RESUMO DO ARTIGO “REDES E GOVERNANÇA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”
Por: StiveAlan • 28/9/2022 • Dissertação • 423 Palavras (2 Páginas) • 116 Visualizações
RESUMO DO ARTIGO “REDES E GOVERNANÇA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”
De acordo com a premissa do artigo em pauta, pontua-se que há o prisma ante a predisposição em concatenar a óptica dos indivíduos enquadrados em redes de relação social formadas por diversos elementos, de modo a ensejar a cognição do campo de ação social, político e administrativo destas redes com a formulação e implementação de políticas pública.
Mormente, ao observar o vocábulo “redes”, verifica-se que este é configurado como um artifício pormenorizado a fim de compreender as interrelações sociais, de modo concomitante ao que explicitamente pode ser tencionado consoante a um conteúdo de especificidade multidisciplinar, dentro de um contexto dicotômico. Assim, cabe ponderar que “redes” pode ser discernida como um tipo de governança mediante os meios lógicos de aplicação em prol do equilíbrio e disciplina na divisão e cumprimento laboral.
Ademais, tendo em vista a perspectiva feita com base em análises quanto às redes, pode-se dilucidar que os grupos têm forte influência no que remete à caracterização de empreendimentos dos indivíduos, isto é, a competência grupal fomenta as ações dos indivíduos em consequência das peculiaridades e atribuições. Todavia, é indubitável salientar que a produtividade no âmbito organizacional pode ser afetada caso as hierarquias não sejam respeitadas e cumpridas metodicamente, isso também é consolidado perante a visão analítica ao verificarem o exercício de minúsculos grupos informais
Em síntese, sobre a análise das redes de políticas públicas, é perceptível através do seu contexto institucional que mediante o esclarecimento destas redes constata-se uma gradação arrojada e transformadora, tendo em vista a amplitude fomentada pelas ideias de diferentes áreas da ciência. Nesse viés, é importante destacar no fato de que o estudo de redes de políticas públicas introduzem a visão analítica e a concepção de governança. Por conseguinte, torna-se imperioso pontuar o posicionamento da superintendência governamental nas tomadas de decisão que podem influenciar a sociedade. Sendo assim, salienta-se que as redes de políticas públicas afastam-se das ideias separatistas e dissidentes, isto é, onde o Estado estaria unicamente gerindo as atividades políticas e administrativas, à vista disso, é pactuado que as políticas públicas tornam precisos os elementos dos setores públicos e privados abarcando a vertente multicêntrica que considera todos os atores políticos e governamentais, além dos atores sociais e da sociedade civil organizada em si.
Infere-se, portanto, que existe uma necessidade das ações coletivas prevalecerem. Dessa maneira, é válido ressaltar que o conjunto de atores inevitavelmente terão de cooperar entre suas coordenações para reflexionar da melhor maneira o que houver de divergente. [pic 1]
Aluno: Alan Pires de Oliveira.
Turma: TGP 3° “B” Noturno.
...