Relatório de Visita Técnica Sobre a Empresa Germer
Por: giselebur • 8/4/2020 • Relatório de pesquisa • 976 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
Relatório de Visita Técnica sobre a empresa Germer
Campo Largo, 25 de maio de 2019
Em 23 de maio de 2019, os alunos do curso técnico em administração da instituição SENAI realizaram uma visita técnica na empresa fundada em Campo Largo, uma das principais fabricas de porcelanas no território nacional: a Germer.
- A EMPRESA
A sua atuação no mercado de trabalho ocorreu em 1950 quando Ingo Germer decidiu pôr em pratica a sua criação e de imediato começou a fabricar lançadeiras, mas somente em 1969, por uma necessidade de mercado, pois seus serviços não eram mais procurados com tanta frequência, foi o começo da sua história no ramo das porcelanas.
Em 1978 adquiriu então o controle da Polovi S.A, em Campo Largo. Como todo começo é difícil, para eles não foi diferente, nos primeiros 10 anos a Germer sofreu muito por falta de tecnologia e mão de obra qualificada, visto que a fábrica começou com apenas cinco funcionários, todavia ela acabou progredindo tanto que após 50 anos, conta com mais de 500 colaboradores. A partir desse ponto, a Germer investiu em novas tecnologias, até chegar onde está hoje, sendo reconhecida como uma das maiores empresas no ramo dos porcelanatos.
- VISITA TÉCNICA
A visita foi elaborada pela professora Elenita, sucedendo a duas cooperadoras: Luciana correspondente a coordenação do curso de administração e Gabriela também professora do mesmo curso.
Ao adentrarem dentro da empresa, uma equipe de colaboradores recebeu os alunos. Já de início passaram algumas normas de segurança a serem seguidas durante a visitação: não tocar em nenhuma máquina, já que a maioria se utiliza de calor e propriamente poderia causar queimaduras caso tivesse um contato direto com as mesmas, não tocar em nenhum material, pois poderiam com as mãos danificar a massa e consequentemente a deformação da peça. Em seguida, os alunos foram divididos em três grupos para realização da visita pela fábrica.
O primeiro grupo foi comandado pela Carol, uma funcionária novata na empresa, que trabalha no laboratório da fábrica há um ano e meio. De imediato, nos levou diretamente ao ‘‘coração’’ das porcelanas, pois era lá onde continha toda a matéria prima para a construção das mesmas, essas eram separadas em três gêneros diferentes: Areia, Argila e Quartzo.
- PREPARAÇÃO DAS PORCELANAS
Tudo começa pelo laboratório, é ali que as matérias primas passam por testes de qualidade, onde partes dos materiais são recolhidos e levados para experimentos, nos quais concluem se podem ou não serem utilizados para a preparação das porcelanas. Tudo para que no final as remessas de porcelanato saiam sem nenhum defeito, prontos para a utilização dos mesmos. A partir deste ponto as matérias passam por uma espécie de moagem, onde estas substâncias serão agrupadas, formando uma só a partir da junção com água, para que assim possam ser direcionadas a confecção das porcelanas.
Logo após isso, passa pela colagem, onde toda a parte liquida é retirada ficando somente a massa, essa passa a descansar por vinte e quatro horas. Após isso ela passa por procedimentos de modelagem, na qual cada peça tem um modo diferente de serem feitas, já que peças como xícaras e travessas são mais delicadas, não podendo de certa forma serem feitas por meio de maquinas, em seguida elas passam pela secagem de forma lenta, para que água que ainda está contida na massa seja evaporada por completo.
...