receber feedbacks é possível visualizar na grande maioria das vezes detalhes muito importantes que com toda confusão do dia a dia podem estar sendo ignorados e não ter recebido a atenção devida, um líder não é mais aquele que tem todas as soluções um exemplo disso é que o crescimento da empresa depende muito mais da colaboração dos funcionários que são a grande maioria do que apenas de um gerente , afinal , quanto mais engajados no negócio mais produtivos eles se tornam, e para estarem engajados é certamente precisam ser ouvidos e ter um bom diálogo entre todos os colaboradores. A habilidade da inteligência emocional também é muito importante , saber lidar com as nossas emoções é essencial para que possamos desenvolver todo nosso potencial produtivo, é grande o número de pessoas que não possuem competência emocional, que não conseguem conter suas emoções em situações adversas, o líder, como mentor de pessoas, tem a grande responsabilidade de gerir estas pessoas e lidar com suas emoções, a empatia é essencial para alguém que exerce o cargo de liderança não há como conduzir pessoas ao alcance de objetivos se não houver o entendimento de como elas se encontram, um bom exemplo disso , é como as relações que possuem confiança são mais harmoniosas. Por último, a habilidade de negociação que envolve todas as partes interessadas para chegar facilmente em um acordo que seja satisfatório para ambas partes, negociação envolve a comunicação entre as pessoas portanto, é de extrema importância que o negociador saiba ouvir e interpretar bem os outros e que tenha muito controle de suas emoções , afinal , uma boa negociação pode salvar uma organização.
...