TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE RESENHA CRÍTICA

Por:   •  30/8/2019  •  Resenha  •  4.654 Palavras (19 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 19

CAPITULO III - ESTUDO DE CASO

Neste capítulo será apresentado o caminho metodológico deste estudo seguido da caracterização da empresa, assim como, da apresentação do recorte do relato de caso pré-existente, para posterior análise crítica.

3.1 Caminho metodológico

Um caminho metodológico segundo Cervo et al. (2007:27) “é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um certo fim ou um resultado desejado”.

Dessa forma, a metodologia utilizada neste trabalho teórico foi dividida em quatro etapas, onde a primeira consiste em uma pesquisa qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica, esta realizada com o objetivo de nivelar os conhecimentos acerca da origem e evolução do E-commerce, tipos de negócios online, crescimento e evoluções no negócio online, características do negócio e o seu alinhamento no E-commerce, o uso do E-commerce e o micro empreendedor e a logística no E-commerce. Em um segundo momento, realizou-se um processo de seleção de um Estudo de Caso já existente no banco de dados do Google Acadêmico, cujo critério de seleção consiste na afinidade do estudo com a problemática abordada neste trabalho.

Como terceira etapa buscou-se encontrar um trecho do estudo de caso, cujo assunto abordado pudesse ser utilizado como fonte de pesquisa para realização da análise crítica, elaborada através da releitura de um recorte do estudo apresentado.

A quarta e última etapa deste processo metodológico sustenta-se a partir de Creswell (2007:46-47) que aponta como um caminho para a pesquisa qualitativa deste trabalho, uma vez que a “literatura é apresentada no final do estudo; ela se torna uma base de comparação e contraste de resultados no estudo qualitativo”.  

O autor ainda destaca que esta metodologia se encontra em projetos qualitativos onde se torna comum o embasamento da teoria com a realidade a partir da comparação entre as teorias apresentadas na fundamentação do estudo com as teorias encontradas no conteúdo analisado.

3.2 - Caracterização da Empresa

O estudo de caso escolhido para releitura trata-se da empresa Lala Bolsas, uma loja online direcionada para ramo de vendas em artigos femininos, tendo como produto potencial, as bolsas. Após a busca em diversos sites acadêmicos que possuem referência no E-commerce percebeu- se a falta de informação sobre E-commerce voltado para microempresários que apresentasse a tecnologia atual e sua aplicação na gestão das organizações.

A empresa apresentada no relato de caso selecionado para este estudo é a Lala Bolsas que é uma loja de pequeno porte caracterizada como MEI (Micro Empreendedor Individual) que funciona na plataforma virtual (loja online), iniciou suas atividades em maio de 2011.

Iniciou suas atividades diretas ao público, ou seja, o tradicional “boca a boca”, mas no mesmo ano, se inseriu através do  E-commerce nas mídias sociais utilizando o  “social commerce”.

Onde obteve um aumento de 80% de clientes e bem como nas vendas da empresa.

Tem como missão oferecer produtos de qualidade e bom gosto inerentes ao ramos da moda atendendo a expectativa de cada cliente, proporcionando- lhe bem estar desde o momento da compra através do atendimento personalizado, agregando diferenciais, visão e fidelização de clientes. E contribuir com meio ambiente e a sociedade firmando sempre com os valores e a paixão pelo trabalho.

A visão da empresa consiste em atingir a meta de tornar- se uma empresa de E-commerce referência no mercado de bolsas, moda feminina e acessórios, sendo reconhecido por atender as expectativas dos clientes e fidelizá-los com criatividade, qualidade e confiabilidade. E manter-se em constante evolução tornando uma empresa sólida e conceituada no mercado.

Quanto aos valores, à razão de existência da Lala Bolsas se deve a paixão pelo trabalho e principalmente aos clientes, os valores estão baseados nos pilares da ética, honestidade, integridade, transparência e competência.

A empresa gerencia suas vendas através da página criada pelo Facebook, onde é possível interagir com o cliente em tempo real e ainda quantificar e acompanhar a evolução diariamente a partir das informações emitidas pela própria rede social.

3.2- Relato do Caso

O presente estudo foi retirado do banco de dados do Google Acadêmico, através de um Estudo de caso intitulado: “E-commerce e a Gestão das Mídias Sociais para Pequenos Negócios: Um estudo de caso sobre a empresa Lala Bolsas”, desenvolvido por Mercês at. al., (2014). A partir desse estudo, fez-se o recorte da página 7 até a página 18 apresentado a seguir:

“3.1 Tipos de pesquisa

Segundo Lakatos & Markoni (2007, p.157), a “pesquisa é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou descobrir verdades parciais”.

Quanto aos fins, a nossa pesquisa é considerada descritiva e explicativa, pois visa comprovar que o comércio eletrônico especificamente nas mídias sociais está crescendo aceleradamente e, mediante uma boa gestão, trazendo resultados prósperos.

Segundo Vergara (2014, p. 42):

A pesquisa descritiva expõe características de determinada população ou determinado fenômeno. Pode também estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar os fenômenos que descreve, embora sirva de base para tal explicação. A investigação explicativa tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem de alguma forma, para ocorrência de determinado fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (820.6 Kb)   docx (462.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com