RESENHA ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES I
Por: Jgborges • 15/11/2018 • Resenha • 1.861 Palavras (8 Páginas) • 205 Visualizações
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
[pic 1]
RESENHA
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES I
FARROUPILHA
2013
LOCALIZAÇÃO
Localização de instalação é o processo que determina os locais geográficos para as operações de uma empresa. As escolhas de localização podem ser extremamente importantes e tem um impacto profundo sobre a cadeia de valor da empresa. As decisões vão afetar processos e departamentos por toda a organização e devem ser avaliadas cuidadosamente, principalmente, na forma como atrairá os clientes e, possivelmente, abrira novos mercados.
Historias de sucesso mostram que localizar novas instalações ou mesmo transferir instalações existentes exige estrema cautela e atenção. Por exemplo, a Bavarian Motor Works (BMW) ao escolher uma nova instalação de produção em Spartanburg, Carolina do Sul (EUA), considerou fatores importantes que a levaram a um sucesso operacional e a ser considerado um exemplo sobre o assunto. Entre outros quesitos avaliou muito bem questões como ambiente de trabalho, qualidade de vida, proximidade dos mercados, proximidade de fornecedores e recursos, necessidades e restrições geográficas, concessões em assuntos como melhorias de infraestrutura, redução de impostos, triagem de funcionários e programas de educação.
Esses fatores de fabricação são preponderantes e devem ser bem estudados. Para tanto saber que um ambiente de trabalho favorável pode ser o fator mais importante para empresas que fazem uso intensivo de mão de obra, que se deve selecionar um local para a instalação que satisfaça a demanda de mercado, que boas escolas, instalações recreativas, eventos culturais e um estilo de vida agradável contribuem para a qualidade de vida, que proximidade de fornecedores e recursos reduz custo com transporte, entre outros, são meio caminho andado para uma escolha de sucesso.
Já quando falamos de prestadores de serviços devemos ter em mente que o cliente normalmente se importa com a proximidade da instalação, particularmente se o processo requer considerável contato com eles. Assim, se deve considerar o nível de atividade, a densidade residencial, o fluxo de transito e a visibilidade do local.
Por isso, para entender como se chega a conseguir um sucesso em uma escolha de localização, os gerentes devem saber analisar e definir seus fatores dominantes (custo, qualidade, tempo e flexibilidade) e secundários. Essa escolha terá um impacto significativo sobre os custos operacionais da companhia, os preços que ela cobra por serviços e bens e sua capacidade de competir no mercado e de penetrar em novos segmentos de clientes.
A tecnologia da informação e a Internet podem ajudar a identificar localizações que se relacionam satisfatoriamente ao mercado definido como alvo. Um exemplo é o GIS (Geographical Information System – sistema de informação geográfica) que é um sistema de software, hardware e dados de computador que a empresa pode usar para manipular, analisar e apresentar informações relevantes que quando combinado com outros modelos de localização, modelos de previsão de vendas e sistemas geodemográficos pode fornecer a uma empresa um conjunto formidável de ferramentas de tomada de decisão para localização.
Um sistema GIS pode ser uma ferramenta de toma de decisão realmente útil, pois muitas das decisões tomadas por empresas hoje tem um aspecto geográfico. Um GIS armazena informações em vários bancos de dados que podem estar logicamente ligado a lugares, como vendas a clientes e localização, ou a uma área de censo ou ao percentual de residentes na área que gera certa quantia de riqueza por ano.
Outro sistema interessante é o método carga-distância que busca uma maneira de reduzir custo de logística, utilizado o método de distância ponderada onde vários fatores de localização são levados em conta para o calculo: proximidade de mercado, distância média dos clientes definidos alvo, proximidades com fornecedores. Esse método visa à minimização de tempo perdido e a soma de uma menor rodagem do transporte. Centro de gravidade não é o ideal no que se refere à medida de distancia, mas é um ótimo ponto de partida para verificar a localização, porem as adjacentes pode ser calculado até que elas chegam mais próxima da ideal.
Por fim, um processo de selecionar a melhor localização para uma organização vai envolver muitos processos, o ideal é identificar quais os fatores predominantes e caracteriza-los como dominantes e secundários. Avaliando os fatores quantitativos e qualitativos. Posteriormente a analisar todos os fatores, pessoas responsáveis pela pesquisa demonstram a alta cúpula os dados coletados, para que seja tomada a melhor decisão para a localização da organização.
ESTRATÉGIAS E SUSTENTABILIDADE
Estratégias basicamente dizem respeito a ser diferente, significa escolher deliberadamente um conjunto de atividades para entregar um mix singular de preços. Algumas empresas respondem ao sucesso e conseguem manter a qualidade nos preços baixos, deixando seus produtos semelhantes e com preços menores que a concorrência.
Na maioria das vezes as empresas que conseguem um bom nível de produto com um preço baixo, são muito bem planejadas e estruturadas. Como IKEA, uma varejista sueca de produtos para o lar que possui em seus produtos uma caneca de 50 centavos, na qual com uma simples decisão de modificar o modelo do produto para que mais peças sejam transportadas de uma só vez, contribuiu com um grande aumento em sua margem de contribuição e ainda gerou mais perspectiva de valor ao cliente pois o produto ficou ainda melhor. Essa é a essência da administração de operação, ou seja, criar um valor ao cliente e reduzir os custos.
No que se diz respeito a estratégias sustentáveis, ao citar estratégias que deveria descrever como uma empresa pretende passar valores ao acionista. Ao acrescentar o termo sustentabilidade compromete a empresa em atender suas próprias necessidades, ou seja, a empresa devera se sustentar, criar a matéria prima de seu produto e outros matérias que ao longo do tempo será necessário para entregar o produto final ao cliente.
Cabe ressaltar que para criar uma visão externa expandida da empresa aos indivíduos e organizações influentes dos atos sociais e ambientais da empresa. Foi criado o tripé da sustentabilidade que considera avaliar a empresa de acordo com seu critério social, econômico e ambiental. Muitas empresas desenvolveram esta visão expandida por meio de metas da sustentabilidade com base na dimensão social, que se diz respeito às praticas justas e benéficas em relação à mão de obra, comunidade e á região aonde a empresa conduz seu negocio. A dimensão econômica é o comprometimento da empresa junto a seus acionistas, onde as estratégias da empresa devem promover o crescimento e aumentar o lucro. Na terceira parte do tripé da sustentabilidade aparece a dimensão ambiental, que se trata do impacto da empresa no meio ambiente, a empresa deve proteger ao máximo o meio ambiente, deve apresentar preocupação e responsabilidade com os seus resíduos para que não cause nenhum dado a natureza.
...