RETENÇÃO DE TALENTOS
Por: Paulo Gestão • 20/10/2016 • Projeto de pesquisa • 4.007 Palavras (17 Páginas) • 493 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA[pic 1]
INSTITUTO DOM JOSÉ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IDJ
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS
Paulo Sérgio de Souza
Retenção de talentos nas organizações:
Um desafio para os futuros gestores.
Fortaleza – 2013
Paulo Sérgio de Souza
Retenção de talentos nas organizações:
Um desafio para os futuros gestores.
Projeto apresentado à Universidade Estadual do Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção do título de Graduado Tecnológico no Curso de Recursos Humanos.
Orientador(a): Prof. Nidia Seledonio Reis Castro
Fortaleza-2013
Paulo Sérgio de Souza
Retenção de talentos nas organizações:
Um desafio para os futuros gestores.
Projeto apresentado à Universidade Estadual do Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção do título de Graduado no Curso de Graduação Tecnológica em Recursos Humanos.
Projeto aprovado em:__________/__________/___________
Orientador (a): ______________________________________________________
Professor(a) da disciplina: Nidia Seledonio Reis Castro
1º Prof.(a) convidado (a):________________________________________
Prof. (a)...........................................................................................................( ).
2º Prof.(a) convidado (a):________________________________________
Prof. (a)...........................................................................................................( ).
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus em primeiro lugar, que de forma simples e doce me mostra sempre o caminho certo a percorrer e por todos os desafios vencidos e oportunidades a mim concedidas, principalmente para minha evolução intelectual e profissional. Quanto mais interesse você tem mais interessante você fica.
1 - Introdução
O presente estudo visa apresentar informações e conceitos sobre a retenção de talentos nas organizações, utilizando para isso uma pesquisa bibliográfica. Nosso recente cenário e a entrada de uma nova geração com novas idéias e conceitos no mercado de trabalho causa grandes incertezas e traz novas possibilidades para as empresas, a inserção de profissionais cada vez mais jovens e talentosos e a incerteza de que se estes estão satisfeitos com seu trabalho. E atrelado a necessidade e aos anseios dessa nova geração, está a inquietude e a busca por novos desafios em suas carreiras para ocupar um lugar de destaque em relação ao seu grupo social.
Uma das piores situações que o empresário ou executivo enfrenta na condução da sua organização rumo ao sucesso é ser surpreendido por um pedido de demissão de um colaborador de reconhecido talento e de alto interesse para a empresa. Ai surge uma situação muito desconfortável, perder o profissional ou tentar remediar o irremediável, porque numa condição dessa, ainda que se chegue a um bom acordo, por mais que o mercado seja generoso na oferta de mão-de-obra qualificada e por mais que a empresa tenha facilidade em encontrar novos e talentosos profissionais, a troca é sempre traumática e traz prejuízos e transtornos diversos, desde a perda de investimentos feitos no profissional, passando pelo tempo e a incerteza na preparação do substituto, até a questão mais critica, a possibilidade mais do que aceitável de o profissional estar sendo pretendido exatamente por um concorrente.
Não se deve pensar que só o salário é causa para uma situação dessas. Falta de desafios, falta de reconhecimento, falta de investimento, falta de perspectivas profissionais são fatores determinantes. Um sistema simples de diagnostico e gestão dos riscos de perda de talentos reduz enormemente ocorrências desse tipo e deixa a direção bastante confiante de que tem a situação nas mãos. Uma boa gestão de Recursos Humanos costuma manter sob um certo grau de controle as perdas de pessoal em geral, definir um grupo que fará parte do efetivo estratégico a ser gerenciado é o grande desafio. Em toda organização há um grupo em relação ao qual existem razões econômicas e estratégicas para um cuidado especial é desse grupo que devemos tratar os critérios para a sua seleção levando-se em conta o nível hierárquico, grau de escolaridade, atuação em áreas criticas onde a empresa tem mais dificuldade de reposição de profissionais e situações especificas do ramo de negócio.
2 - Problematização
Observa-se na gestão empresarial brasileira a utilização de modelos, métodos ou tecnologias de gestão aplicadas desordenadamente, sendo adaptadas as suas necessidades, o que não funciona adequadamente, ou ainda, o que é muito comum, a gestão pelo método das tentativas, desprovida de qualquer tipo de capacitação do empresário. Não se trata aqui de desprezar a experiência convencional que tem importância fundamental no sucesso de muitas dessas empresas, mas sim, de valorizar a formação necessária para a gestão empresarial. Assim, é fundamental a realização de estudos que contribuam para conhecer melhor a dinâmica de funcionamento das empresas, isso para que se crie um modelo pratico de Gestão Organizacional que dê conta dos processos executados dentro das organizações. Porém, sabe-se que isto só é possível quando se mantém uma relação saudável com seus colaboradores internos. Nesse caso, um tema que passou a fazer parte da discussão de proprietários de pequenas empresas, como condição para melhorar e aumentar a competitividade é a retenção de talentos. Diante disso percebe-se uma preocupação dos empresários com a valorização dos seus colaboradores.
A retenção de talentos é muito mais complexa para as pequenas empresas, uma vez que não existe por parte do empresariado nenhuma preocupação com este grupo de colaboradores, e em um grande número de casos, o pequeno empresário nem tem conhecimento claro do conceito gestão de talentos. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como problema de pesquisa observar o
seguinte questionamento: como os proprietários de pequenas empresas mantém seus talentos?
A partir desse questionamento estabeleceu-se como objetivo desse artigo verificar a percepção que os proprietários das empresas observadas têm sobre o conceito de retenção de talentos, através de sua característica para identificar e controlar causas de possíveis perdas de talentos, bem como analisar as estratégias que são usadas em suas empresas para reter seus talentos.
...