RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
Por: Thais Magno • 14/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 4.736 Palavras (19 Páginas) • 272 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
HELEN DAYANNE PIEDADE DE SOUZA
JAIRO DE LIMA SOUZA
LEONARDO SOUZA DOS SANTOS
MADSON MIRANDA DA SILVA
MARCOS JULIAM VIANA BRAGA
MÁRCIA KARLA DA SILVA BENTES
THAIS MAGNO CUNHA
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
MACAPÁ
2017
HELEN DAYANNE PIEDADE DE SOUZA
JAIRO DE LIMA SOUZA
LEONARDO SOUZA DOS SANTOS
MADSON MIRANDA DA SILVA
MARCOS JULIAM VIANA BRAGA
MÁRCIA KARLA DA SILVA BENTES
THAIS MAGNO CUNHA
RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
Trabalho apresentado da disciplina Responsabilidade Social, do curso de Administração da Universidade Paulista, Unidade Macapá, sob orientação do professor Fabricio Oliveira.
MACAPÁ
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 RESPONSABILIDADE SOCIAL 5
3 RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS 6
4 RESPONSABILIDADE SOCIAL COM O PÚBLICO INTERNO 8
4. 1 AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL COM PÚBLICO INTERNO 8
5 RESPONSABILIDADE SOCIAL COM FORNECEDORES 9
5.1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES 10
5.1.1. Competência 12
5.1.2. Capacidade 12
5.1.3. Compromisso 12
5.1.4. Controle 12
5.1.5. Dinheiro 12
5.1.7. Consistência 13
5.1.8. Cultura 13
5.1.9. Limpeza 14
5.1.10. Comunicação 14
5.2. TRABALHO INFANTIL NA CADEIA PRODUTIVA 14
5.3. TRABALHO FORÇADO (OU ANÁLOGO AO ESCRAVO) NA CADEIA PRODUTIVA 15
5.4. APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES 16
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS 19
RESUMO
O tema Responsabilidade Social nas Empresas vêm ganhando cada vez mais espaço no cenário empresarial dada a importância de se entender que, para manter-se competitivo não basta somente oferecer bons produtos ou serviços, é necessário também ser socialmente responsável, através de uma gestão que garanta o crescimento dos negócios e de todos os envolvidos, seja público interno ou externo, reduzindo as desigualdades sociais e preservando os recursos naturais como forma de garantir que gerações futuras tenham acesso a esses recursos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral expor atitudes de grandes empresas estabelecidas no nosso país, que vem se destacando com vários projetos voltados para a Responsabilidade Social e com grande êxito tem desempenhado muito bem o relacionamento empresa e sociedade com uma postura consciente de busca na melhoria da qualidade de vida do público interno e externo.
Palavras-chave: Responsabilidade; Social; Empresas.
- INTRODUÇÃO
Assistimos a uma revolução cultural, a uma mudança de valores e paradigmas causada por uma série de acontecimentos nos últimos anos. A evolução da tecnologia trouxe novidades como a alta velocidade do fluxo de informações e processos produtivos otimizados e padronizados.
O resultado prático é que pessoas e empresas têm mais acesso à informação em tempo real. Estamos todos mais exigentes, porque estamos melhor informados. Perceber esta tendência e trabalhar com as consequências da era da informação se tornou um fator crucial para empresas. Atualmente, empresas de sucesso possuem muito mais valores intangíveis do que tangíveis. O valor intangível de uma empresa é representado por sua marca. E marca quer dizer reputação, o quão digna de confiança e respeito uma determinada empresa é.
A reputação de uma empresa somente será sustentável na medida em que refletir a sua realidade. Mostrar valores já não basta, deve-se coloca-los em prática, por outro lado, a empresa de hoje tem mais poder, seja pelo quanto ela é capaz de gerar ou pelo quanto lhe foi destinado com a desregulamentação e privatização das atividades públicas. Mais poder também implica maiores responsabilidades para as empresas. Nesta revolução cultural, empresas estão escolhendo estratégias que possam, ao mesmo tempo, garantir uma posição de destaque e de perenidade em longo prazo. Estas estratégias têm por base o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social empresarial, conceitos interligados que trazem uma mudança do paradigma empresarial atualmente vigente.
2 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Os primeiros estudos que tratam da responsabilidade social tiveram início nos Estados Unidos, na década de 50, na Europa, nos anos 60. As primeiras manifestações sobre este tema surgiram em 1906, porém essas não receberam apoio, pois foram consideradas de cunho socialista, e foi somente em 1953, nos Estados Unidos, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, começaram a surgir associações de profissionais interessados em estudar o tema, e somente a partir daí a responsabilidade social deixou de ser uma simples curiosidade e se transformou em um novo campo de estudo.
O Instituto Ethos define o conceito de responsabilidade social como:
A forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (INDICADORES ETHOS, 2011, pag.24).
A responsabilidade social é considerada mais como uma responsabilidade moral, levando em consideração a relação ética e transparente entre a empresa e seu público. Nota-se a presença da responsabilidade social em uma empresa quando ela estabelece metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade para a preservação de recursos ambientais e culturais. Essa relação transparente é a clareza qualitativa e quantitativa da informação na relação jurídica. Essa relação transparente deve ser aplicada no fornecimento de informações verdadeiras e relevantes sobre os produtos e serviços, bem como da situação pessoal, nos contratos a prazo e de longa duração.
...