Recursos Humanos nas organizações: Tendo como objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade
Por: crisblaas • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.158 Palavras (9 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13]
RESUMO
As empresas utilizam vários métodos hoje para recrutar e selecionar seus empregados, pois tem a necessidade de se ter um profissional bem preparado e com qualidade, e seleção vem implantando métodos, instrumentos e técnicas no seu processo de recrutar e selecionar, para se ter o melhor candidato iremos falar sobre a seleção de pessoas com o intuito de compara-la e entende-la, sempre ressaltando a importância do recrutamento para o sucesso das empresas..
Este estudo busca apresentar a importância destas funções (Recrutamento e Seleção) usualmente acomodadas dentro das áreas ou departamentos de Recursos Humanos nas organizações, tendo como objetivo buscar meios para contratação com eficácia e responsabilidade.
Palavras-chave: empresas , pessoas , seleção, profissional
Sumario
1 Introdução:
2 Seleção
2.1 Conceito de seleção de pessoas
2.2 O PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL
2.3 Técnicas de Seleção de Pessoas
2.3.1 Entrevista
2.3.2 Análise de Currículos
2.3.3 Testes Psicológicos
2.3.4 Técnicas vivenciais
3 Conclusão
4 Bibliografia
- INTRODUÇÃO:
A partir da década de 70, o conceito na Administração passa a tratar os Recursos Humanos como Administração de Recursos Humanos (ARH) onde as pessoas passam a ser um recurso para o sucesso organizacional, na época as pessoas eram consideradas como produção, planejadas e controladas a partir das necessidades da organização (GIL, 2001).
Nos anos 80, devido à globalização, evolução dos sistemas de comunicação, competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente trazem consequências como a reengenharia e downsizing como novas concepções a serem tratadas pela Administração.
E a busca por trabalhadores qualificados e dinâmicos, a transformação intensa das tecnologias, demanda de trabalhos diferenciados assim e o mundo do trabalho no século XXI.
Temos a sensação de que o tempo dura menos, que temos de alcançar melhores resultados com maior eficiência e eficácia e ter um bom desempenho com menos esforço e menos desgaste para a organização e trabalhadores, ou seja, alinhar trabalho com quem e mais capaz de realiza-lo. Para promover o aumento do desempenho do trabalhador existem duas grandes formas , um bom processo seletivo ou ações de treinamento e desenvolvimento do candidato.(Hilliard 2000)
Para acompanhar esta nova abordagem, o papel de Recursos Humanos tornou-se, nos dias atuais, estratégico, passando a assumir como principal tarefa a de abastecer a empresa de
TALENTOS, o verdadeiro capital da economia globalizada e um fator cada vez mais decisivo no sucesso de uma organização.
E, para que a empresa alcance tal objetivo, o processo de
Seleção de Pessoal constitui um fator determinante.
De acordo com Chiavenato (1999, p.107),
[...] A seleção busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais
adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a
eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. No
fundo, está em jogo o capital intelectual da organização que a seleção deve preservar ou enriquecer.
Entretanto, os índices elevados de rotatividade e de funcionários insatisfeitos em seus novos cargos são ocorrências frequentes nas organizações. Esta informação é confirmada por Esta informação é confirmada por
Rodrigues (2003), que diz: “Em média, metade das contratações é ineficaz, ou seja, o profissional contratado não consegue corresponder às expectativas da organização, daí a alta rotatividade de pessoal, observada em algumas empresas e, sem dúvida, essa alta rotatividade espelha a ineficácia do Processo Seletivo.”
O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é muito falho. A falta de critérios e de instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, podendo, na maioria das vezes, gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como esses podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes. (NANIAS, 2003).
Sendo assim estudaremos quais os desafios da seleção de pessoas para atender as necessidades das empresas.
- SELEÇÃO
- CONCEITO DE SELEÇÃO DE PESSOAS
A seleção é a escolha dos (as) candidatos (as) para a organização que foram àqueles que responderam positivamente aos vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (França 2007 apud Oliveira 2008).
Santos (1973) diz que “.a seleção é um processo pelo qual são escolhidas pessoas adaptadas em determinadas ocupações ou esquema operacional.”
Segundo Robbins (1996), “seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo.”
...