RELATÓRIO: PROJETO GANC
Por: silviojac • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.937 Palavras (8 Páginas) • 257 Visualizações
Silvio Roberto Resende
Celso Alves Cardoso
Marcos Valério Prianti
RELATÓRIO:
PROJETO GANC
FACULDADE MARIA AUGUSTA RIBEIRO DAHER
JACAREÍ – Junho/2005
“PROJETO GANC”
RELATÓRIO -
Trabalho apresentado ao Profº Bráulio Oliveira Gestão de Marketing, do Curso de Logística Empresarial com Habilitação em Pós - Graduação da Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher, como exercício das teorias discutidas em sala de aula.
FACULDADE MARIA AUGUSTA RIBEIRO DAHER
JACAREÍ – 2005
PROJETO GANC
1. IDÉIA: Propor a industrialização da bebida popularmente conhecida como caldo de cana (garapa). A comercialização tem sido em litros, prensado e embalado na hora da aquisição. Os pontos de venda geralmente são adaptados em quiosques em avenidas, junto às feiras e sacolões.
2. INTRODUÇÃO: Historicamente a cana de açúcar é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, sendo cultivada desde a época da colonização. Do seu processo de industrialização obtém-se como produtos o açúcar nas suas mais variadas formas e tipos, o álcool (anidro e hidratado), o vinhoto e o bagaço.
Devido à grandeza dos números do setor sucroalcooleiro no Brasil, não se pode tratar a cana-de-açúcar, apenas como mais um produto, mas sim como o principal tipo de biomassa energética, base para todo o agronegócio sucroalcooleiro, representado por 350 indústrias de açúcar e álcool e 1.000.000 empregos diretos e indiretos em todo o Brasil.
O Brasil produziu e moeu na safra 1999/00, 300 milhões de toneladas de cana de açúcar, 381 milhões de sacas de 50 kg de açúcar e mais de 12 milhões de m3 de álcool anidro e hidratado. Estes são fortes indicadores de que os negócios que giram em torno desse tipo de cultivo, tendem a ser rentáveis.
3. A EMPRESA:
[pic 1][pic 2]
Pós - Graduação
Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher
JACAREÍ – SP www.ganc.com.br
CNPJ 27.654.987/0001-32.br SAC 0800 525 2525
3.1 MISSÃO: Fornecer aos clientes o prazer de saborear uma bebida energética e natural derivada da cana-de-açúcar com sabores.
3.2 OBJETIVO: Ser um referencial no mercado nacional e internacional, em bebidas naturais 100% brasileira.
4. O PRODUTO: Bebida Energética Natural derivada da cana de açúcar. Aplicações como: bebida, suplemento alimentar e energético.
4. 1 ORIGEM DA IDÉIA: Nasceu do nacionalismo de todos os integrantes do grupo de criação e da descoberta de um nicho de mercado.
4. 2 ANÁLISE DE MERCADO: Os seguintes aspectos foram analisados e levados em conta, quando da decisão de criar o produto:
- Características diferenciadas;
- Tradição de consumo (feiras) do produto caseiro;
- Ausência de conservantes;
- A qualidade nutricional;
- Possibilidade criar uma diversidade de sabores.
A partir dessas características estabeleceram-se as vantagens competitivas abaixo:
- Novidade;
- Ausência de concorrentes diretos;
- Fácil obtenção de matéria-prima.
Pontos Fortes:
- Baixo investimento inicial;
- Boa aceitação no mercado interno.
Pontos Fracos:
- Pequeno prazo de validade (no produto pasteurizado);
- Necessidade de refrigeração.
4. 3 MERCADO POTENCIAL: Nosso público alvo: adultos e crianças em geral, e, principalmente, pessoas que se preocupam com a saúde. Também fazem parte de nosso mercado potencial: bares, padarias, lojas de conveniências, atacadistas e supermercados.
- MARCA DA EMPRESA: GANC (Garapa Natural de Cana de açúcar)
4.4.1 SABORES: GANC NATURAL, LIMÃO, ABACAXI e GANC GENGIBRE
- SLOGAN: “Beba GANC - A bebida da família brasileira!”
- RÓTULO DO PRODUTO:
[pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13]
[pic 14]
4.5 DISPOSIÇÃO DO PRODUTO: A embalagem obedece ao tipo de processo produtivo utilizado na produção da bebida.
- Embalagens de 300 ml; 600 ml e 1 litro (na condição de pasteurizado e U.H.T.)
4.6 ESTRATÉGIAS DE MARKETING: Nossa estratégia de marketing consiste em uma campanha publicitária, para divulgação da marca e apresentação do novo produto, e em uma campanha promocional que visa estimular as vendas e aumentar os lucros.
A campanha publicitária será direcionada para comerciais em rádios, jornais, revistas, banners, outdoors, folhetos e demais veículos de comunicação.
A campanha promocional servirá de apoio para fixação no mercado e estimulação de vendas que consiste na divulgação do produto através de exposição e degustação em redes de supermercados, feiras, eventos esportivos, etc. A utilização de quiosques móveis e refrigerados em praias e estacionamentos de shoppings pode ser utilizada. Também serão ministrados cursos de culinária, onde o consumidor irá aprender a utilizar nosso produto em suas preparações culinárias. A distribuição gratuita de nosso livro de receitas nesses cursos e através de “download” em nosso site, visa gerar maior lembrança de nossa marca junto ao público alvo.
...