RESENHA CRÍTICA O MONGE E O EXECUTIVO - O DESAFIO DE SER LÍDER
Por: FABI.VALENTE • 30/11/2017 • Resenha • 313 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
O DESAFIO DE SER LÍDER
Atualmente vivemos em um mundo globalizado, que prevalece em constante mudança, com clientes cada vez mais exigentes, e mercado de ampla concorrência.
A essência do Ser líder está sendo provada a cada momento, afinal, com tanto espaço para a corrupção, fica difícil manter a dignidade. Como o líder é bem visado em uma organização é dever dele servir de exemplo para a sua equipe.
É verdadeiramente um desafio para o líder hoje em dia demonstrar uma postura ética digna de exemplo. O livro o monge e o executivo cita a diferença entre poder e autoridade explicando que o método de forçar, amedrontar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de seu status, já a autoridade é uma habilidade ou capacidade de influenciar as pessoas a fazerem o que se pediu, pelo simples fato de ter conquistado a confiança e respeito de seus colaboradores.
Não é somente com o poder da autoridade que se conquistam metas e sim o poder da confiança, do amor ao próximo, à autoconfiança de todos conquista-se através de respeito, dignidade, humildade, lealdade e responsabilidade para com as pessoas.
O livro nos apresentou conceitos fundamentais de como melhorar a capacidade de liderança, da importância do saber ouvir antes de qualquer decisão, é através da audição, atenção, capacidade de elogiar o acerto e de ajudar a corrigir os erros, liderar é também focar na idéia de que uma equipe trabalha bem quando notamos que todos os integrantes são necessários e importantes, sendo o papel do líder apoiar e incentivar os seus subordinados, com essas determinações aprende-se e compreende-se melhor o outro, contribuindo de forma extraordinária para o desenvolvimento interior de cada um de nós futuros administradores do século XXI, através de dicas precisas e necessárias de forma suave e encantadora, fortificando nosso conceito de que saber liderar é a formula para o sucesso empreendedor.
...