RELATÓRIO DO ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TRANSPORTES GABARDO
Por: Tiago Souza Pereira • 21/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 517 Visualizações
CET FAESA
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
CAMILA ALMEIDA CUSTODIO
DIEGO MANOEL SOARES
ENZO BASTOS DE OLIVEIRA
ROSILENE GRILO PILON
TIAGO SOUZA PEREIRA
RELATÓRIO DO ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TRANSPORTES GABARDO
VITÓRIA
2015/2
CAMILA ALMEIDA CUSTODIO
DIEGO MANOEL SOARES
ENZO BASTOS DE OLIVEIRA
ROSILENE GRILO PILON
TIAGO SOUZA PEREIRA
RELATÓRIO DO ESTUDO DE CASO DA EMPRESA TRANSPORTES GABARDO
[pic 1]
VITÓRIA
2015/2
Folha de Aprovação
Título do trabalho: Relatório do Estudo de Caso da Empresa Transportes Gabardo
Alunos: Camila Almeida Custódio, Diego Manoel Soares, Enzo Bastos de Oliveira, Rosilene Grilo Pilon, Tiago Souza Pereira
Turma: 2º Log A
Orientador: Israel Scardua de Aquino
Local/Data: Vitória, 26 de novembro de 2015
( ) Aprovado
( ) Não aprovado
Nota:___________
Israel Scardua de Aquino
___________________________________________
___________________________________________
Sumário
1. Introdução................................................................................................... 4
2. Estudo de Caso da Empresa Transportes Gabardo................................... 5
2.1. Excessos de Velocidade...................................................................... 5
2.2. Supervisão de Rota.............................................................................. 6
2.3. Acidentes: Comparativo Mensal de Incidência de Tombamentos........ 7
3. Conclusão.................................................................................................... 8
4. Anexo I......................................................................................................... 9
1. Introdução
O grupo é formado por cinco alunos do segundo período do curso Tecnólogo em Logística da faculdade Cet-Faesa, dentre os quais um aluno trabalha na empresa na qual foi realizado a aplicação do estudo. Decidiu-se fazê-lo na filial de Cariacica da Transportes Gabardo LTDA, em atividade nessa cidade desde 2005. A empresa, que foi fundada em 1987 e cuja sede fica em Porto Alegre-RS, com área de atuação em logística e transporte de veículo, ônibus, máquinas e similares, hoje emprega na filial 22 funcionários.
O objetivo é elaborar o mapeamento e gerenciamento de risco, aplicado o projeto de prevenção de acidente a fim de diminuir os sinistros que podem vir a ocorrer no trajeto entre as cidades Cariacica-ES e Anápolis-GO. Este trajeto tem cerca de 1350 Km e serão mapeados os excessos de velocidade, supervisão de rota, prevenção de tombamentos e tempo de viagem contínua dos motoristas que transportam cargas a serviço da referida empresa. O período de mapeamento ocorreu entre o início de 2011 e setembro de 2015.
2. Estudo de Caso da Empresa Transportes Gabardo
O mapeamento foi realizado com veículo automóvel no trajeto Cariacica-ES até Anápolis-GO, utilizando um sistema de comunicação via GSM e Telemetria foi posicionado todo o trajeto no satélite, sendo dividido em trechos de acordo com a sua quilometragem que foi classificado em “ruim” e “bom” com nível de 01 a 10 e o tipo do trecho conforme o ANEXO I.
Depois de elaborado o mapeamento, foi aplicado o projeto de prevenção a acidente, onde serão monitorados os excessos de velocidade dentro do trecho de Cariacica-ES a Anápolis-GO, cerca de 1350 km. Após a aplicação do monitoramento de velocidades e orientação dos motoristas no inicio e fim de viagem, sobre o trecho e velocidade a serem seguidos e postos de parada homologados, foi efetuado um levantamento das principais não conformidades em viagens a fim de ser feita a tratativa, para assim evitar eventualidades no trecho.
As filiais que entraram no programa são a de Cariacica-ES (origem da carga) e Anápolis-GO (destino da carga). A empresa conta com 1358 colaboradores sendo 800 motoristas, destes 20% são considerados agregados (motoristas que prestam serviços apenas por determinados períodos) os outros 80% são colaboradores da própria empresa. A Transportes Gabardo adota o sistemas de rastreamento e monitoramento de veículos desde 1995, possui 900 veículos equipados com o rastreador, sendo 710 próprios e 190 terceirizados. Todos os rastreadores utilizam a tecnologia GPS (Global Position System) e cada rastreador custa entre R$ 3.500,00 e R$ 4.500,00, dependendo do fornecedor.
...