Qual o significado do equilíbrio de mercado?
Por: jully • 30/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 208 Visualizações
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ECONOMIA I
Gabarito - 4º Lista de Exercícios
Nome do aluno que entregou este trabalho:
1. Qual o significado do equilíbrio de mercado?
O equilíbrio de mercado pode ser entendido como a situação em que são compatibilizados os interesses dos consumidores e produtores. Esse equilíbrio é comumente representado graficamente e é representado pela interseção das curvas de oferta e de demanda. O equilíbrio representa o preço e a quantidade do bem que é efetivamente comercializada no mercado. Analiticamente, sua estabilidade decorre, além das inclinações das curvas, da hipótese ceteris paribus. A flexibilização desta hipótese se manifesta pela alteração das outras variáveis de mercado, como a renda e o preço dos outros bens.
2. INSTITUTO RIO BRANCO [2003 – nº 27]
Considerando os conceitos básicos da análise econômica, julgue se a afirmativa é certa ou errada.
“O pacote recente do governo brasileiro, que injetou crédito de R$ 400 milhões para a compra de eletrodomésticos, deslocará a curva de demanda de eletroeletrônicos para cima e para a direita, e a curva de oferta desses bens, para baixo e para a esquerda”.
Errado. Com a injeção do crédito de R$ 400 milhões, pode-se supor que haverá um deslocamento da curva de demanda para cima e para a direita, pois agora os consumidores terão, mais facilmente, dinheiro para comprar aqueles produtos. A curva de oferta, contudo, manter-se-á inalterada.
3. Mostre os impactos, sobre o equilíbrio de mercado, de alterações: i) na renda do consumidor; ii) no preço dos bens substitutos e complementares no consumo e na produção; iii) do aumento nos custos de produção; e iv) das alterações nas preferências dos consumidores.
Este exercício mostra o impacto, sobre o equilíbrio, de alterações em outras variáveis que não o preço do bem. Tais alterações provocam deslocamentos nas curvas, conforme indicado a seguir.
Alterações na renda
Suponha uma elevação na renda. Neste caso, deve-se considerar se o bem é inferior ou normal (ou superior). No caso dos bens inferiores, a elevação da renda provoca deslocamento na curva da demanda para a esquerda, , resultando na queda do preço e da quantidade de equilíbrio. Se o bem é normal (ou superior), o deslocamento da curva de demanda se dará para a direita, resultando na elevação do preço e da quantidade de equilíbrio. Alteração no preço dos bens substitutos e complementares na demanda Suponha que a análise de mercado tenha como referência o bem X. Suponha a elevação no preço do bem Y. Se o bem Y é substituto de X no consumo, a curva de demanda por X se deslocará para a direita, de forma semelhante ao considerado resultando no aumento do preço e da quantidade de equilíbrio. Se o bem Y é complementar ao bem X no consumo, a curva de demanda por X se deslocará para
a esquerda, resultando na queda do preço e da quantidade de equilíbrio.
Alteração no preço dos bens substitutos e complementares na oferta
Suponha que a análise de mercado tenha como referência o bem A. Suponha a elevação no preço do bem B. Se o bem B é substituto na produção do bem A, a curva de oferta de A se deslocará para a esquerda, resultando no aumento do preço e redução na quantidade de equilíbrio. Se o bem B é complementar na produção do bem A (ou seja, decorre da produção do bem A), a curva de oferta de A se deslocará para a direita, resultando na redução do preço e aumento na quantidade de equilíbrio. Elevação nos custos de produção A elevação nos custos de produção de um determinado bem provoca o deslocamento da curva de oferta para a esquerda, resultando na elevação do preço e redução na quantidade de equilíbrio.
Alterações nas preferências dos consumidores
As alterações nas preferências dos consumidores provocam deslocamento na curva de demanda. Para saber a direção do deslocamento, é necessário saber se essa alteração eleva ou reduz a demanda do bem objeto de análise. Suponha que essas preferências, induzidas, por exemplo, pela propaganda, elevem a demanda do bem. Nesse caso, a curva de demanda se deslocará para a direita, tendo como resultado a elevação no preço e na quantidade de equilíbrio.
4. Analise graficamente o impacto da elevação dos preços do petróleo sobre a demanda de automóveis. Considere, em sua resposta, a possibilidade de se ter carros mais econômicos.
Supondo o carro como um bem homogêneo, pode-se considerar os impactos da elevação do preço da gasolina pelo deslocamento da curva de demanda por automóveis para a esquerda, o que resulta na queda do preço e da quantidade de equilíbrio no mercado. Entretanto, pode-se pensar na diferenciação dos carros entre aqueles menos e mais econômicos. Nesse caso, a elevação do preço do petróleo pode elevar a demanda por carros mais econômicos. Esse fato pôde ser observado a partir do segundo choque do petróleo, quando os carros de alto consumo tiveram a demanda e preço reduzidos, elevando a demanda por veículos mais econômicos. Esse exemplo mostra que a análise de mercado possui ampla aplicabilidade prática e deve levar em consideração as especificidades do bem objeto de estudo.
5. Apresente um exemplo de choque de demanda. Mostre em um gráfico os efeitos desse choque no preço e na quantidade demandada.
Aquisição de máscaras e álcool 70% no início da Pandemia. Deslcocamento da curva de demanda para a direita e para cima. Aumento de preço e da quantidade demandada. Ou:
6. Apresente um exemplo de choque de oferta. Mostre em um gráfico os efeitos desse choque no preço e na quantidade demandada.
7. Para cada evento e mercado, diga se há deslocamento na curva de demanda, na curva de oferta, nenhuma mudança ou mudança nas duas curvas:
a) Efeito do desenvolvimento da tecnologia de monitores de cristal líquido no mercado de televisão.
Deslocamento da curva de oferta para a direita (se o aluno considerar que há um mercado para os televisores com a tecnologia antiga e outros para os televisores com monitor de cristal líquido, aí há um choque negativo de demanda
...