RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA NA EMPRESA VLI
Por: Lorena Barreto • 21/5/2016 • Relatório de pesquisa • 690 Palavras (3 Páginas) • 3.300 Visualizações
[pic 1]SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO BÁSICO DE MECÂNICA DE MANUNTENÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA NA EMPRESA VLI
LORENA LOPES DOS SANTOS
TAISE LORENA FREITAS BARRETO
Alagoinhas - BA
março, 2016
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de apresentar atividades desenvolvidas pelos discentes e relatar acontecimentos cronológicos realizados durante a visita técnica realizada no dia 3 de fevereiro de 2016, à empresa Ferrovia Centro Atlântica – FCA, uma empresa do conjunto VLI. A atividade foi solicitada pela professora Priscila Cardoso, como avaliação parcial da disciplina Leitura e Comunicação, do curso básico em aprendizagem Industrial Mecânica de manutenção de máquinas industriais.
A VLI é uma organização que oferece soluções logísticas integradas ao negócio de seus clientes e tem o compromisso de gerar valor para todos os seus parceiros. Apresenta como diferencial um sistema totalmente integrado com ativos próprios e de terceiros que conectam ferrovias, portos e terminais. Sua integração logística assegura uma operação mais ágil, segura e eficiente, possibilitando ganhos em toda a cadeia produtiva e contribuindo assim para o crescimento dos clientes. Sua visão consiste em transformar a logística do Brasil.
2 DESENVOLVIMENTO
Ao chegar à empresa, às 13 horas, fomos recepcionados pela técnica de segurança Cristiane Alves e o senhor Claudio Reis, líder e inspetor de manutenção da oficina de locomotivas. A principio, fomos direcionados ao auditório para as boas vindas e uma breve ambientação, no qual foram apresentadas algumas regras básicas da empresa, englobando procedimentos de segurança, análises de riscos presente no local e finalizando com o recebimento de um conjunto básico de equipamentos de segurança.
Em seguida, percorremos toda a unidade da oficina (ANEXO A), iniciando pelo setor de concertos de locomotivas, onde foi possível observar o processo de manutenção das máquinas e perceber sua nítida divisão entre os campos de elétrica, mecânica, pneumática e truque, cada um deles compostos por cerca de cinco funcionários aptos para exercer tal atividade.
Continuando o percurso, visitamos o ferramental, local onde são guardados todos os equipamentos (chaves de fendas, alicates, multímetros, etc.) necessários para auxiliar as atividades nas máquinas. Logo após, fomos ao almoxarifado, setor relacionado com a área da logística, que armazenam e controlam a recepção e saída de diversos materiais.
Visitamos também a parte externa dos galpões da oficina, orientados pelo senhor Djalma Santos, responsável pelo setor ambiental, o qual mostrou os métodos que a empresa utiliza para tratamentos de resíduos e técnicas de prevenção de ao meio ambiente.
Por fim, fomos ao departamento gerencial, onde tivemos contato direto com o supervisor e funcionários do Planejamento e Controle da Manutenção – PCM, setor responsável pelo agendamento das manutenções preventivas e corretivas, também como realização de compras de materiais necessários para o funcionamento da oficina.
...